Fredrik Aursnes: farol norueguês no meio campo encarnado
Chegou ao Molde a 1 de Janeiro de 2016, onde esteve seis temporadas até ter sido resgatado pelo vice campeão da Liga Conferência da temporada passada, por 450 mil euros. O Feyenoord prepara-se para encaixar mais de 15 milhões de euros, um ano depois, pelo internacional norueguês Fredrik Aursnes. A debandada no histórico clube neerlandês continua e, a confirmar-se esta transferência, será o sexto titular a abandonar neste defeso. Arne Slot tem uma dura missão pela frente e a pré-época é um bom exemplo disso mesmo.
Aursnes é um jogador que vem claramente para substituir Julien Weigl e dar músculo ao meio campo encarnado, à semelhança do que faria Sangaré (outro dos jogadores associados ao Benfica neste defeso). Pedido expresso do treinador alemão, que exige um jogador mais combativo e que traga outro tipo de argumentos nos vários momentos de jogo. Habituado a jogar em duplo pivot no Feyenoord, onde faz dupla com Orkun Kökçü e assume a meias as despesas do meio campo. É um médio defensivo, que consegue também jogar como médio centro, dada a sua capacidade com bola e chegada à área.
Aursnes atua como médio defensivo direito e vem jogar no apoio a Enzo Fernandéz, que tem assumido as despesas do lado esquerdo do duplo pivot nos jogos de pré temporada. Será uma ajuda preciosa para o argentino que acaba de chegar à Europa, uma vez que o seu posicionamento em campo é quase sempre muito inteligente, tanto defensivamente como em organização ofensiva. Não é normal um médio defensivo destacar-se pela sua eficácia nos dribles (80%), mas é um ponto chave que permite criar desequilíbrios na primeira fase de pressão adversária. É competente no desarme, mas perde para Weigl na qualidade de antecipação/interceção. É mais rápido e ágil que o seu antecessor, o que lhe permite chegar mais cedo aos lances e reduzir o tempo de execução dos seus oponentes diretos.
Transição defensiva não é uma das suas principais valências e tem dificuldades na rotação, principalmente quando é confrontado por jogadores mais tecnicistas em um contra um. Sai com facilidade na marcação ao homem, cortando as jogadas e deixando a bola em zona segura. Vence 51% dos duelos aéreos, mas é um ponto que pode melhorar, pois o seu timing de salto é muito inteligente. É incrível a quantidade de vezes que olha à sua volta para poder tomar a melhor decisão assim que receber a bola. As comparações com Frenkie de Jong só não são descabidas por este mesmo aspeto, a forma como perceciona o espaço em seu redor. O vídeo seguinte mostra isso mesmo:
Não chega como estrela ao plantel da Luz, pelo contrário, uma vez que é desconhecido para a grande maioria dos adeptos. No entanto, vem para acrescentar valor e ser peça importante no sistema de Roger Schmidt.
Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.