Menu Close

Antevisão Bélgica

Portugal defronta esta noite a Bélgica nos oitavos de final do Euro 2020. Um jogo decisivo nas aspirações da selecção nacional, contra uma selecção de grande qualidade individual e colectiva.

Roberto Martínez deve proceder a algumas alterações sendo que ainda existem algumas dúvidas quanto ao onze titular dos Diabos Vermelhos. O posicionamento de De Bruyne será fundamental na estratégia portuguesa. Jogando numa posição mais recuada juntamente com Witsel para ver e assumir o jogo de frente ou numa posição mais adiantada no apoio a Lukaku e na definição final das jogadas.

Momento Defensivo

A Bélgica foi a defesa menos batida da fase de qualificação com apenas 3 golos sofridos. Na fase de grupos apenas sofreram um golo, o que demonstra que são uma selecção muito coesa e organizada do ponto de vista defensivo.

Com uma linha de cinco bem definida, com dois médios mais posicionais e com três homens mais adiantados, os belgas conseguem apresentar uma excelente organização defensiva, não concedendo espaços aos adversários neste momento.

As maiores dificuldades aparecem nas transições defensivas. Fruto do envolvimento ofensivo da equipa e dos seus laterais, a Bélgica fica muito exposta nestas situações com vários espaços para serem aproveitados por parte de Portugal. O primeiro acontece nos corredores já que os dois alas, Hazard e Meunier, sobem de forma regular e em simultâneo, o que permite à selecção orientada por Fernando Santos explorar as transições rápidas com foco nestas zonas.

O segundo espaço de maior fragilidade é entre a linha defensiva e a linha intermédia. A defesa procura defender logo a sua grande área, com os médios muito afastados o que permite que apareça alguém à entrada da área entre linhas para finalizar em lances de ataque rápido. Algo que Portugal pode e deve explorar por ter jogadores com boa meia distância.

Ao longo dos 3 jogos da fase de grupos contra Rússia, Dinamarca e Finlândia, foram estes os lances de perigo que as selecções contrárias conseguiram criar frente a uma Bélgica organizada defensivamente mas ainda assim longe de ser intransponível.

Momento Ofensivo

No plano ofensivo a Bélgica é uma selecção muito rica a nível de recursos e soluções. Conseguem construir a três com os centrais, os alas bem projectados no meio campo contrário, os dois médios mais posicionais e os três homens da frente com maior liberdade e mobilidade.

Mesmo com a maior envolvência e capacidade ofensiva, a equipa está sempre preparada para uma possível perda de forma a recuperar rapidamente a posição.

Os belgas apresentam uma grande variabilidade táctica no momento com bola. Conseguem jogar com qualidade e critério em ataque organizado através da capacidade de circulação e do meio campo que têm mas também conseguem explorar muito bem as transições rápidos e os ataques em profundidade por intermédio de Lukaku.

O avançado belga pode servir como referência ofensiva para segurar e ligar o jogo por dentro ou pode atacar as costas da defesa contrária, aparecendo isolado na cara do guarda redes. Para isso acontecer, De Bruyne tem de assumir e organizar o jogo. Algo que o meio campo português não pode permitir pela influência que o craque belga tem na manobra ofensiva da sua selecção. Se já é um jogador diferenciado sem espaço, caso não seja pressionado vai ser um dos elementos mais desequilibradores de toda a partida.

Foram vários os lances que a Bélgica conseguiu construir no momento ofensivo contra as selecções que já defrontou até ao momento. Em ataque continuado ou em ataques rápidos, não é fácil travar os belgas. Só mesmo uma selecção muito coesa e organizada defensivamente é que pode aspirar a passar aos quartos de final. Para isso Portugal precisa de anular as duas peças fundamentais do jogo ofensivo belga, De Bruyne e Lukaku. Não esquecendo outros nomes que são igualmente perigosos como é o caso de Hazard, Carrasco, Mertens, Witsel, entre tantos outros.



Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.