Menu Close

FC Porto x Lazio: Duelo tático termina em vitória portista

O Porto venceu ontem a Lazio por 2-1, num jogo difícil, suado, mas que acabou com um resultado positivo, que põe a equipa de Sérgio Conceição em vantagem na eliminatória. A surpresa começou antes do jogo, com algumas alterações no onze dos Dragões e também uma mudança no onze da Lazio.

O mister Sérgio fez descansar alguns jogadores e colocou Toni Martínez no lugar de Evanilson, Pepê no lugar de Taremi e Grujic no lugar de Vitinha. Do lado italiano, Sarri deu a titularidade a Felipe Anderson em detrimento da lesão de Immobile e na ausência de Lazzari, foi Radu a entrar para o onze, para o lado esquerdo da defesa. A titularidade deste experiente jogador romeno, que na verdade é defesa central, foi importante para garantir maior solidez defensiva do lado esquerdo, que foi um dos problemas apontados na antevisão do jogo.

Começando agora pela análise do jogo, o Porto entrou num 4-2-3-1 com Fábio Vieira atrás do avançado e a Lazio no esperado 4-3-3. Os italianos assumiram mais posse de bola, como era esperado, e conseguiram criar dificuldades ao Porto. Na saída curta, a Lazio manteve os laterais recuados e os médios em apoio, e os extremos subidos e abertos, para esticar a defesa portista. Foram capazes de atrair a equipa do Porto à pressão numa zona baixa, ludibriar as marcações individuais da equipa portistas e atacar o espaço livre no lado oposto quando ultrapassada a 1º linha de pressão.

Foi uma dinâmica muito interessante por parte dos italianos, que conseguiram manipular a pressão portista e atacar eficazmente a linha defensiva, muitas vezes em situações de igualdade numérica, algo minimizado na 2º parte, com uma pressão mais coordenada e eficaz.

Exemplos da saída de bola da Lazio e pressão do Porto

A atacar o Porto teve em Fábio Vieira o jogador mais esclarecido. O jovem português foi essencial para transportar bola e criar ocasiões de golo, mas acabou por ser substituído por ter mostrado algumas dificuldades no momento defensivo. Coletivamente, o Porto não fugiu muito ao que tem vindo a ser costume, mas mostrou maior dificuldade em segurar a bola, resultado da ausência de Vitinha, e teve em Toni Martínez o grande talismã. A Lazio mostrou algumas dificuldades em controlar um ritmo mais elevado e cometeu alguns erros.

Melhores ações de Fábio Vieira

Ao intervalo, Sérgio substituiu Fábio Vieira por Galeno e Grujic por Vitinha. Estas substituições permitiram a Otávio passar para o meio, algo que tornou a equipa mais eficiente na pressão deu maior coesão à equipa.

No processo ofensivo, as substituições trouxeram também maior critério com bola ao Porto (efeito Vitinha) e permitiram à equipa controlar melhor o jogo com bola. No geral, as substituições foram muito eficazes e a 2º parte foi muito mais conseguida, o Porto controlou melhor as saídas de bola da Lazio e garantiu maior coesão defensiva.

Por fim, a Lazio apresentou-se a um bom nível e mostrou uma estratégia muito interessante para desmontar o Porto. Os azuis e brancos conseguiram dar a volta ao jogo e garantir uma vitória importante para o apuramento. A 2º mão joga-se na próxima quinta-feira, decide a passagem aos oitavos de final e promete ser mais um duelo tático muito interessante entre Sérgio Conceição e Maurizio Sarri.

Todos os golos da partida



Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.



Related Posts