David Carmo – Novo patrão para a defesa de Conceição
David Carmo, jovem central de 22 anos, acabou de se transferir do SC Braga para o campeão português em título, o FC Porto.
O jovem português esquerdino dividiu a sua formação entre clubes como Beira-Mar, CB Estarreja, Benfica, Anadia e AD Sanjoanense, sendo que em 2015/2016 se transferiu para a equipa dos Sub-17 do SC Braga. Desde então, sempre impôs e demonstrou toda a sua qualidade, o que o levou a uma evolução sustentada que se concretizou na afirmação na equipa principal do clube.
A sua juventude e características promissoras bem como as excelentes exibições pela equipa B do clube, levaram a que se estreasse pela equipa principal em 2019/2020.
Na temporada passada tornou-se um elemento determinante no eixo defensivo da equipa bracarense, participando em 21 jogos. Este número não foi superior devido à sua grave lesão, fratura da tíbia e do perónio, numa altura em já se falava numa transferência para um colosso europeu, o Liverpool. Esta temporada, após a recuperação da sua lesão, efetuou 3 jogos pelos sub-23 e 1 pela equipa B, para ganhar ritmo competitivo e assim voltar à equipa principal. Assim que regressou, conseguiu recuperar a sua habitual forma, participando em 17 jogos.
Características Individuais
Um defesa-central imponente em que podemos destacar a sua excelente robustez física, bem como a sua altura (1,96cm). Com isto, a sua condição física e o sucesso na conquista de duelos ganham um importante relevo na observação e análise do jogador. É dotado de atributos de qualidade para melhorar o setor defensivo de qualquer equipa, onde também se destacam o desarme, marcação, interceção, antecipação e temporização na abordagem aos lances.
A nível psicológico, apesar de jovem, destaca-se também a sua enorme atitude competitiva e capacidade de liderança, determinantes na subida de forma da equipa de Carlos Carvalhal. A sua confiança e concentração foram determinantes numa equipa em que gostava de impor o seu jogar no meio-campo dos adversários, o que levava a que sofressem algumas transições rápidas dos adversários. Nestes momentos, David Carmo foi essencial para a equipa, onde imperaram os seus atributos físicos bem como, a sua eficácia defensiva no 1×1 com o adversário.
Tecnicamente, identificamos a excelente habilidade e variabilidade no passe (curto e longo), capaz de assegurar a 1ª fase de construção da equipa. Esta sua capacidade origina a procura por passes interiores, conseguindo ultrapassar várias linhas de pressão facilmente, bem como os passes de rutura para extremos e avançados para a exploração da profundidade mas também, com passes na largura para os laterais, explorando a sua projeção. Com espaço, também opta pela progressão no terreno de jogo através de uma condução de bola que permite fixar os adversários.
Desta forma, e devido à equipa de Carlos Carvalhal se apresentar num bloco-alto, Carmo com a sua agilidade, velocidade e reação forte em transição defensiva, foi um suporte e um equilibrador defensivo da equipa bracarense.
Com esta análise podemos dizer que David Carmo tem todas as condições para se afirmar na equipa do FC Porto. Como referido atrás, todas as características do jogador enquadram-se no Modelo de Jogo de Sérgio Conceição – de realçar novamente a sua capacidade de recuperar bolas na defesa da profundidade (a equipa portista também se assume num bloco alto), grande eficácia no passe de rutura principalmente na profundidade e variação de corredor, e grande imponência nos duelos físicos (imagem de marca da sua nova equipa). É de prever que se afirme ao lado de Pepe e que se mantiver e/ou melhorar as suas prestações, irá constantemente marcar a sua presença na Seleção Nacional.
Um excelente reforço para o Campeão Nacional.
Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.