Menu Close

[:pt]Youri Tielemans[:]

[:pt]

Youri Tielemans, nascido na cidade de Saint-Pieters-Leeuw, um município da Bélgica localizado no distrito de Halle-Vilvoorde, província de Brabante Flamengo, região da Flandres. Camisola 31 do Anderlecht, formado no clube onde começou na posição de número 10, estreou-se pela equipa principal belga na época 2013/14 a 28 de Julho de 2013, numa partida da First League (Jupiler Pro League) frente ao KSC Lokeren 0V, a menos de três meses de fazer 16 anos.

A 2 de Outubro do mesmo ano tornou-se no mais jovem belga a atuar na UEFA Champions League e o terceiro de sempre , ao ser titular frente ao Olympiacos FC, com apenas 16 anos e 148 dias. Votado como o jogador jovem belga do ano em Junho de 2014, foi também escolhido como o futebolista mais promissor do país, em Janeiro de 2015, sendo até apelidado por muitos profissionais do futebol o novo Frank Lampard mas o seu ídolo é mesmo a glória da seleção francesa e atual treinador do Real Madrid Zinedine Zidane.

Tielemans atua agora como médio mais recuado num sistema tático 1x4x3x3 com dois pivôs defensivos, Youri joga ao lado de Dendoncker mas pode também jogar como construtor de jogo numa posição mais adiantada no terreno. Possui como principais características ser um médio “box-to-box” com muita técnica, velocidade, “timing” e a capacidade de fazer passes incisivos com qualquer um dos pés que fazem dele um adversário perigoso, sendo ainda forte nas bolas paradas. Liderança e presença, por seu lado, são predicados a ter em conta para quem tem apenas 19 anos. Um atleta com potencial para ser um futebolista de classe mundial.

 

 

Como pontos negativos no seu jogo encontramos a racionalização do espaço de jogo, tendo algumas lacunas de posicionamento nomeadamente defensivo quando a equipa está em transição defensiva, é fraco nos duelos aéreos e confrontos físicos, mas as suas capacidades técnicas acima da média camuflam muitas vezes estes pontos fracos que referimos.

O jovem jogador médio está em destaque neste artigo principalmente pela sua atual temporada, onde completou 46 jogos e apontou 18 golos, estando em destaque no jogo da 27ª jornada do campeonato na visita ao KV Oostende onde saltou do banco de suplentes aos 59’ com o resultado 1-1 para de seguida fazer dois golos, mas não foram dois golos normais, foram dois golos soberbos, ficando ainda o resultado em 1-4 a favor da equipa do Anderlecht.

tielemans[:]