Análise ao início de Lewandowski no Barcelona
Robert Lewandowski dispensa apresentações, mas há números que importa falar.
O 2º melhor marcador de sempre da Bundesliga com 312 golos marcados em 384 jogos, apenas superado pela lenda Gerd Müller (350 golos em 427 presenças), deixou uma marca gigante na Alemanha. Mas o polaco também deixou golos por toda a Europa sendo actualmente o 3º melhor marcador de sempre da Liga dos Campeões com 91 golos, atrás apenas dos dois suspeitos do costume: Messi (127) e Cristiano Ronaldo (140).
E foi com estes números arrebatadores que, mesmo aos 34 anos e entrando no seu último ano de contrato com o Bayern de Munique, o avançado convenceu o Barcelona a fazer com uma proposta de 45 milhões de euros (que pode chegar aos 50M€) e com um contrato até 2026, altura em que terá 38 anos.
A atravessar um período muito conturbado, os catalães puseram boa parte das fichas no avançado de classe mundial para garantir que os golos não faltariam. E não têm faltado. Com 16 golos marcados em 14 jogos, Lewandowski é o melhor marcador da La Liga e da Liga dos Campeões (a par de Haaland e Salah). Além disso conta com 3 assistências. Uma interferência directa em 19 dos 32 golos marcados (59%) fundamental para que o Barcelona esteja na perseguição ao líder Real Madrid na La Liga e ainda tenha hipóteses remotas de seguir em frente na Liga dos Campeões.
A acutilância dentro da área será o seu melhor cartão de visita, mas além da influência que os seus golos trazem, vale mostrar um pouco do Lewandowski antes desse momento final. Apesar de ser normalmente a referência na área para os momentos de finalização, o facto de também ser muito forte a jogar de costas para a baliza, a aparecer entre linhas e até a aparecer em corredores laterais entrando em combinação, faz com que o seu jogo seja muito completo e permita ajudar a desbloquear jogos em que a sua equipa está com dificuldades em servi-lo:
Agora sim, seguem-se os golos, remates aos ferros, assistências e passes-chave feitos pelo Barcelona até ao momento:
Notas finais
Em 17 épocas como profissional, o polaco só por 1 vez ficou abaixo da marca dos 15 golos. Nas últimas 11 épocas, marcou sempre pelo menos 25 golos. Nas últimas 7 marcou sempre pelo menos 40 golos. Havia a expectativa de como poderia corresponder após deixar um super Bayern que domina (quase) sempre a Bundesliga. Mas Lewandowski já mostrou que do que depender dele, os números incríveis que deixou na Alemanha, serão para repetir em Espanha.
Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.