Swansea vs Liverpool: Como o Swansea ganhou? E tão tarde o Liverpool percebeu como podia ganhar!

Swansea vs Liverpool: Como o Swansea ganhou? E tão tarde o Liverpool percebeu como podia ganhar!

O Swansea jogou com um sistema táctico assente no 1-5-4-1 em organização defensiva, com um bloco médio/baixo, sendo que a transição ofensiva por vezes foi a explorar o contra-ataque e o ataque rápido e noutras procurando manter a posse de bola. Em ambos os casos o objectivo era explorar os espaços vazios nos corredores laterais.

Quando eles mantinham a posse de bola a ideia era não só fazer com que o Liverpool não tivesse a bola como também “convidá-los” a pressionar à zona e depois fazer a variação do centro de jogo para o corredor lateral contrário onde permitem mais espaços livres.

Mas o segredo foi a forma como o Swansea se posicionou com um bloco médio/baixo dentro do seu meio campo defensivo, bastante compacto e não permitindo muitos espaços para o Liverpool penetrar durante a primeira parte.

Já na segunda parte o Liverpool percebeu como penetrar na organização defensiva do Swansea, ao adiantar os médios para zonas mais avançadas, isto é, colocando-se entre e atrás dos médios do Swansea, forçando o jogo interior e colocando mais jogadores na zona de criação e finalização. Desta forma, e também devido ao facto do Swansea já não conseguir compactar também na linha média, conseguiram criar algumas situações de finalização, embora tardiamente.

Confira na video análise abaixo!

 

Sobre o Autor

Luís Lalanda

Apaixonado pelo Futebol, foi atleta federado durante 6 anos e decidiu iniciar os seus estudos na modalidade licenciando-se em Ciências do Desporto, com especialização em Futebol pela UTAD e certificado pela QUEST num Curso Específico de Elite em Scouting no Futebol. Possui experiência como Treinador em vários escalões (desde Petizes a Séniores) e também em funções de Observador e Scout (observação da própria equipa,observação de equipas adversárias e observação de jogadores). Tem grande prazer pela área do treino mas o foco está na área de Análise do Jogo e do Scouting.

Artigos relacionados