Menu Close

Aqui há espaço – Um olhar diferente à formação

Esta Segunda-feira, o Vitória Sport Clube entrou a ganhar na nova época, frente ao Leixões, após uma reviravolta no marcador, a equipa do Berço conseguiu o seu primeiro triunfo em provas oficiais e apurou-se para a 2ª fase da taça da liga, onde vai defrontar o Casa Pia, equipa que milita na Liga Portugal 2.

Pêpa estreou Tomás Handel, Gui, Maga e Herculano, jovens que ao que tudo indica, mereceram a confiança do treinador, não só pela excelente época que realizaram ao serviço das equipas B e Sub-23, mas pelo que têm vindo a demonstrar nesta pré-temporada.

Pelas indefinições do mercado, ainda não é possível saber quem terá lugar cativo no 11, mas uma coisa é certa, a aposta na prata da casa veio para ficar.

Venha conhecer um pouco daquilo que estes jovens podem acrescentar ao plantel sénior:

Tomás Händel

De 20 anos, o médio-centro, de 1.80m, que na época transata alinhou num sistema diferente ao que está a ser rotinado, ganha destaque como pivot-defensivo na equipa do Vitória. Caracteriza-se por ser um médio com qualidade a nível de passe e receção, a maneira como lê o jogo desde trás, faz com que seja um forte organizador, iniciando com critério a construção à frente dos centrais. Não é dotado de grande dimensão física mas mesmo assim conseguiu ser o jogador que mais bolas recuperou no meio-campo ofensivo frente ao Leixões. Através do seu raciocínio de jogo, tem plena noção do espaço e tempo para decidir, salta linhas de pressão em condução criando uma esfera intransponível ao seu opositor, sempre com a bola colada ao pé. Capaz de dribles curtos e de uma boa velocidade de execução, oferece também grande poder de remate na meia-distância. Ainda assim, terá de aprimorar o seu aspeto físico se quiser ser preponderante nos duelos, um fator a ter em conta no papel de 6. A direção Vitoriana anunciou recentemente a renovação de contrato com o jogador até 2025/2026, aumentando a sua cláusula de rescisão para 50 milhões de euros.

Maga

De 22 anos, lateral-direito de 1.74m, que alinhou pela equipa B na época de 2020/2021, entrou ao minuto 86’ para o lugar de Marcus Edwards, desempenhando funções adversas à sua matriz de jogo, e faturou aos 90+4’ com um bonito gesto técnico de calcanhar, fazendo questão de agradecer ao treinador a confiança que lhe foi depositada. Caracteriza-se por ser um lateral com elevado conhecimento tático e mostra maturidade na abordagem aos lances, não é um jogador que seja forte no 1×1 e que consiga tirar adversários do caminho mas é eficiente na associação que faz com os colegas, conseguindo assim ganhar metros pelos corredores e posterior chegada à grande área. Nos momentos em que a equipa perde a posse, aparenta disponibilidade para reagir e defender rapidamente, recuperando assim a sua posição. Revela capacidade de desarme e é intenso no momento de pressionar o adversário. Necessita de melhorar o seu cruzamento, característica indispensável a um lateral.

Guilherme Guedes

Com 19 anos, o médio-ofensivo de 1.83m, começou a temporada anterior na equipa de sub-23, passando depois para a formação secundária do clube, onde disputou o acesso à liga 3. Visto como uma das grandes promessas dos conquistadores, viu o seu contrato ser renovado até 2026, ficando assim com uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros. É um jogador que, apesar de tenra idade, apresenta maturidade tática e é capaz de desempenhar múltiplas funções do meio-campo para a frente. Como 8, gosta de ter a bola no pé e de temporizar os ritmos de jogo, possui uma grande capacidade de transporte e tem pormenores de excelência a nível do drible e condução. Derivado á sua estatura, aguenta muito bem o choque nos duelos físicos e protege bem a bola dos adversários. Como 10, é um jogador com enorme visão de jogo, capaz de alimentar o último terço. Muito à conta da sua qualidade de passe, tem facilidade para encontrar jogadores em situações privilegiadas. No jogo contra o Leixões, mostrou que era forte no momento de se associar aos colegas, mantendo a posse e vantagem numérica nos corredores. Nos momentos sem bola, destaco um lance onde foi eficaz a avaliar o timing para desarmar o médio contrário, onde iniciou seguidamente uma situação perigosa de contra-ataque. Necessita de aperfeiçoar a potência de remate, visto que pode ser um elemento importante para desbloquear jogos.

Herculano Nabian

De 17 anos, ponta-de-lança de 1.82m, foi associado a clubes como Barcelona, Real Madrid, Sevilha e Valência (Espanha), Atalanta, AC Milan e Roma (Itália), Borussia de Dortmund e Leipzig (Alemanha), contudo, a direção Vitoriana mostrou-se sólida e conseguiu renovar o seu contrato por mais três anos, com dois de opção, aumentando assim a cláusula de rescisão para 60 milhões de euros.

Entrou ao minuto 85’, para o lugar de Rochinha, e teve a felicidade de assistir o seu colega Maga.

Herculano, caracteriza-se por ser um avançado possante que sabe jogar de costas para a baliza e pode servir de apoio frontal aos médios, aguentando assim a pressão que lhe é feita nas costas, fixando os defesas para que outros colegas possam aparecer. Em termos de mobilidade, mostra capacidade para vir aos corredores buscar jogo e potenciar arrancadas rumo à área contrária. É um avançado rápido, capaz de iniciar movimentos de rotura nas costas da linha defensiva sempre que lhe seja exigido. Nos lances de bola parada, demonstra capacidade para se antecipar aos defesas, aparecendo forte na hora de cabecear. Nos momentos sem bola, tem capacidade e disponibilidade física para reagir e pressionar o adversário. Carece ainda de alguma avaliação no timing em que decide arriscar no 1v1, podendo ter colegas em situações mais privilegiadas. Neste universo paradoxal, com idade ainda de júnior, manifesta mais determinação e vontade do que seria esperado, tendo em conta que ainda está em fase de maturação enquanto jogador.



Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.