Menu Close

À Procura de afirmação

Foi um dos jogadores que mais se destacava na sua geração, esteve várias vezes como finalista na lista do Golden Boy e foi das maiores vendas efetuadas por um clube português em idade jovem. Fábio Silva, tem apenas 20 anos, mas a transferência, aos 18 anos, no valor de 40 milhões para o Wolverhampton fez com que se criasse uma grande expectativa à sua volta.

Fábio, um dos vencedores da Youth League pelo FC Porto, filho de Jorge Silva, antigo campão nacional pelo Boavista, era visto como uma das principais promessas saídas do Olival. Era um jogador que se destacava pela sua capacidade física e pela capacidade de fazer golos. Após essa conquista, fez mais uma época no FC Porto, dividida entre plantel principal e equipa B, e de seguida transferiu-se para o clube inglês.

A vida em Inglaterra não foi fácil, mas a verdade é que em duas épocas fez 62 jogos, a maioria deles como suplente utilizado, pela equipa principal do Wolves, onde fez 4 golos e 6 assistências. Dado este enquadramento, o jogador e o clube decidiram que era necessário uma maior regularidade – falou-se de um regresso ao FC Porto – mas a solução encontrada foi o Anderlecht. O clube belga, à procura do regresso aos títulos e Fábio à procura de afirmação no patamar sénior, foram a conjugação perfeita para um excelente inicio de época do jogador português.

Fábio, em 18 jogos fez 8 golos e 2 assistências, prevendo-se que esta poderá ser uma grande temporada. A equipa belga, atua num 5 x 3 x 2, com o jogador português a fazer parte da dupla de avançados. Nesta nova aventura, Fábio tem demonstrado ser um avançado muito versátil, que utiliza muitas vezes a sua capacidade física para ganhar duelos ofensivos e defensivos, mas acima de tudo demonstra capacidade para solicitar a bola em apoio e servir de apoio frontal, ou pedir a bola no espaço para atacar a profundidade. Defensivamente é um jogador agressivo, procura auxiliar a equipa na recuperação de bola, principalmente numa primeira fase de pressão, tendo algum sucesso nesse tipo de ações.

Não sabemos como será o futuro, mas Fábio começa a demonstrar no escalão de sénior aquilo que o fez ser um dos principais destaques na formação em Portugal. A escolha de um campeonato mais periférico e de um clube à procura da glória são ingredientes que o poderão ajudar nesta temporada, para depois regressar a um campeonato com maior destaque.



Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.



Related Posts