Menu Close

Gabri Veiga: Uma Joia em Balaídos

Gabriel Veiga Novas, Gabri Veiga no mundo do futebol, é um jovem de 20 anos nascido em Porriño,  município galego que faz fronteira com Vigo, que se vem destacando como uma das principais figuras do Celta. Formado no emblema da Galiza, estreou-se na equipa principal do clube em 2020, mas apenas esta época se conseguiu afirmar definitivamente como titular. Desde 2020/21 que a sua utilização vinha alternando entre a equipa B e a equipa principal, sendo que durante a última época conseguiu apontar 9 golos em 31 partidas ao serviço da formação secundária do Celta. Esta temporada conseguiu transportar esses números e boas exibições para o principal escalão espanhol, assumindo-se como uma peça-chave na equipa comandada por Carlos Carvalhal, contabilizando, até agora, 9 golos e 4 assistências em 33 encontros – números de grande relevo para um médio centro.

Momento Defensivo

Esta é a vertente do seu jogo que carece de maior evolução. A equipa do Celta atua usualmente numa estrutura que se assemelha a um 4-4-2 clássico, com Gabri a posicionar-se no duo central do meio-campo. Assim, encontra-se numa posição em que tem obrigatoriamente que defender, sob pena de deixar a equipa demasiado exposta numa zona nevrálgica do terreno de jogo. O jovem espanhol não foge das suas responsabilidades defensivas e esforça-se para cumprir as tarefas nesse capítulo, mas, apesar de ser muito voluntarioso, precisa de melhorar os números neste momento do jogo – tem, por exemplo, 40% de sucesso em duelos defensivos, 40% de sucesso em ações de desarme. Ainda que, como referi, Gabri esteja sempre disponível para reagir à perda e pressionar, por vezes fá-lo de forma desenfreada, acabando por se desgastar em demasia e sem obter o resultado pretendido.

Para chegar ao topo do futebol mundial, é essencial que faça alguns ajustes na forma de pressionar – para conseguir condicionar mais o adversário e gerir melhor o esforço – e aumente os seus números de duelos ganhos, interceções e desarmes.

Ações Defensivas nos Últimos Jogos (Nº 24)

Momento Ofensivo

Como é habitual nos jogadores espanhóis, especialmente os médios, Gabri Veiga é dono de boa relação com bola e capacidade de passe. No entanto, no seu caso, existem outros aspetos com maior destaque. Alia à capacidade técnica valências físicas acima da média – velocidade, agilidade, resistência – que lhe permitem rasgar as defesas contrárias em perigosas ações de condução. Não é só quando tem bola que se dirige à baliza contrária. Diria até que a tem sempre em mente, aparecendo muitas vezes na área adversária para finalizar. A finalização é mais uma das suas valias: tem bom remate, inclusive na meia distância, e é frio na hora de alvejar a baliza – já apontou 9 golos esta temporada.

É um jogador bastante dinâmico, que vagueia pelos 3 corredores, sempre na procura de criar ocasiões de perigo. Procura receber bola nas costas dos avançados/médios contrários para depois dar início aos ataques da sua equipa, transportando a bola ou combinando com os colegas e explorando de imediato o espaço nas costas dos defesas. Joga sempre com os olhos postos na baliza e combina isso com muita chegada à área e eficácia a finalizar. Todos estes ingredientes fazem com que esteja muitas vezes perto da coisa mais importante num jogo de futebol: o golo!

Ações Ofensivas nos Últimos Jogos (Nº 24)

Notas Finais

O médio galego tem aos 20 anos a sua época de afirmação e já se fala no interesse de grandes clubes – desde o início da temporada até agora o seu valor de mercado passou dos 3M€ para os 30M€ (dados Transfermarkt). Com algum tempo para o final da época e uma equipa do Celta que vem em franca recuperação – saiu de perto da zona de descida para próximo dos lugares europeus -, existem condições para que se continue a destacar ao serviço do clube. Somou a sua primeira primeira internacionalização Sub21 pela seleção espanhola em Novembro do ano passado e, com este rendimento, não tardará a chegar à La Roja. A chegada à seleção será mais um ponto de valorização para o jovem espanhol, que, acrescentado essa conquista à sua natural evolução e ao polir de algumas arestas do seu jogo, tem tudo para ver concretizado o interesse dos tubarões europeus em breve.

O Celta de Vigo tem em mãos uma joia que se vai exibindo em Balaídos e com potencial para valorizar desportiva e financeiramente.



Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.



Related Posts