Menu Close

[:pt]Raio X Táctico: Qarabag[:]

[:pt]O Sporting inicia a sua participação na Liga Europa frente ao actual vencedor do campeonato do Azerbaijão, o Qarabag.

Apesar de ser uma equipa desconhecida, conseguiu participar na fase de grupos da Liga dos Campeões da época passada. Apesar das suas debilidades conseguiu a proeza de empatar os dois jogos frente ao Atlético de Madrid (vencedor da Liga Europa em 2018).

Para esta temporada a equipa reforçou-se muito bem e apresenta-se mais forte que na época passada. Na equipa tipo temos 5 reforços (Vagner, Slavchev, Zoubir, Ozobic, Emeghara).

 

Onze tipo

 

Vagner(13)- O guarda redes ex Estoril veio dar tranquilidade e segurança à baliza. Sereno a jogar com os pés e muito concentrado.

Medvedev(5)- Jogador forte no 1×1 defensivo.

Guseynov(55) e Sadygov(14)- A dupla de centrais tecnicamente é bastante limitada mas em termos defensivos são muito agressivos.

Guerrier (77)- O lateral esquerdo que gosta de atacar e que dá muita capacidade ofensiva ao corredor lateral. A maior ameaça nas bolas paradas.

Slavchev (6) e Garayev(2)- O duplo pivot no meio campo que procura dar o equilíbrio à equipa. Garayev é quem baixa para construir, Slavchev é quem procura chegar a zonas mais ofensivas.

Zoubir (17) e Madatov (11)- O maior perigo vem desta dupla. Tecnicamente muito fortes e com uma qualidade acima da restante equipa. Zoubir é destro mas joga do lado esquerdo e Madatov é esquerdino mas joga na direita, com isto procuram zonas mais interiores. Ambos muito fortes no 1×1 ofensivo.

Ozobic(19)- O croata é o homem das bolas paradas. Procura muitas vezes as zonas de finalização e tem uma excelente meia distancia.

Emeghara (7)- Não é tecnicamente dotado mas a sua mobilidade e velocidade pode ser uma dor de cabeça para o adversário.

 

Organização Defensiva

A equipa defende em 4x2x3x1 e junta bem as linhas para tapar espaços ao adversário. Jogadores muito agressivos em cada disputa de bola (especialmente os seus médios centro e defesas centrais). Chegam muito rápido ao portador da bola não dando tempo e espaço para pensar.

 

A primeira pressão é feita pelo avançado que procura direccionar o adversário para a linha lateral e para que não consiga virar o flanco. Obrigando assim o adversário a bater longo ou a entrar no bloco defensivo onde a equipa é muito forte e agressiva na recuperação de bola.

https://streamable.com/vn2a7

Organização Ofensiva

É uma equipa que em termos de organização ofensiva procura jogar curto e apoiado desde o seu guarda redes (o experiente Vagner ex-Estoril), e tem posicionamentos bastante ofensivos. É o médio defensivo Garayev (nº2) que junta aos centrais para iniciar a construção de jogo (posiciona-se pela direita). Os seus extremos (Zoubir na lado esquerdo e Madatov no lado direito) procuram espaços interiores deixando a largura para os laterais (Guerrier na esquerda e Medvedev na direita). Na frente o móvel avançado Emeghara tem muitas vezes o apoio do croata Ozobic (que ataque muitas vezes a profundidade quando um dos extremos baixa).

https://streamable.com/jwm2q

 

 

Bolas Paradas – Contra

Nos cantos defensivos o Qarabag coloca um jogador à zona no primeiro poste e os restantes marcam ao homem. É uma equipa bastante forte nos duelos aéreos e com um índice de agressividade muito elevado.

https://streamable.com/45bzf

 

 

Bolas Paradas – Favor

 

 

Ozobic é quem assume a maioria das bolas paradas, sejam elas livres ou cantos. O croata é dotado de uma boa qualidade técnica e pode provocar perigo. Com  a curiosidade de não colocar a dupla de centrais na área, a sua maior referencia é o lateral esquerdo (Guerrier nº77). Extremamente agressivo e sempre pronto para os duelos. A equipa portuguesa terá que ter muito cuidado.

https://streamable.com/ayzdd

 

Apontamentos tácticos

O Qarabag no geral não é uma equipa com um grande nível técnico mas tem equipa para provocar sérias dificuldades ao Sporting. Têm alguma qualidade na sua organização defensiva e são muito agressivos. Ofensivamente vamos ver se vão querer ter a bola ou se vão procurar sair em contra ataque.

O jovem Madatov e o francês Zoubir terão que ser jogadores anulados, tecnicamente têm qualidade para desequilibrar o jogo.

Independentemente da sua abordagem ao jogo, o Sporting vai ter que estar a um bom nível para vencer o campeão do Azerbaijão e somar os primeiros pontos na Liga Europa.[:]