Benfica: Em busca de um defesa central
Com a recente lesão grave de Lucas Veríssimo, a equipa do Benfica vê-se numa posição complicada e provavelmente irá atacar o mercado na busca de um substituto. Compilamos uma lista com alguns nomes, o critério mais usado foi a questão da altura e algumas características como a capacidade física, seja nas disputas seja pela velocidade.
Becir Omeragic – FC Zurich – 19 anos
Central jovem, formado no Servette mas partiu muito novo para o FC Zurich, em 2018.
Central alto, rápido e com qualidade técnica, capaz de fazer também de lateral direito, seria uma escolha muito interessante para jogar no lado direito da linha defensivo do Benfica.
Tiago Djaló – Lille – 21 anos
Tiago Djaló é formado no Sporting, teve uma passagem pelo Milan, mas apenas agora conseguiu encontrar estabilidade em França ao serviço do Lille, onde tem evoluído a olhos vistos.
Também pode jogar como lateral direito, é rápido, muito forte, também pelo ar, e um
central bastante atlético, penso que seria o tipo de central que Jesus ia gostar de ter, com o plus de português.
Jackson Porozo – Boavista – 21 anos
Central equatoriano, chega ao Boavista do Santos. Tem sido cada vez mais importante na defesa dos exadrezados e tem crescido muito no seu jogo, cada vez se mostra mais confiante. Ele é mais um central rápido, forte na antecipação, forte no jogo aéreo, poderia estar aqui uma solução dentro do nosso campeonato.
Rúben Semedo – Olympiakos – 27 anos
Tal como Djaló, é formado no Sporting, mas Semedo é um central muito mais experiente, internacional A e é um dos melhores defesas centrais portugueses actualmente. É um nome que vem sempre a baila quando o assunto é também Jorge Jesus, já trabalhou com o treinador do Benfica antes, pelo Sporting, e foi com ele que vimos o melhor Rúben Semedo, creio que num negocio facilitado o técnico não ia hesitar em ter Semedo de volta num plantel seu, isto a ignorar tudo o que se passa fora de campo.
Gustavo Gómez – Palmeiras – 28 anos
Um dos centrais mais experientes desta lista. Gómez joga actualmente no Palmeiras, é indiscutivelmente um dos melhores centrais no Brasil, talvez mesmo o melhor e como tal, uma operação para o trazer não seria nada fácil para o Benfica, no entanto, a sua qualidade e experiência podiam ser um grande encaixe numa defesa de grande si já com grande experiência e maturidade no jogo. Joga preferencialmente pela direita, rápido, tem qualidade a sair a jogar, e é bastante agressivo
Jeremiah St. Juste – Mainz – 25 anos
St. Juste é um defesa central neerlandês formado no Heerenveen, com passagem ainda pelo Feyenoord, até em 2019 chegar à Bundesliga pelo Mainz. É um defesa central muito rápido, destaca-se pela grande mobilidade que tem, podendo até jogar como lateral direito. Tem qualidade com bola mas acima de tudo é um defensor competente. Esta poderia ser uma solução muito boa para a direita da defesa e poderia oferecer a Jorge Jesus alguma capacidade para também adaptar o sistema de jogo sem recorrer ao banco em algumas ocasiões.
Bremer – Torino – 24 anos
Central brasileiro que actua no Torino. Antes disso jogava no Atlético Mineiro, onde ficou até 2018. Bremer é um central possante, concentrado e forte na pressão. Apresenta características que encaixam bem numa linha defensiva que gosta de estar subida, no entanto com bola tem um aspecto que pode ser um pequeno contra, não no passe, onde está confortável, mas na progressão com bola (tem melhorado ainda assim) e poderia não ser uma opção, de momento, muito vantajosa a jogar pela direita, no entanto com 24 anos ainda está bem a tempo de melhorar alguns aspectos e ser moldado por Jorge Jesus.
Unai Núñez – At.Bilbao – 24 anos
Actual e é formado no At.Bilbao, tem perdido espaço na equipa da país basco e agora surge até o rumor de que o Benfica poderá mesmo estar interessado neste jogador. Núñez é um central que não é propriamente uma torre, mas tem até uma boa presença física no seu jogo, é bom na antecipação e com bola também é confiante e mostra qualidade. Tem um bom aspecto com bola que poderia ser útil ao jogo do Benfica, que é a capacidade de lançar bolas longas a rasgar de um lado ao outro, procurando um ala, ou um extremo rapidamente virando o jogo da equipa.
Samuel Gigot – Spartak Moscovo – 28 anos
Foi esta época adversário do Benfica na 3ª pré-eliminatória de acesso à Liga dos Campeões. Gigot tem 28 anos e é sem dúvida um dos melhores defensores da liga russa, chegou em 2018 do Gent ao Spartak. É muito forte na área, um líder na defesa, muito concentrado e tem uma mobilidade decente, é capaz de fazer também a posição de lateral direito. Qualidade e experiência poderá ser aquilo que o treinador procura para entrar a tão curto prazo.
Brandon Mechele – Club Brugge – 28 anos
Mechele é um jogador da casa, tem feito a carreira toda em Brugge e é um central muito competente e experiente que a certa altura da carreira falhou o salto e foi-se ficando por ali, talvez nunca tenha dado central de campeonatos e equipas de topo, mas é muito fiável hoje, internacional e um líder. Ele é rápido, tem conforto com bola mas não arrisca muito, pode até jogar a lateral direito. Forte nos duelos defensivos, no desarme e controla bem a profundidade. Trazer o belga poderia ser complicado por duas razões, poderá haver algum sentido de lealdade a este ponto da carreira para com o Club Brugge e estes actualmente têm vendido caro, não tendo necessidades de estar a vender jogadores.
Jordan Beyer – Borussia Mönchengladbach – 21 anos
Beyer é um defesa central alemão, formado no Borussia. Aos 21 anos ainda não se afirmou definitivamente na equipa e veio de empréstimo bem sucedido ao Hamburgo, mas isso ainda não lhe valeu uma subida na hierarquia do clube. É um central alto, forte e de boa mobilidade. Tal como outros casos apresentados, pode fazer de lateral direito. O que poderia trazer Beyer ao Benfica, talvez o espaço no 11 que não tem encontrado na Alemanha, no entanto existe sempre uma grande dificuldade em trazer jogadores vindos da Alemanha para Portugal, ainda que com exemplos como o de Weigl ou Waldschmidt que acabou por não se adaptar ao Benfica e ao país.
Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.