Menu Close

Alternativas a Enzo

Enzo Fernández tem sido a figura dos últimos dias, dada a sua prestação no Campeonato do Mundo no Catar que lhe valeu o título mundial pela Argentina e o prémio de jogador revelação do torneio. Este destaque individual aliado às excelentes exibições atraiu ainda mais o interesse dos tubarões europeus e tem sido noticiado que existem vários clubes dispostos a pagar a sua cláusula de rescisão – 120 milhões de euros – já em janeiro.

A possibilidade disto acontecer faz tocar os alarmes na Luz e obrigaria a uma ida imediata e urgente ao mercado para render a grande figura do plantel e do campeonato português. Mesmo que tal não aconteça, e caso não aconteça nenhuma catástrofe, a saída no verão será inevitável. Logo, vamos deixar aqui cinco nomes que acreditamos que seriam excelentes alternativas ao jovem médio argentino sem exceder o valor de 20 milhões de euros, divididos por hierarquia de preferência.

1ª opção – Dennis Geiger (Hoffenheim – Alemão)

Dennis Geiger é um médio centro bastante ofensivo, mas com um físico mais frágil e raio de ação defensivo mais reduzido. Logo, é um jogador que necessita de suporte defensivo, o que não seria um problema na equipa de Roger Schmidt, dada a qualidade no equilíbrio de Florentino. Dennis é um médio de 24 anos internacional pelas camadas jovens da Alemanha e é mais um caso que há várias épocas tem sido apontado a excelentes clubes, mas ainda não deu o salto. Revela ser um médio com um conforto tremendo com bola e que trabalha com o objetivo de dar uma linha de passe válida a todos os elementos da equipa e poder assim ligar o jogo ofensivo – semelhanças a Enzo no papel que possui. No último terço define com muita inteligência e também demonstra facilidade no remate. Sem bola, e apesar de ser um jogador com muita agressividade, comete alguns erros posicionais e mostra dificuldade em recuperar no pós-perda. Acaba contrato em junho de 2023.

2ª opção – Nicolas Raskin (Standard Liége – Belga)

O médio centro de 21 anos é um tratado com bola e possui bastantes semelhanças a Enzo. É o cérebro do conjunto de Liége, responsável pela progressão no campo, joga bem com os ambos os pés (direito mais forte), dá opção entre e à frente dos centrais, intromete-se no bloco médio adversário e ajuda a equipa a variar o flanco além de ter uma boa meia distância – semelhanças a Dennis Geiger e Enzo. Contudo, Raskin possui uma qualidade que nem Geiger nem Enzo são especialmente fortes: qualidade a progredir em condução. É muito evoluído tecnicamente e possui uma aceleração anormal para um médio, o que lhe permite queimar linhas adversárias em condução. Essa velocidade oferece-lhe também uma capacidade de alargar o seu raio de ação sem bola, tendo uma capacidade de antecipação muito elevada. Contudo, mostra-se ainda algo frágil no 1vs1 defensivo (precipita-se bastante na saída ao portador quando deve aguentar posição). Acaba contrato em junho de 2023.

3ª opção – Carlos Alcaraz (Racing Club – Argentino)

Carlos Alcaraz é um medio de apenas 20 anos que já foi associado a Sporting e Porto, tendo sido nos últimos dias referenciado pela imprensa como a alternativa principal dos encarnados caso Enzo saia. E é perceptível a razão. Alcaraz possui um perfil distinto de todos os outros nomes da lista e do próprio Enzo. Não tendo o conforto e requinte com bola dos restantes (dificuldades no primeiro toque e sob pressão), oferece garantias no passe e em condução. Fisicamente, é um autêntico “tanque”. Veloz, com um poder de choque tremendo, agressivo e intenso em todas as ações. Tem um perfil de box-to-box puro, tanto o vemos a fazer um corte na sua grande área, como passado 20 segundos finaliza na área adversária, possuindo também uma boa meia distância. Tem muito potencial pela frente.

4ª opção – João Gomes (Flamengo – Brasileiro)

João Gomes é mais um médio bastante jovem (21 anos), mas já é titular no Flamengo desde 2020. Já foi anteriormente associado ao Benfica e outros tubarões europeus e é cada vez mais uma certeza que mais tarde ou mais cedo vai acabar na elite europeia. É claramente o médio mais completo da lista, oferece segurança e eficácia defensiva – facilidade na recuperação de bola e leitura de jogo. Com bola é um jogador de inteligência tremenda, com visão de jogo acima da média e com chegada à área adversária. A única coisa que o retira da 1ª opção da lista é o elevado valor de mercado – 15 milhões de euros. Necessitaria de um investimento bastante avultado por parte dos encarnados e provavelmente excederia os 20 milhões de orçamento.

5ª opção – Maximo Perrone (Velez Sarsfield – Argentino)

Máximo Perrone é mais um jovem médio, e também argentino, de apenas 19 anos. Com bola possui um papel semelhante a Enzo e faz de 6, recebendo a bola maioritariamente à frente dos centrais e a partir daí permitir à equipa progredir no relvado. Tem um requinte técnico raro, oferece qualidade na receção e no passe, curto e longo, e apesar de ser um pouco lento também progride muitas vezes em condução. É um jogador com uma leitura de jogo fenomenal, que lhe permite antecipar os lances defensivamente e definir bem ofensivamente. Tem também um raio de ação muito largo que lhe oferece um papel de equilíbrio. Contudo, possui algumas falhas de concentração ao longo do jogo e precipita-se em alguns passes em zonas “proibidas”. É o jogador mais jovem da lista e o que mais tem a evoluir, daí o último posto nas opções.

Concluindo, qualquer jogador desta lista possui qualidade para ser alternativa a Enzo Fernández, seja a curto ou médio prazo. Sem contar com Dennis Geiger, todos são sub-23 e possuem um potencial muito elevado. Mais do que no imediato, são apostas para o futuro e que poderiam render bastante aos ‘encarnados’, seja em termos financeiros ou em termos desportivos, ou até ambos.



Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.



Related Posts