Menu Close

Vítor Ferreira – Alta voltagem

Vítor Machado Ferreira, ou “Vitinha”, natural de Santo Tirso, é um talento de 20 anos, que fez a maioria da sua formação no Futebol Clube do Porto, foi promovido recentemente à equipa principal e também inscrito na Liga Europa. Conta já com 36 jogos oficiais esta época, entre seleção e clube, realizando 12 golos e 7 assistências.

Produto da formação do FC Porto, o camisola 77 dos dragões estreou-se recentemente pela equipa principal no jogo a contar para os quartos de final da Taça de Portugal, entre o Varzim e o Futebol Clube do Porto. Na época passada 2018/2019, foi campeão de Juniores, vencedor da UEFA Youth League e participou no Europeu sub19.
O treinador Mário Silva (ex-jogador do FC Porto), que treinou Vítor Ferreira nos juvenis do Padroense Futebol Clube e nos Juniores do FC Porto, refere-se ao Vítor como “um jogador com qualidade e mentalmente robusto”, realçando assim as qualidades mentais do jogador para além da sua habilidade com a bola.

É um médio interior ofensivo, criativo, com uma forte relação com a bola, com capacidade de progressão, drible e finta, último passe e chegadas a zonas de finalização, para remate a longa distância. Apesar de, à primeira vista, parecer um centro campista pouco robusto (1,72 m), compensa com outras qualidades físicas, tais como agilidade e velocidade, saindo facilmente dos duelos e zonas de pressão com a bola controlada. Também demonstra uma tomada de decisão com bola correta, rápida e decisiva. Sem bola, é um jogador com uma forte reação à perda da bola, dando um importante contributo no momento da equipa sem bola. É o típico jogador que está “ligado à corrente” o jogo todo.

Pelo momento atual do clube (falta de capacidade financeira para se reforçar), solução forçada ou não, o que é facto é que fez um percurso natural desde os escalões de formação, em conjunto com outros bons exemplos que têm vindo a despontar na equipa principal, à semelhança da boa base formativa Portugal. Apesar de não ter havido no passado grande aposta formação por parte do FC Porto, é um jovem diferenciado, fora do padrão físico a que corresponde o restante plantel, com ferramentas de trabalho muito interessantes. Atualmente com um valor de mercado que ronda os 1,5 milhoes de euros, renovou o seu contrato em novembro do ano passado até 2024, ficando com uma cláusula de rescisão fixada nos 40 milhões de euros.