Viktor Tsygankov

Viktor Tsygankov

O Dynamo de Kiev é o clube mais titulado da Ucrânia, apesar de nos últimos anos ter sido um pouco ofuscado pela ascenção do Shakthar Donetsk. Maioritariamente aposta em jogadores nacionais e alguns até saídos dos seus escalões de formação, como é o caso de Viktor Tsygankov. O jovem prodígio ucraniano estreou-se na equipa principal no início da época 2015/16 e de lá não mais saiu, somando minutos quer na Premier Liga, quer na Liga dos Campeões/Liga Europa. Hoje em dia é já um indiscutível na equipa do Dynamo e inclusive um dos capitães de equipa.

Tsygankov é um esquerdino que joga preferencialmente no lado direito. O que chama logo à atenção nele é o facto de ser um jogador extremamente rápido e fortíssimo no 1×1. É dono de um excelente remate de meia-distância e não se inibe de usar o pé direito quando necessário, apesar de não ser o seu pé preferencial, tal como referido anteriormente. No entanto, o remate é um aspeto em que Tsygankov ainda arrisca pouco, pois devia utilizar mais vezes esta sua grande qualidade, especialmente quando deriva da direita para o meio e encara a baliza adversária.

O passe/cruzamento é um dos aspetos técnicos que o ucraniano tem claramente de melhorar, apesar de ter aprimorado este gesto técnico nas últimas épocas. No entanto, demonstra ainda algumas dificuldades. O posicionamento e movimentos sem bola são outros dos apetos que Tsygankov tem de aperfeiçoar de maneira a dar definitivamente o salto em termos qualitativos. Já conta com 6 internacionalizações A pelo seu país e mais cedo ou mais tarde irá, certamente, sair do campeonato ucraniano para um campeonato mais apelativo, tal como fizeram os seus compatriotas Konoplyanka ou Yarmolenko. Fala-se que Monchi já anda de olho nele…

Sobre o Autor

Miguel Coelho

Nascido a meio da década de 90, desde cedo despertou nele a curiosidade e atenção pelo futebol. É actualmente estudante universitário e foi praticante da modalidade durante alguns anos nas camadas jovens, sendo nos dias de hoje um mero espectador e apaixonado pelo desporto-rei.

Artigos relacionados