De acordo com os números apresentados pelas equipes, não. Trocar mais passes não significa, necessariamente, melhor rendimento em campo. Por meio da observação de diversos jogos, é perceptível o quanto a troca de passes é importante, afinal, quando se tem a posse de bola a chance da equipe adversária marcar um gol é menor (Grêmio tem a maior posse e a melhor defesa da competição). Contudo, ao contrário do que vem sendo observado, o que deve ser levado em consideração não são os números absolutos que representam a quantidade de passes, mas sim a qualidade com que são executados.
Ao analisar a média de passes decisivos, ou seja, aqueles que tem direta relação com os gols marcados, as equipes com melhores resultados são Cruzeiro (2.65 passes decisivos por jogo) e Palmeiras (2.6 passes decisivos por jogo), mostrando que o mais importante é o que se faz com a bola. Na tabela abaixo apresento uma lista na qual faço uma relação entre a quantidade de passes e outras variáveis relevantes do jogo. Ao olharmos os resultados do Brasileirão, talvez possamos entender e começar a mudar a nossa mentalidade de que apenas manter a bola seja fundamental para o resultado esportivo.
Vídeo de alguns passes decisivos das últimas 3 rodadas do Brasileirão
Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.