Menu Close

Análise ao Boavista de Petit

Petit chegou há menos de 1 ano ao Bessa, casa onde se formou e retirou como jogador. Curiosamente, a mesma casa que o lançou para o futebol como treinador em 2012 quando o Boavista disputava a II Divisão. Desde aí teve vários projectos como Tondela, Moreirense, Paços de Ferreira, Marítimo e B SAD, muitas vezes em contextos difíceis onde salvou esses clubes da descida divisão.

A 30 de Novembro de 2021 substituiu João Pedro Sousa no comando do Boavista quando o clube ocupava a 11ª posição apenas 2 pontos do play-off da manutenção. Daí para a frente, as panteras tiveram 22 jogos para o campeonato onde apesar de terem ganho apenas 5 jogos, também só perderam 5 jogos (contra o Sporting 2x, Porto, Santa Clara e Marítimo), sendo que duas dessas derrotas foram numa altura em que já tinha garantido virtualmente a manutenção.

Como mostram as estatísticas, apesar de não ter aumentado a produtividade ofensiva, o Boavista reduziu o número de golos sofridos e aumentou a média de pontos por jogo:

2021/2022Antes de PetitCom de Petit
Jogos1222
Golos Marcados (por jogo)15 (1,25)24 (1,09)
Golos Sofridos (por jogo)22 (2,00)30 (1,36)
Pontos (por jogo)11 (0,92)27 (1,23)

Essa consistência ficou mostrada na série de apenas uma derrota e 17 pontos conquistados em 12 jogos entre Dezembro e Março que permitiu ao clube estar sempre afastado dos lugares de descida e acabar por fazer uma época relativamente tranquila.

Além de ter cumprido os objectivos desportivos, a equipa técnica de Petit deu seguimento ao trabalho de João Pedro Sousa no desenvolvimento individual e potenciou um encaixe financeiro muito considerável para os axadrezados. Gustavo Sauer saiu ainda no decorrer da época, Jackson Porozo, Nathan Santos e Petar Musa também foram vendidos por um montante interessante ao qual se junta o valor recebido por Alberth Elis por parte do Bordeaux após activação da cláusula de compra.

Por outro lado, para a nova época o Boavista tem apostado em contratações de baixo custo e empréstimo como: Vicent Sasso, Salvador Agra, Bruno Lourenço, Ilija Vukotic (que transita da época passada) e Róbert Bozeník. Ricardo Mangas regressou de empréstimo, mas uma nova saída continua em cima da mesa. Também na porta de saída parece estar Yanis Hamache, que começou a época como titular, mas já não foi convocado para o jogo contra o Casa Pia.

No geral, este mercado de Verão poderá significar um encaixe financeiro de cerca de 15M€, um valor importantíssimo para sustentabilidade do projecto boavisteiro com o qual Petit renovou até 2024.

O mercado ainda não está fechado e o 11 base poderá sofrer alterações, mas, para já, tendo em conta os 3 jogos que o Boavista fez, e contando com a saída de Hamache, esta é a equipa base que começou a época (tendo em conta a lesão de Njie na 2ª jornada):

Petit mantém a estrutura de 3 centrais com que jogou na época passada, havendo alguns ajustes naturais face às saídas. Após 2 vitórias nos jogos iniciais, o Boavista perdeu contra o Casa Pia, numa primeira parte pouco conseguida e depois acabou por sofrer na segunda parte contra a corrente do jogo.

Momento Ofensivo

Com bola o Boavista mostra-se versátil procurando agredir o adversário através da largura, colocando muita gente na área, através da exploração da profundidade e através de transições rápidas:

Momento defensivo + Transição ofensiva

Em momento defensivo a equipa de Petit assume risco na pressão, principalmente com a subida dos 2 médios, para tentar recuperar a posse e entrar rapidamente em momento de transição ofensiva:

O risco da pressão é calculado, mas ainda se nota alguma dificuldade dos axadrezados em controlar o espaço entre linhas e reduzir rapidamente distâncias para ganhar as 2ªs bolas:

Num bloco mais baixo o Boavista opta por defender em 541 com agressividade positiva que caracteriza as equipas de Petit:

Conclusão

O facto de ter tido desafios onde cada ponto era vital para o futuro dos clubes, de forma algo inevitável, fez com que Petit ficasse associado a um futebol defensivo. Mas tem agora no Boavista a possibilidade de construir um projecto com outras ambições e que eleve simultaneamente o nível do treinador e do clube. Mas para isso também seria importante contratar alguns jogadores que ajudem a elevar esse nível. O mercado ainda não está fechado e face tantas saídas importantes seria justo haver um incremento de qualidade no plantel. Até porque Petit tem dado indicações que se lhe forem dados ovos, poderá fazer uma omelete interessante…



Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.



Related Posts