Menu Fechar

Receção Orientada: Tudo começa no entendimento do espaço e do tempo.

Dentro do jogo que é o futebol, hoje em dia há uma vertente assinalável, sobretudo no alto rendimento, que determina a dificuldade que é jogar futebol! Cada vez há menos espaço para jogar, via das boas organizações defensivas que hoje existem, e que praticamente todos os treinadores são capazes de criar. Assim, cabe ao jogador entender conceitos de espaço-tempo – pela via da prática – e resolver os problemas do pouco espaço existente para jogar e tão pouco tempo para tomar a melhor decisão, é aqui onde o pormenor de ganhar meio segundo faz toda a diferença…

É necessário antecipar o jogo a todo o momento, a compreensão espacial e temporal deve ser feita antecipadamente, prevendo aquilo que se passará no jogo. Obviamente que antecipar e prever todo o jogo é impossível, pela aleatoriedade presente, pelo adversário, pelos colegas e pelo meio envolvente. Porém, é o caminho e o fio condutor para um jogo de qualidade!

Trago-vos, de maneira a passar dos conceitos à prática, dentro daquilo que é o jogo, um vídeo de Tomás Tavares. A jovem promessa do Benfica impressiona na sua tomada de decisão. Ao ver o jogo frente ao Guimarães, para a Taça da Liga, houve um lance que me deixou deslumbrado…

…Pela simplicidade, e pelo efeito positivo que tal antecipação, decisão e execução teve num lance. Sobre pressão e com pouco espaço disponível, orienta os apoios de uma forma incrível! Assim, a sua receção com a variação dos apoios, de maneira a ficar de frente para o jogo, onde havia mais espaço disponível…E assim resolver um problema do lance em questão: perto da sua baliza; sobre pressão; pouco tempo e espaço para decidir.

Antecipou o lance e a forma como tecnicamente faz a receção, com uma orientação correta dos apoios, permite receber com boas condições de progressão, a equipa sair da pressão na fase de construção, enfim, aumentar a probabilidade de sucesso! Tudo isso, porque antecedeu a receção, com base numa previsão mental – pela via da prática – num entendimento do espaço-tempo inerente ao jogo…