Menu Close

Talles Magno: Mais uma exteriorização do jogar brasileiro

Jovem jogador criado nas categorias de base do Vasco da Gama é mais uma representação da criatividade típica do jogador brasileiro.

Talles Magno compõe o elenco vascaíno desde a temporada passada, quando ganhou chances na equipa principal com apenas 16 anos por intermédio de Vanderlei Luxemburgo. Desde então, tem chamado atenção pelo seu futebol audacioso e irreverente, tornando-se um jogador fundamental para a equipe e afirmando-se como um dos jovens mais promissores nascidos no século XXI. Desde os 12 anos nas categorias de base do clube carioca, Talles também conta com passagens frequentes pela seleção sub-17, grupo com o qual foi campeão do último mundial da categoria.

MOMENTO DEFENSIVO

Mesmo sendo um atacante com muito protagonismo em ocasiões de posse da bola, isso não compromete a contribuição nas situações defensivas. Com empenho na recomposição pelas extremas, apresenta uma notável leitura tática para um jogador de sua idade. Dessa forma, surge em vários instantes cerrando os espaços interiores para impedir os passes de ruptura desde os centrais adversários, condicionando a saída dos oponentes para as laterais.

Algumas vezes mostra-se um tanto afoito ao saltar em pressão sobre os defensores da outra equipa, propiciando espaços e lacunas entrelinhas. Além disso, sua reação à transição defensiva é demasiada atrasada em alguns momentos, tanto para defender rapidamente a baliza, quanto para pressionar o portador da posse rival.

MOMENTO OFENSIVO

Toda oportunidade que tem para tocar na bola é um presente para o público e um temor para os adversários. Em fases de iniciação de jogadas, costuma aguardar em amplitude exterior para tentar oferecer desmarques de ruptura às costas da última linha defensiva ou receber em situações de 1×1. Quando a equipe consegue se estabelecer em campo rival, possui liberdade posicional para flutuar entrelinhas e somar através de giros e domínios orientados, juntar-se ao setor com posse da bola somando em termos associativos e também ameaçar em rupturas quando fixado em profundidade.

É um jogador com um refino técnico acima da média em espaços reduzidos, conseguindo criar soluções através de dribles ou trocas de passes curtos com os colegas, porém são em cenários de transições ofensivas em que se observam as principais aptidões de Talles Magno. Com espaço/tempo para acelerar e conduzir, desequilibra constantemente por meio de seus dribles em progressão. Com a qualidade individual que tem, ainda poderá evoluir em outros aspectos de seu futebol, como a última tomada de decisão em terço-final e a finalização sem ser em situações de condução, onde apresenta surpreendente técnica e velocidade de execução no arremate de média distância.

TÃO JOVEM E TÃO IMPORTANTE

Com a imprevisibilidade, criatividade e picardia de suas ações, Talles Magno é mais uma exteriorização do jogar brasileiro. Divertindo-se ao jogar, acaba por agregar muito ao Vasco, sendo um dos pilares do Gigante da Colina desde o seu surgimento e firmando-se como uma das grandes promessas brasileiras dos últimos anos. Com o seu crescimento e desenvolvimento, tem tudo para continuar a demonstrar seu futebol encantador e jovial, seja como cruz-maltino, seja com outra camisa.