Menu Fechar

Rayan Cherki – O menino que joga como os grandes

Aos 16 anos Rayan Cherki é uma das grandes promessas do Lyon e do futebol francês. Ainda é júnior, no entanto, já participou em mais jogos na equipa principal do que nos sub-19 esta temporada. É médio ala direito, mas procura frequentemente zonas interiores de forma a ser mais influente no jogo da equipa. Apesar de ser destro, mostra facilidade em jogar com os dois pés, o que é uma mais valia para a forma como joga. Precisa dessa característica para definir com qualidade caso procure terrenos mais interiores.

É muito inteligente na forma como se posiciona e entende os espaços. Procura sempre ocupar espaços livres, mas tem a capacidade de perceber aquilo que os colegas ou adversários vão fazer para orientar o seu jogo em função disso. Com isto torna-se muitas vezes opção de passe e desequilibra porque recebe a bola livre de marcação, em zonas favoráveis para definir. É usual vê-lo a procurar atrair a pressão até si, através de movimentos de apoio ou de entrada nas zonas de pressão adversárias.

Mas Cherki é um jogador que joga bem sob pressão, aliás, sente-se confortável recebendo a bola na zona de pressão adversária ou entre linhas, mesmo se o espaço for pouco. Nesta situação tem a capacidade de soltar a bola com qualidade, sendo ele um jogador que analisa e executa rapidamente, mas também que tem um controlo de bola muito bom, com destaque para a forma como recebe orientado.