Menu Close

Data Scouting – À procura de jovem talento na MLS

O futebol é uma modalidade que tem desenvolvido imenso nos últimos anos nos Estados Unidos da América e cada vez mais os americanos se assumem como uma potência em crescimento na modalidade.

O nível individual e coletivo é cada vez maior e a Major League Soccer é cada vez mais um campeonato interessante e alvo do “scouting” dos clubes de topo europeu. A fase regular do campeonato terminou recentemente e a competição parou por cerca de duas semanas, voltando dia 19 de de novembro para os playoffs.

Assim, aproveitando a pausa na competição, elaboramos um artigo onde utilizamos primeiro a estatística – “data” e posteriormente a análise de vídeo para selecionar os mais talentosos jovens jogadores a atuar na MLS esta época.

Critérios de pré-seleção

Antes de criar os gráficos e fazer uma seleção com base nos mais derivados parâmetros estatísticos, existem vários critérios a ter em conta, que nos permitem reduzir o número de jogadores avaliados, focar no essencial e ir de encontro ao objetivo do scouting.

Neste caso específico, procuramos jogadores ainda jovens e com potencial para crescer nos campeonatos europeus, pelo que foi definido um limite de idade de no máximo 25 anos. Para além disso, de modo a obtermos gráficos o mais precisos possíveis, foram excluídos jogadores com menos de 900 minutos jogados (10 jogos completos).

Desta forma, o processo de data scouting foi dividido em seis posições (guarda-redes excluídos), e, tendo em conta os dados estatísticos, e também a idade, foram selecionados 3-5 jogadores por cada posição, que foram posteriormente alvo de uma análise com base no vídeo, para ser determinado o seu perfil, rendimento e, verdadeira qualidade e potencial. No final, a ideia foi selecionar um jogador por posição e fazer uma análise individual.

Nota: De realçar que os jogadores foram filtrados por posições e estas são atribuídas pela nossa fonte de estatística, pelo que em alguns casos pode haver pequenos erros (como acontece com James Sands, que está classificado como médio defensivo mas na verdade realizou mais jogos como defesa).

Defesas Centrais

Para o scouting desta posição, foram avaliados 8 parâmetros defensivos e que nos permitem selecionar os jogadores que mais se destacam neste plano. O processo com bola não deve e não foi ignorado, mas neste caso, o número de passes e eficácia é pouco indicador do verdadeiro talento de um jogador, e mesmo que tenha sido aqui incluído, a verdadeira análise deste momento do jogo foi feita através do vídeo.

Através dos gráficos, foram selecionados 4 jogadores, sendo eles:

  • Miles Robinson – Norte-americano – 24 anos – Atalanta United
  • Donovan Pines – Norte-americano – 23 anos – DC United
  • Andrés Reyes – Colombiano – 22 anos – New York RB
  • Mamadou Fall – Senegalês – 18 anos – Los Angeles FC

Depois de uma análise estatística e com base em vídeo chegamos à seguinte conclusão: Andrés Reyes tem vindo a crescer, tem potencial mas ainda deve permanecer na MLS. Mamadou Fall não tem dados tão fortes como os restantes, mas destaca-se em alguns parâmetros e com 18 anos mostra muita qualidade e potencial. Donovan Pines e Miles Robinson apresentam dados defensivos muito positivos, são ambos americanos, conhecem bem o campeonato e já são internacionais, sendo este último o jogador escolhido.

Miles Robinson

Nascido em 1997 no Massachusetts, Miles é já internacional A pela seleção americana por 15 vezes. O seu tempo de formação foi divido por um clube em Boston e o pelo Syracuse, no estado de Nova Iorque. Em 2017 transferiu-se para o Atlanta United, no que foi a primeira janela de transferências a sério do clube fundado em 2014.

Robinson é um defesa central muito completo, proativo e capaz de defender em bloco alto e bloco baixo. Revela uma leitura defensiva e posicionamento positivo. No entanto, apesar de ser forte nos duelos defensivos (taxa de eficácia alta), deve melhorar a abordagens que faz aos mesmos, a orientação corporal e timings de antecipação de forma a proteger-se de eventuais erros graves. Com bola, mostra muita competência, tendo um bom passe longo e uma boa capacidade de progressão através de condução ou do passe. Fisicamente tem características muito valiosas e que influenciam bastante o seu jogo e o seu nível qualitativo.

Por fim, Miles Robinson é um central muito competente e destacadamente um dos melhores da MLS, sendo que esta temporada foi, em termos estatísticos, o melhor. Assim, depois de todo o rendimento mostrado, já justifica um salto para um nível competitivo maior.

Laterais

Neste caso, os  parâmetros selecionados foram divididos pelo processo defensivo e ofensivo, de forma a obtermos jogadores que se possam destacar num ou noutro momento específico do jogo.

Foram selecionados 3 jogadores, entre eles:

  • Kai Wagner – Alemão – 24 anos – Philadelphia Union
  • Aaron Herrera – Norte-americano – 24 anos – Real Salt Lake
  • Julian Araújo – Norte-americano – 20 anos – LA Galaxy

Para esta posição temos Aaron Herrera que tem um elevado número de contribuições para golo e apresenta bons números nos restantes parâmetros, bem como Kai Wagner. Ainda assim, é Julian Araújo, que também mostra dados ofensivos e defensivos muito positivos, o jogador que revela maior potencial.

Julian Araújo

Julian é jogador internacional A americano, que tem também nacionalidade mexicana, e que passou uma parte do seu processo de formação nas academias do Barcelona. Em 2018 transferiu-se para o LA Galaxy e desde aí tem feito parte do plantel A. Esta temporada ganhou definitivamente o lugar no onze inicial, foi um dos laterais com maior rendimento e é dos jogadores com mais potencial do campeonato.

Araújo é um lateral direito bastante competente nos dois principais momentos de jogo mas que se destaca pela contribuição ofensiva. A nível defensivo, Julian mostra bastante comprometimento e uma boa capacidade nos duelos, faltando no entanto melhorar ao nível do posicionamento e leitura defensiva. No aspeto ofensivo, revela uma capacidade técnica muito positiva, com um passe e cruzamento muito fortes, associados a uma boa visão de jogo e tomada de decisão. Para complementar, Araújo tem muita disponibilidade física e capacidade para oferecer largura e profundidade ao jogo da sua equipa, sendo que acrescenta muito valor ao processo ofensivo da sua equipa.

Em suma, Araújo é um jovem lateral muito competente e que já mostra bom rendimento. Tem características muito importantes para um lateral nos dias de hoje e é o jogador da MLS com mais potencial para se afirmar no topo do futebol nesta posição.

Médios Defensivos

No caso dos médios, o processo de scouting teve que ser dividido em duas posições, de forma a garantir uma maior precisão. Neste caso, foram englobados médios defensivos e os médios centro (os denominados “6” e “8” respetivamente).

Os 4 médios defensivos selecionados foram:

  • Eduardo Atuesta – Colombiano – 24 anos – Los Angeles FC
  • Keaton Parks – Norte-americano – 24 anos – New York City FC
  • Federico Navarro – Argentino – 21 anos – Chicago Fire
  • Cristian Cásseres – Venezuelano – 21 anos – New York RB

Nota: James Sands destaca-se claramente no processo defensivo, sendo o jogador com melhores números. No entanto, apesar de estar listado como médio defensivo pela nossa fonte de estatísticas, realizou mais de metade de jogos como defesa (na zona central ou no lado direito) e portanto não foi contabilizado.

Crisitan Cásseres mostra números ofensivos muito positivos mas ainda assim ainda está muito “em bruto” e deve continuar a sua evolução na MLS. Federico Navarro destaca-se essencialmente no processo defensivo e tem muita qualidade, mas também deve continuar a evoluir antes de dar o salto. Keaton Parks encontra-se no topo em alguns parâmetros mas ainda assim, é Eduardo Atuesta o jogador com melhores dados no cômputo geral e com mais qualidade para ser apontado como destaque.

Eduardo Atuesta

Eduardo é um jogador colombiano de 24 anos, formado no Independiente Medellín, e que chegou à MLS em 2018. Desde aí, conseguiu ganhar lugar no Los Angeles FC e aos poucos tornou-se num dos melhores e mais “underrated” jogadores do campeonato americano.

Eduardo apresenta uma capacidade técnica muito boa, com uma técnica de passe, controlo de bola e 1º toque muito fortes. Deste modo, é um jogador que se destaca essencialmente no processo de construção e de criação, e que para além disso é um excelente batedor de bolas paradas. Pelo outro lado, no aspeto defensivo ainda mostra algumas inseguranças, devendo melhorar o posicionamento defensivo e a abordagens que faz aos lances e aos duelos.

Por fim, Atuesta é um médio defensivo com muita qualidade, mas as debilidades no processo defensivo ainda prejudicam o seu rendimento e dificultam a sua afirmação. Ainda assim, a qualidade está lá, e Eduardo é definitivamente um dos melhores médios da MLS, pelo que é um sério candidato a uma eventual transferência para a Europa, sendo que o contexto deve ser muito bem escolhido, para garantir que as suas mais valias se sobrepõe aos defeitos.

Médios Ofensivos

Os jogadores incluídos nesta secção são os médios ofensivos (os “10”) e dessa forma, o foco remete essencialmente para o processo ofensivo, com especial atenção para os golos, assistências e passes chave.

Para esta posição, os jogadores que se destacam são:

  • Emanuel Reynoso – Argentino – 25 anos – Minnesota United
  • Ryan Gauld – Escocês – 25 anos – Vancouver Whitecaps
  • Djordje Mihailovic – Norte-Americano – 23 anos – CF Montreal
  • Jesús Ferreira – Colombiano – 20 anos – FC Dallas

Neste caso, todas estas opções são extremamente viáveis mas a escolha recai sobre Mihailovic. É o jogador que apresentou maior rendimento esta temporada e com o nível atual e potencial mais ajustados para dar o salto para a Europa. Ainda assim, Reynoso mostra muita qualidade e apresenta dados semelhantes a Mihailovic, ainda que o rendimento seja inferior. Jesús Ferreira é bastante novo e tem muito potencial mas ainda deve continuar o seu desenvolvimento num contexto mais favorável, antes de se transferir para a Europa. Ryan brilhou desde que chegou à MLS, mas ainda assim, seria improvável que se transferisse já para a Europa, tendo em conta tudo o que aconteceu.

Djordje Mihailovic

Tal como o nome nos indica, Djordje tem ascendência nos Balcãs, na Sérvia, mas assume nacionalidade norte-americana e já é internacional A. Mihailovic passou os primeiros anos de futebol sénior no Chicago Fire mas transferiu-se há quase um ano para o Montréal do Canadá. A transferência fez-se por valores relativamente reduzidos, mas esta temporada Djordje afirmou-se e como um dos melhores jogadores da MLS e é um dos principais candidatos a dar o salto para os campeonatos europeus.

Mihailovic é um médio ofensivo que se destaca pelo último passe e capacidade de finalização, e que opera essencialmente no último terço, na denominada “zona 14” e mesmo dentro da área. Djordje mostra uma capacidade técnica muito positiva, com um controlo de bola, passe e finalização muito fortes. No aspeto mental, tem uma visão e uma leitura do jogo muito evoluídas, e tudo isto eleva o seu jogo a um patamar muito interessante. Para além disso, Mihailovic é também muito forte nas bolas paradas, e é a partir desse momento que nascem uma boa parte das suas assistências e golos.

Para concluir, Djordje é um médio ofensivo de último passe e finalização, que opera essencialmente no último terço e que apresenta um rendimento excecional no que toca a golos e assistências, mas ainda assim, precisa de evoluir nos restantes momento do jogo. Por fim, Mihailovic encontra-se no topo da MLS em termos qualitativos e de rendimento, e justifica claramente uma transferência para um contexto superior.

Extremos

Chegando finalmente às verdadeiras posições de ataque, para esta posição, bem como para a seguinte, foram analisados apenas parâmetros ofensivos. O aspeto defensivo não deve ser ignorado, e foi tido em conta na seleção do jogador final, mas o objetivo é encontrar um jogador que a neste nível se destaque essencialmente no processo ofensivo.

Os  jogadores selecionados são:

  • Dániel Sallói – Húngaro – 25 anos – Sporting Kansas City
  • Ezequiel Barco – Argentino – 22 anos – Atalanta United
  • Tajon Buchanan – Canadiano – 22 anos – New England Revolution
  • Randall Leal – Costa-riquenho – 24 anos – Nashville SC

Esta é uma das posições mais recheadas e na qual foi mais difícil de selecionar apenas um. Randall Leal apresenta bons números mas parte claramente atrás em nível qualitativo e mesmo em termos de potencial. Tajon Buchanan mostra muita qualidade e é um dos maiores talentos canadianos. Ezequiel Barco é uma velha promessa e continua a mostrar todo o seu talento mas a nível de rendimento ainda não atingiu o topo. Assim, o jogador escolhido é Dániel Sallói, que apresenta um rendimento muito bom e justifica claramente o salto para a Europa.

Dániel Sallói

Sallói é um jogador Húngaro de 25 anos, que já há vários anos vem fazendo o seu caminho na MLS. Dániel foi formado no país de origem, mas aos 18 anos viajou para os Estados Unidos, e nos 3 anos seguintes alternou entre o continente americano e o europeu. Em 2017, estabeleceu-se finalmente na MLS, e desde aí que vem sido um dos bons valores do campeonato e da sua equipa, o Sporting Kansas. Esta temporada, o rendimento foi muito elevado e Dániel está mesmo na luta pela prémio MVP desta temporada da MLS.

Sallói é um extremo esquerdo bastante vertical que pisa terrenos muito interiores e zonas avançadas, e que tem uma excelente relação com o golo. Dániel destaca-se pela capacidade de finalização e pela movimentação sem bola, algo que o torna um perigo a partir da ala. No aspeto técnico, o jogador húngaro mostra também muita qualidade, com um bom controlo de bola, 1º toque e drible. Fisicamente e psicologicamente é também muito evoluído, sendo que o aspeto físico é uma grande arma, principalmente tendo em conta o seu perfil de jogador e movimentação dentro de campo.

Para concluir, Sálloi é um jogador muito completo e acrescenta muito valor ofensivo a partir da ala, pelo que justifica totalmente uma transferência para uma das ligas top-5 da Europa, para um clube de 2º linha (principalmente para a Bundesliga).

Avançados

Por fim, para a secção dos avançados, apenas foram tido em conta parâmetros ofensivos, dando especial importância aos golos e também ao xG. Em semelhança à posição anterior, o aspeto defensivo foi analisado quando foi feita a seleção final.

Assim, através dos gráficos podemos selecionar 3 jogadores, sendo eles:

  • Valentín Castellanos – Argentina – 23 anos – New York City FC
  • Adam Buksa – Polaco – 25 anos – New England Revolution
  • Ricardo Pepi – Norte-americano – 18 anos – FC Dallas

Para esta última posição, todos os três jogadores seriam escolhas mais que válidas. Ricardo Pepi é bastante jovem, tem um potencial enorme e certamente que mais tarde ou mais cedo irá dar o salto para a Europa. Buksa também mostra muita qualidade e rendimento, sendo já internacional pela seleção da Polónia. Ainda assim, Castellanos é o jogador que apresenta mais rendimento e, por toda a qualidade apresentada esta temporada, tem de ser o escolhido como destaque.

Valentín Castellanos

Nascido na Argentina em 1998, Castellanos viajou cedo para o Chile, e aí deu os primeiros passos no futebol sénior, no Universidade de Chile. Poucos anos depois, transferiu-se para o Montevidéu City Torque do Uruguai, entrando na esfera do City Group, e daí mudou-se para os Estados Unidos, para o New York City FC. Depois de três anos razoáveis (um ano de adaptação e dois com rendimento muito positivo), esta temporada Valentín deu um salto qualitativo e afirmou-se como um dos melhores avançados da MLS.

Castellanos é um avançado centro com uma capacidade de finalização excelente, sendo capaz de aliar essa característica a uma movimentação bastante forte e versátil, e a uma tomada de decisão e compostura também muito positivas. No aspeto da criação, Valentín mostra também muita competência, tendo uma capacidade técnica e uma visão de jogo fortes, algo que o torna também muito capaz de jogar em apoio. Fisicamente e mentalmente é também bastante evoluído, sendo que tudo isto torna o avançado argentino muito completo e com um nível qualitativo muito acima da média na MLS.

Por fim, tal como referido, Castellanos mostra muita qualidade e rendimento, é um avançado muito completo e tem um perfil muito valorizado nos dias de hoje, sendo que uma transferência para as principais ligas europeias seria justificado.

Conclusão

Como referido no início, o nível qualitativo da MLS está a aumentar exponencialmente e cada vez mais os clubes de topo europeu focam atenções no campeonato americano.

Dessa forma, realizamos um processo de “data scouting” de forma a identificar os 3-4 jogadores com mais rendimento por posição, e posteriormente efetuamos uma seleção final, através da análise de vídeo, de forma a escolhermos apenas um jogador .

Os seis jogadores finais apresentados têm todos muita qualidade e potencial (uns mais que outros) e são todos possíveis apostas dos clubes das principais ligas europeias. Para concluir, os Play-offs voltam dia 19 de novembro, e todos os jogos vão envolver muito talento e prometem ser entusiasmantes, com atenção especial aos jogadores abordados.



Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.



Related Posts