5 jogadores para dar o salto para clubes da liga Bwin
Tem sido uma das temporadas mais equilibradas e entusiasmantes da segunda liga portuguesa. Menos de 10 pontos separam o primeiro classificado do décimo, tem havido várias mudanças na classificação, excelentes jogos entre as equipas do cimo da tabela e até equipas a ir bastante longe na taça de Portugal. No meio de tanto sucesso coletivo, vários jogadores vão brilhando ao serviço das suas equipas, destacando-se dos demais pela sua regularidade e consistência num escalão desafiante mas que já parece tornar-se confortável para esses tais melhores jogadores. Para este exercício de análise de mercado, decidimos olhar para equipas da Liga Bwin e “oferecer-lhes” presentes vindos do secundo escalão, de acordo com as suas necessidades ou fragilidades vistas até ao momento.
Os jogadores seleccionados não são, necessariamente, os melhores da sua posição ou os melhores do campeonato, são apenas os que consideramos poderem ser possíveis negócios (excluímos jogadores emprestados ou de equipa B, por exemplo) e que iriam encaixar melhor no contexto e modelo de jogo dos 5 clubes escolhidos: B-SAD, Famalicao, Moreirense, Santa Clara e Tondela, 5 dos últimos 6 classificados do campeonato (decidimos não avançar com o Arouca porque entretanto já foi oficializado um jogador, David Simão, para a posição que pretendíamos).
B-SAD: Pedro Henrique, 25 anos, Farense, Avançado
Não tem sido uma época fácil para a B-SAD: várias trocas de treinadores, um plantel que parece muito curto desde a pré-temporada e claramente uma redução das expectativas para aquilo que tem sido um projeto relativamente sólido nos últimos anos, muito com base nos bons trabalhos de Petit. Uma equipa que tem sentido dificuldades para fazer golos, com apenas 9 marcados, e acima de tudo sem mostrar potencial para ter regularidade exibicional na frente de ataque, decidimos recomendar um avançado centro conhecedor do futebol português, ao contrário de Ndour e Safira, e que tem estado em grande destaque esta época, com 12 golos marcados em 3 competições que disputou pelo Farense.
Pedro Henrique, jogador de 25 anos que passou pelo Leixões e pelo Benfica B, tem mostrado que não precisa de muitas oportunidades para marcar. Homem de área, uma referência na frente de ataque mas que ataca muito bem o espaço, tem sido o abono de família dos algarvios e finalmente atinge a regularidade que se lhe previa quando o Benfica o contratou para a equipa B. Apesar de não ser um primor técnico, Pedro Henrique é capaz de se destacar tanto no contra-ataque em lances individuais, algo importante numa equipa que está nos últimos lugares da tabela, como também em ataques mais organizados e cruzamentos, parece uma opção que encaixaria bem no contexto do clube agora orientado por Franclim Carvalho. Na segunda liga, há poucos jogadores melhores dentro da área do que Pedro Henrique, que se destaca pelas suas movimentações curtas que enganam os opositores diretos, fazendo parecer que a bola “vai ter sempre com ele”.
Famalicão: Bura, 33 anos, Mafra, Defesa Central
Sim, leu bem. Estamos a recomendar um jogador de 33 anos, não estaríamos a falar de um dos melhores, se não o melhor, central da segunda liga este ano (e nos últimos anos). Bura tem sido o patrão da defesa do Mafra e um dos destaques da temporada. O experiente central português tem-se destacado pela liderança de uma linha defensiva que tenta sempre jogar alta no terreno, a sair a jogar desde trás, e aos 33 anos parece estar muito perto do topo das suas capacidades. Não é normal recomendarmos jogadores tão experientes, mas acima de tudo o que importa é o contexto: Famalicão, uma equipa jovem, que tem sofrido muitos golos e nos últimos anos tem tido dificuldades em encontrar um líder na sua defesa. Mercado de inverno, um momento da época em que não é fácil investir e cada contratação tem de exigir o menor risco possível de falta de adaptação ao contexto.
Bura conhece bem as divisões nacionais portuguesas, foi formado no FC Porto e tem jogado em todos os clubes por onde tem passado. Imperial no jogo aéreo, fortíssimo no passe curto e longo, Bura pode ser a âncora defensiva (e do balneário) que tem faltado ao projeto do Famalicão, onde Penetra, Batubinsika e Riccieli parecem não conseguir a regularidade defensiva necessária para uma equipa do fundo da tabela. O Mafra parece ter opções para o substituir no plantel, veria com bons olhos algum retorno financeiro num jogador experiente e poderia ser um bom negócio para as duas partes.
Moreirense: Leonardo Lelo, 21 anos, Casa Pia, Defesa Esquerdo
A saida de Abdu Conte é uma das grandes novidades deste mercado. O internacional sub-21 era um dos destaques da nossa liga na posição de lateral esquerdo e o Troyes da Ligue 1 pagou quase 3 milhões de euros ao Moreirense para o resgatar já em Janeiro. O Moreirense tem tido uma época de altos e baixos, com mais uma mudança de treinador recentemente e com apenas 5 vitórias na temporada (2 nas últimas três semanas). Na segunda liga, o líder Casa Pia conta com um dos belos exemplos de ascensão meteórica nos escalões nacionais dos últimos tempos. Leonardo Lelo tem 21 anos, há 2 anos estava no Campeonato de Portugal ao serviço do Olhanense (onde o destacamos, na altura, aqui) e depois de um ano no campeonato de sub-23 em Portimão, tem estado a grande nível na sua estreia como profissional. Titular em todos os jogos da segunda liga, o jovem português mostra a qualidade do seu pé esquerdo cada vez que avança no terreno, fazendo o corredor todo no 3-4-3 de Filipe Martins.
Rápido, agressivo, muito disponível fisicamente, Lelo mostra também segurança quando tem de defender 1v1 perto da área, mostrando concentração no momento do desarme (pode melhorar no momento de sair a pressionar, que faz com muita facilidade, onde por vezes se entusiasma e perde o timing de encurtamento ao adversário). Jovem promissor e ambicioso, com possibilidade de retorno financeiro e com conhecimento de vários sistemas de jogo, Lelo pode ambicionar chegar ao primeiro escalão ainda esta época.
Santa Clara: Guga, 24 anos, Rio Ave, Médio Centro
O Santa Clara é mais uma equipa em crise na nossa liga, com várias mudanças tanto no banco, como no plantel e na estrutura diretiva. Com uma vitória importantíssima frente ao Sporting já em 2022, saíram notícias sobre vários jogadores que poderiam ter feito um dos seus últimos jogos pelo clube, incluindo o japonês Morita. Mesmo sem a saída do japonês, ou de Lincoln, o Santa Clara parece precisar de um médio para a rotação no centro do terreno, seja como 6 ou 8. Guga, do Rio Ave, parece ter o perfil indicado para colmatar esta vaga na perfeição. Estilisticamente semelhante a Morita, capaz de fazer ambas as posições apesar de ser mais capaz como 8, o jovem português formado no Benfica parece ter deixado as lesões para trás e tem sido um dos destaques do Rio Ave esta temporada. Com experiencia de primeira liga, Guga tem qualidade com bola e conhecimento de jogo para se impor no primeiro escalão. Não será fácil para o Rio Ave o libertar, mas com outras soluções no plantel, a equipa de Luís Freire poderia ver com bons olhos algum encaixe financeiro.
Tondela: Jota Silva, 22 anos, Casa Pia, Extremo
O, até ao momento, MVP da Segunda Liga não poderia ficar de fora desta lista. Qualquer clube português a necessitar de um extremo desequilibrador, trabalhador e goleador tem de ter em conta o talento e qualidade de Jota Silva ao serviço do Casa Pia. Até ao momento, o jovem jogador que também mencionamos há uns anos num artigo do Campeonato Portugal tem tido uma evolução notória no último terço, contando com 12 golos e 2 assistências esta época.
Para o Tondela, que acaba de perder Jhon Murillo, a sua referência do ataque dos últimos anos, Jota seria um titular imediato e alguém para contribuir desde o primeiro minuto. O negócio não parece fácil de executar neste momento pelas ambições de subida do Casa Pia, mas o encaixe que o Tondela recebeu por Murillo e o potencial de Jota Silva poderia convencer os dirigentes do clube do distrito de Aveiro a investir num jogador que ainda vai dar muito que falar. Da esquerda para o meio, no espaço ou no pé, a finalizar ou assistir, o “Grealish português”, dos pés à cabeça, está pronto para dar o salto, e está, de certeza, a realizar a sua última época na Segunda Liga:
Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.
