Menu Fechar

Rayan Aït Nouri

Nesta temporada da Ligue 1 a formação do Angers tem sido uma das maiores surpresas, ocupando neste momento o 3º lugar. No Angers tem chamado a atenção o jovem lateral esquerdo de apenas 18 anos que esta temporada conquistou um lugar no onze inicial de seu nome Rayan Aït Nouri, nascido em França, sendo já internacional sub-21 pelos gauleses, mas também tem nacionalidade argelina. Nesta temporada conta já com 2 assistências na conta pessoal tendo-se estreado na equipa principal do Angers ainda na temporada passada diante do Paris Saint-Germain no dia 25 de Agosto de 2018 ainda com 17 anos de idade. Antes de ingressar no Angers, Nouri fez formação no AS Val de Fontenay entre 2009 e 2012, ASF Le Perreux entre 2012 e 2014 e finalmente Paris FC entre 2014 e 2016.

Nouri é um lateral com um perfil mais ofensivo, corajoso no drible, participando activamente no processo ofensivo da sua equipa. No Angers tem actuado na grande maioria das vezes no lado esquerdo da defesa numa linha de 4 unidades dentro do esquema mais utilizado pela equipa esta temporada, o 4-3-3. Em ocasiões pontuais Nouri já actuou como extremo esquerdo dentro mesmo sistema táctico e também como ala esquerdo dentro de um 3-5-2.

Quando o Angers inicia a sua construção ofensiva Nouri coloca-se sempre junto à linha e um pouco mais projectado para o ataque, oferecendo à equipa largura e profundidade.

O mesmo acontece noutros sistemas como no 3-5-2 .

Ainda dentro da fase de organização ofensiva, Nouri consegue ajudar a equipa a sua equipa através do seu bom posicionamento e capacidade de passe, conseguindo ser sempre uma mais valia quando em posse sem comprometer a mesma.

Também é nas transições ofensivas uma mais valia para a equipa, dando uso à sua velocidade, agilidade e capacidade de drible, sendo sempre um elo desequilibrador no jogo. 

Em organização defensiva Nouri mostra ter maturidade no seu jogo, mostrando uma boa capacidade de posicionamento, sempre bem coordenado com a restante linha defensiva da equipa não comprometendo a estrutura defensiva.

Organização defensiva numa linha de quatro unidades
Angers a defender com 5 unidades na linha defensiva quando actua no seu 3-5-2

Ainda no capítulo defensivo, Nouri mostra uma grande capacidade de desarme, utilizando a sua agilidade e boa orientação corporal para levar a melhor em situações de 1v1, no entanto o seu perfil físico oferece-lhe dificuldades quando o jogo é levado para esse capítulo e ainda assim consegue ganhar muitos duelos aéreos, sendo um lateral até relativamente alto com 1,79m de altura. Outro aspecto a melhorar é o controlo da profundidade, deixando ainda muitas vezes o adversário ganhar as suas costas.

Em transição defensiva Nouri consegue acompanhar bem devido à sua velocidade, mas também pressionar de imediato o portador da bola, no entanto por vezes falha o ‘timing’ de entrada expondo a sua equipa no seu corredor quando batido nestas situações.

Em conclusão, Nouri está longe de ser ainda um jogo feito e para voos mais altos, revelando ainda algumas deficiências no seu jogo, mas com apenas 18 anos já seria expectável. Ainda assim o seu perfil ofensivo já é muito interessante e até revela alguma maturidade no seu jogo, é sem dúvida um jovem a ter debaixo de olho nos próximos tempos.