Menu Close

Dois anos. Dois anos foram necessários para Zaidu Sanusi passar de um desconhecido, que jogava no Mirandela do Campeonato de Portugal, para andar nas bocas do mundo, com FC Porto e Olympiakos na corrida pelo seu passe. Segundo dados do Transfermarkt, a 11 de Outubro de 2019, Zaidu tinha um valor de mercado fixado nos 200 mil euros, ao dia de hoje, o seu valor de mercado está assente nuns impressionantes 2,5 milhões de euros. Uma ascensão notável em todos os parâmetros.

Nigeriano, de 23 anos, abraçou a sua primeira experiência no estrangeiro ao mudar-se para o Gil Vicente em 2016/2017. Sem espaço no clube de Barcelos, que disputava a 2ª Liga, acabou por passar dois anos emprestado ao Mirandela. Em 18/19, acaba por se desvincular em definitivo do Gil Vicente, continuando uma terceira época no Mirandela. Orientado por Rui Borges, agora treinador da Académica de Coimbra, deu nas vistas e conseguiu um passaporte para a ilha açoriana de Ponta Delgada. Aposta de João Henriques, foi ganhando o seu espaço na equipa, terminando a época como titular indiscutível no lado esquerdo da defesa.

Momento Ofensivo

É um lateral que oferece muita profundidade à equipa. Capacidade de aceleração e explosão denotada nas suas ações ofensivas. A sua chegada à zona ofensiva é importante para as suas equipas, conseguindo ter uma média de 3,3 cruzamentos por jogo. Envolve-se bem no processo ofensivo, procurando jogar um futebol apoiado.É um jogador assertivo nas suas ações, ao ter uma percentagem de asserto fixada nos 69%. De destacar também a sua capacidade no jogo aéreo, sendo um elemento perigoso nos esquemas táticos ofensivos.

Se observarmos o seu heatmap, percebemos claramente a sua capacidade de percorrer metros e de ser importante quer no momento ofensivo, quer no momento defensivo.

Momento Defensivo

No capítulo defensivo, o Zaidu é um jogador agressivo e rápido na pressão ao portador da bola. Faz do seu perfil físico uma arma no seu jogo defensivo, conseguindo ser forte nos duelos físicos. O Zaidu ganha 62% dos duelos defensivos e 58% dos duelos aéreos.

A sua recuperação defensivo é bastante intensa, conseguindo uma média de 6 recuperações de bola p/jogo e uma percentagem de asserto nos desarmes de 62%.

E agora, Zaidu?

O futuro de Zaidu ainda é incerto, mas no meio da incerteza existe uma certeza: Zaidu não continua no Santa Clara. Seja para o FC Porto, para o Olympiakos ou para qualquer outro interessado, Zaidu Sanusi vai dar um salto de patamar competitivo.

Aos 23 anos apresenta uma qualidade de jogo e uma margem de progressão bastante interessante. Nos próximos anos, a possibilidade de vir a ser titular da seleção da Nigéria é, cada vez mais, uma possibilidade.

“FC Porto? Quem não gostava?” – Zaidu Sanusi, in O Jogo