Tobias Svendsen

Tobias Svendsen

Nascido em Molde e formado no clube da cidade, o Molde FK, Tobias Hammer Svendsen é um jovem médio criativo de apenas 18 que tem maravilhado os adeptos noruegueses. Tobias estreou-se pela equipa principal do Molde FK em 2015 numa vitória sobre o Brattvag IL a contar para a Taça da Noruega (NM-Cup) jogo onde fez 3 minutos e desde então tem alternado entre jogar pelas camadas jovens e equipa principal, contando um total de 16 jogos, 1 golo e 2 assistências. Pela selecção da noruega, Svendsen actualmente actua pelos Sub-19 tendo já 8 jogos feitos. Tobias é também irmão do antigo avançado do Molde, Sander Svendsen, actualmente no Hammarby da Suécia.

Tobias Svendsen é um médio criativo, no Molde tem actuado maioritariamente no miolo dentro do sistema mais utilizado pela formação norueguesa, o 1-4-3-3, mas também pode actuar como um do médios centro dentro do sistema de 1-4-2-3-1 e no sistema de 1-4-4-2, este como é visto mais pela selecção sub-19 da Noruega pode jogar tanto como médio centro ou extremo (dois lados).
Este jovem norueguês apresenta uma elevada qualidade técnica, tendo um controlo de bola acima da média, bom drible e muita agilidade, qualidades que o fazem sair várias vezes de situações apertadas, ou como se diz na gíria do futebol, sabe jogar em “cabines telefónicas”. Outra das suas grandes armas é a visão de jogo e qualidade de passe, ele é o principal criativo da equipa quando joga, tanto pelo centro como pelos corredores e outra das vantagens que tem é saber jogar com os dois pés. Apesar de na sua génese ser um médio mais focado no ataque ele também é importante na manobra defensiva da equipa mostrando um bom sentido táctico recuperando facilmente a sua posição defensiva, fase do jogo onde também se mostra forte na pressão sobre o adversário, é um jogador muito agressivo na procura da bola.

Tobias tem ainda alguns problemas por resolver no seu jogo, podendo trabalhar na finalização, pois quando ou se se tornar um jogador forte também à frente da baliza certamente que será catapultado para outros patamares competitivos.

Por fim, Tobias Svendsen é um dos talentos mais entusiasmantes da sua geração no futebol norueguês e é expectável que possa em breve agarrar finalmente um lugar no 11 do Molde FK, algo que lhe falta para também se evidenciar perante um maior público e ficar debaixo dos holofotes do futebol europeu.

Sobre o Autor

Miguel Palma

Nascido em Lisboa a 24 de Outubro de 1992, técnico de Informática de ofício e um apaixonado por futebol. Paixão essa que levou a um aprofundamento e um estudo sobre futebol. Grande espírito nostálgico que levou a uma viagem pela história deste desporto, um adepto do futebol romântico. A missão, agora, é conhecer e dar a conhecer talentos emergentes.

Artigos relacionados