Menu Close

Copinha 2022: garotos com futuro

A Copinha 2022 terminou no final de Janeiro e a ProScout acompanhou uma das principais competições jovens do mundo. Tivemos oportunidade de analisar e rever as partidas para destacarmos 10 nomes que devem ser seguidos de perto nos próximos anos.


John Kennedy – Avançado – 19 anos – Fluminense

O atacante do Flu foi um dos destaques da prova com 5 golos em 5 partidas. O jovem de 19 anos já soma jogos na equipa principal desde 2020 mas foi o ano passado que se destacou com várias presenças nas diversas competições. Depois da prestação na Copinha pode vir a reforçar o seu estatuto no Fluminense e ser uma aposta segura nos próximos anos. Um avançado rápido, móvel e irreverente. Gosta de baixar para ligar o jogo e ir no 1×1 através da sua capacidade técnica e velocidade. Muito forte no drible e na forma como consegue conquistar espaços perto da zona de finalização. Também ataca bem a profundidade e finaliza com qualidade dentro da área.

Rwan Seco – Avançado – 20 anos – Santos

O Peixe é conhecido internacionalmente por lançar jovens de grande qualidade e Rwan Seco procura seguir os mesmos passos de outros atletas formados no Santos. Com 6 golos em 9 partidas foi um dos destaques da prova, levando o seu clube até à final. É um jogador muito valorizado internamente e pode começar a aparecer na equipa principal em breve. Avançado muito versátil que pode jogar como avançado móvel ou referência de área. Liga bem o jogo por dentro quando oferece apoios e apesar da sua alta estatura também é um jogador evoluído tecnicamente. Dentro da área demonstra boa capacidade de finalização e jogo aéreo.

Denivys – Guarda Redes – 20 anos – Cruzeiro

A saída do ídolo Fábio abriu um vazio na baliza do Cruzeiro, apesar da contratação de Rafael Cabral. Denivys fez toda a sua formação na Raposa e na Copinha apenas sofreu 2 golos em 7 jogos. Já alinhou pela equipa principal no campeonato Mineiro. É um guarda redes com excelente cobertura da profundidade, rápido, ágil e com reflexos muito rápidos. É muito reativo na forma como faz as suas defesas, não agarra muito a bola mas consegue socá-la para fora da zona de perigo. Pode ser mais eficaz no controlo do jogo aéreo pela sua estatura. A nível de reposição consegue colocar a bola longa com o seu pé esquerdo ou com a mão.

Jair – Defesa Central – 16 anos – Santos

O central de 16 anos foi uma das grandes revelações da prova e tem tudo para seguir o mesmo percurso de Kaiky que tem vindo a destacar-se na equipa principal do Santos depois de um percurso notável na formação do Peixe. Jair fez 9 partidas na Copinha e tem um perfil muito procurado para um central. Forte fisicamente, agressivo nos duelos e com boa capacidade na marcação e desarme. Consegue reagir bem, tem passada larga e joga bem na antecipação. Com bola é um jogador de processos simples mas não se esconde. É importante nas bolas paradas pelo seu jogo aéreo e pela sua estatura física.

Figueiredo – Avançado – 20 anos – Vasco

Foi um dos melhores marcadores da prova com 8 golos em 6 encontros, tendo sido eliminado nos oitavos de final. O bom desempenho valeu a chamada à equipa principal onde já foi opção no Carioca. Demonstrou um perfil diferenciado durante a prova. É um avançado de ligação que baixa bem no terreno para construir com critério e qualidade. Agressivo nos duelos e com grande facilidade em definir na zona de finalização. Não hesita perto da área e remata de qualquer forma, sendo um jogador muito perigoso. Evoluído tecnicamente e inteligente na forma como consegue procurar a bola entre linhas.

Lucas Barbosa – Extremo – 20 anos – Santos

O possante extremo de 20 anos foi um dos principais responsáveis pela caminhada do Santos até à final. Falhou o jogo decisivo por acumulação de amarelos mas antes disso fez 6 golos em 8 jogos. Muito alto (1,93m) e forte fisicamente. O extremo canhoto é um jogador irreverente e criativo. Joga pela direita mas corta muito bem para dentro e depois finalizar. Aparece bem em zonas de finalização a aproveitar as segundas bolas mas também consegue cruzar com qualidade com o pé direito. Desequilibra com muita facilidade através da sua capacidade técnica e física. Rápido, forte e com excelente capacidade de drible. Já fez a sua estreia pela equipa principal mas depois da sua prestação pode vir a consolidar a sua presença de forma mais regular.

Popó – Avançado – 20 anos – Oeste

Partilhou o prémio de melhor marcador com 8 remates certeiros em 6 jogos. Foi um dos jovens que chamou mais à atenção até por estar num clube de menor dimensão em comparação com outros que são conhecidos pela sua formação de referência. Popó já está integrado na equipa principal do Oeste onde vai disputar a Série D pelo que pode ser visto como um investimento a ter em conta. Forte fisicamente, agressivo nos duelos e muito voluntário. Segura bem a bola e tem um bom sentido de oportunidade na grande área. É destro mas também finaliza bem com o pé esquerdo.

Giovani – Extremo – 18 anos – Palmeiras

Giovani foi um dos grandes responsáveis pela vitória do Palmeiras. Foi quem marcou o golo que colocou o Verdão na final e também apontou o seu nome na lista de marcadores no jogo decisivo, marcando por uma vez na vitória por 4-0 frente ao Santos. Depois das suas exibições na Copinha pode vir a ser opção por parte de Abel Ferreira na equipa principal. Extremo canhoto de grande qualidade técnica. Muito forte no drible e no 1×1. Gosta de assumir a iniciativa e partir para cima do adversário onde se destaca pela sua capacidade técnica, velocidade e mobilidade. Corta bem para dentro para finalizar mas também consegue ser imprevisível e ir à linha de fundo para cruzar com o pé direito. Boa capacidade nas bolas paradas. Apontou 4 golos e somou 3 assistências em 8 jogos.

Vitinho – Extremo – 20 anos – São Paulo

Foi considerado por muitos como um dos grandes protagonistas da competição. Não venceu o prémio de craque da Copinha mas não deixou de encantar pelos relvados onde passou. Na época passada chegou a alinhar pela equipa principal mas este ano pode vir a ser uma escolha mais regular nas contas de Rogério Ceni. Extremo canhoto que joga preferencialmente pelo lado direito do ataque. Muito móvel, ágil e rápido. Forte no 1×1 e imprevisível nas suas acções. Demonstrou uma excelente capacidade para criar desequilíbrios, seja a jogar aberto para depois ir para cima do adversário ou a receber e a ligar o jogo por dentro entre linhas. Boa capacidade nas bolas paradas. Somou 5 golos e 3 assistências em 8 jogos.

Endrick – Avançado – 15 anos – Palmeiras

O jovem de 15 anos foi campeão e craque da Copinha. Marcou 6 golos em 7 jogos, mesmo não sendo habitualmente titular no Palmeiras. As suas exibições fizeram com que muitos torcedores pedissem a Abel Ferreira para o levar ao Mundial de Clubes, situação que não se verificou mas pode vir a ser chamado em breve para a equipa principal dado o seu talento inigualável. Avançado móvel, rápido, com boa capacidade para ligar o jogo mas também para atacar as zonas de finalização. O jovem canhoto consegue ser agressivo e forte fisicamente a aguentar as cargas dos adversários. Baixa bem no terreno para depois assumir a iniciativa e apresenta uma irreverência acima da média para a sua idade. O seu potencial tem despertado a atenção de grandes clubes europeus e pode vir a ser uma das próximas transferências milionárias do Brasil.



Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.



Related Posts