Destaques II Liga – A I Liga é já ali
A temporada vai se aproximando do fim e já podemos fazer um pequeno rescaldo de alguns dos principais destaques desta edição da Segunda Liga e que se candidatam a subir para a Primeira Liga no mercado de Verão.
Assim, fugindo às mais óbvias escolhas, apontamos cinco dos grandes destaques e revelações da Segunda Liga.
Alguns dos nomes destacados foram também tema de conversa no episódio 45 do nosso podcast Scout Radar – https://www.proscout.pt/45-scout-radar-talentos-sub-23-da-segunda-liga/
Nermin Zolotic – Casa Pia
Nermin Zolotic é um defesa bósnio de 28 anos que passou pelo Gent, mas sem nunca se conseguir estabelecer. Esteve dois anos ligado ao clube belga (um ano emprestado) e em 2016 transferiu-se para o Roeselare, clube também belga onde jogou 4 anos. No início da temporada 20/21 veio para Portugal para jogar para o Casa Pia acompanhado de Savior Godwin, que também veio do mesmo clube.
Zolotic atua como defesa central pela esquerda numa linha de 3, controla bem o jogo aéreo e posiciona-se bem na linha defensiva. Nos duelos até é eficaz, mas pouco imponente e transmite alguma insegurança, e para além disso tem graves erros ao nível da antecipação. No momento ofensivo, mostra pouca iniciativa na fase de construção, mas é um defesa com um bom passe e progride bem a bola. No radar seguinte podemos verificar algum destes fatores aqui abordados e perceber como se compara aos restantes defesas centrais da Segunda Liga.
Zolotic é um defesa central de bom nível para a Segunda Liga, mas mostra algumas falhas e a pouca segurança que transmite é um fator preocupante. Ainda assim, mostra-se competente no jogo aéreo e nos duelos, e tem um bom volume de ações defensivas. Pelo possível baixo custo é uma opção interessante para ser alternativa numa equipa de fundo da tabela Primeira Liga que jogue numa defesa a três.
Vladan Danilovic – Nacional
Danilovic é um médio bósnio que chegou ao Nacional no início da temporada 20/21 e vai no segundo ano de futebol português. O jovem de 22 anos passou todo o seu processo de formação no país de origem e é já conta com 6 internacionalizações A.
Danilovic é um médio defensivo muito completo, com qualidade e muito desenvolvido para a sua idade. É forte no momento defensivo e apresenta um excelente índice de recuperações de bola e é muito esclarecido no momento ofensivo, na fase de construção, no passe e na condução. O excelente rendimento do jogador espelha-se nos dados estatísticos no radar em baixo e também na sua chamada à seleção na última paragem para seleções.
O médio bósnio mostra neste momento qualidade e rendimento para jogar futebol de Primeira Liga numa equipa com ambições de meio da tabela. Danilovic custou ao Nacional 500 mil euros no início da temporada 20/21 e poderá não ser barato, mas se depender apenas da sua qualidade e potencial tem tudo para subir de patamar no final desta temporada.
Idrissa Dioh – Vilafranquense
Dioh é um jogador francês de 23 anos que chegou a Portugal no último mercado de transferências de verão do Brest e tem sido uma das revelações do Vilafranquense. O jovem médio somou até ao momento 21 jogos, que totalizam pouco mais de 1600 minutos, nos quais marcou um golo.
Idrissa Dioh atua como médio num meio-campo a 2 e atua como médio de ligação. Destaca-se pelo critério no passe e pela forma como consegue quebrar linhas. Dioh revela um bom comportamento defensivo e mostra acima de tudo uma grande margem de progressão neste aspeto. A principal falha que apresenta é a forma como aborda a transição e defende os 1v1, mostrando-se pouco capaz de lidar com mudanças de velocidade, mas merece nota positiva nos duelos. Pelo papel que tem na equipa do Vilafranquense, Dioh sai prejudicado quando comparado a médios defensivos e a médios ofensivos (posições definidas nos dados aos quais temos acesso) e é um dos casos que mostra que os dados não espelham totalmente o que acontece dentro de campo.
Dioh vai no primeiro ano de futebol português e tem sido uma das revelações da equipa do Vilafranquense. Atua como médio de ligação e destaca-se pelo critério no passe. Tem ainda algumas falhas ao nível defensivo, mas mostra margem para crescer e tornar-se um médio completo e com muita qualidade. É um dos grandes candidatos a dar o salto para a Primeira Liga no final da presente temporada.
Madson – Estrela da Amadora
Ligado contratualmente ao Corinthians, Madson passou por vários clubes no Brasil até chegar por empréstimo a Portugal para jogador no Estrela da Amadora. O extremo brasileiro tem 22 anos, leva 3 golos e 5 assistências este ano no campeonato e é um dos extremos com melhores números e com menos atenção da Segunda Liga.
Madson é um extremo esquerdo muito interessante, com muita qualidade técnica, forte no 1v1 e que gosta de diagonais fora-dentro. Acrescenta muito valor ao processo ofensivo da sua equipa pois progride muito bem a bola, quer através do passe quer em condução. É um jogador muito associativo e forte em combinações curtas. Revela uma boa tomada de decisão na fase de construção, mas ainda peca um pouco no último momento. Por fim, tem um bom remate, coloca bem a bola, mas revela alguma falta de compostura que o leva a falhar.
Madson vai no seu primeiro ano de futebol europeu, tem bons números na maioria dos parâmetros e merece nota muito positiva no radar apresentado. É um jogador interessante, com muita qualidade e que contribui muito na fase de criação da sua equipa. Ainda tem margem para evoluir e tem que melhorar em alguns aspetos fulcrais, mas revela potencial para chegar à 1º Liga num espaço de 1 ou 2 anos.
Tiago Gouveia – Benfica B
Formado no Sporting e no Benfica, Tiago Gouveia é um extremo de 20 anos que vai na sua temporada de afirmação na Segunda Liga. Leva 8 golos em 22 jogos, que dá um golo a cada 190 minutos e ainda conta com 4 assistências. A par de Henrique Araújo tem sido um dos destaques da equipa B do Benfica que está em 4ª lugar no momento em que escrevemos isto.
Tiago Gouveia é um extremo que aporta para o jogo qualidade no 1v1, explosividade, muita iniciativa ofensiva e, acima de tudo, golo. É um extremo vertical e objetivo, que procura transformar todas as suas ações em aproximações à baliza e tem no drible e na sua capacidade física duas enormes mais-valias. É muito inteligente na movimentação, na diagonal fora-dentro, no ataque ao espaço e tem também versatilidade para receber e operar entre-linhas. Vejamos então no radar seguinte o rendimento de Tiago espelhado nos números.
Ao contrário dos jogadores até aqui apresentados, Tiago Gouveia pertence a um clube grande e a projeção que fazemos para a próxima temporada do jogador é diferente. A chamada à equipa A ainda não aconteceu, mas Tiago Gouveia mostra um excelente rendimento e tem um perfil diferente dos extremos do Benfica, pelo que poderia ser uma alternativa interessante na equipa principal das Águias.
Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.