Menu Fechar

Wout Faes

Wout Faes, nascido a 3 de Abril de 1998, é um jovem defesa-central belga que atua no Anderlecht. Vindo do Lierse SK, chegou ao clube da cidade de Bruxelas em 2012 e desde aí tem vindo a impressionar tudo e todos, uma vez que aos 16 anos já jogava pelos sub-19 e com 17 já era chamado aos sub-21. Com apenas 15 anos estreou-se na seleção sub-17 e ao terceiro jogo foi nomeado capitão, nunca mais largando a braçadeira até subir ao escalão superior. Em 2015 participou no Europeu e no Mundial de Juvenis, ajudando a seleção dos Diabos Vermelhos a chegar longe nas duas provas. Muitas vezes comparado a David Luiz (chegando até a receber uma camisola autografada do brasileiro do PSG quando festejou o seu 16º aniversário), o jovem defesa tem igualmente como ídolos Kompany, Thiago Silva e Sérgio Ramos.

É um jogador rápido, agressivo e forte no jogo aéreo, devendo melhorar o jogo pelo ar ofensivamente, já que defensivamente é imperial. É também um jogador muito forte na marcação e no desarme, sendo muito difícil passar por ele. Ainda revela alguma falta de concentração em alguns lances, o que é normal para um jogador de tenra idade. Gosta de sair a jogar desde trás com a bola controlada, sendo não raras as vezes em que avança pelo terreno, graças à boa técnica que possui, tendo ainda uma excelente qualidade de passe, tanto curto como longo. Nessas progressões com bola a partir da 1ª fase de construção, fá-las normalmente por dentro do bloco, procurando o apoio e fazendo uma combinação direta. Quando faz o passe longo, procura normalmente os jogadores que estão abertos nos corredores.Tem um estilo de capitão, já que é um líder nato e a voz que todos ouvem dentro das quatro linhas.

No final de 2015, Wout renovou o seu contrato com o Anderlecht e nesta nova temporada, a sua primeira como sénior, deverá ter uma oportunidade na equipa principal, já que fará parte do plantel. Cabe a ele agarrá-la, para depois espalhar a sua elegância nos relvados do seu país e, quem sabe, no futuro, num dos melhores campeonatos da Europa.