Menu Close

José Manuel Lopéz – um “homem alvo” para o futuro

A Argentina é um dos países com mais história no futebol mundial e todos os anos são revelados ao mundos novos “craques” do futebol “Albiceleste”. O ano de 2021 foi o ano do River e da revelação e afirmação de nomes como Julián Álvarez, Facundo Farías, Martín Ojeda, entre outros, e também de José Manuel López.

Este jovem avançado do Lanús fez dupla com o histórico “Pepe” Sand e na sua primeira época no futebol sénior, fez 13 golos no campeonato, terminando em 5º na lista de melhores marcadores.

A ascensão de Lopéz foi enorme, passou de um nome desconhecido para um dos principais avançados no futebol argentino e o seu valor de mercado subiu de forma exponencial nos últimos 6 meses – passou de uns “meros” 75 mil euros para 8 milhões de euros (dados Transfermarkt).

Perfil

José Manuel Lopéz nasceu a 06/12/2000 e é natural de San Lorenzo. Em janeiro de 2017, ainda aos 16 anos, deixou o Independiente, clube que o formou, para o Lanús, clube onde ainda joga. Ao contrário do que acontece cada vez mais com jovens de 16 e 17 anos a merecerem destaque muito precocemente, Lopéz só “apareceu” verdadeiramente aos 20 anos.

No ano de 2020, a participação na equipa sénior do Lanús foi mínima – 3 jogos (132 minutos) e 1 golo, mas em 2021, o tempo de jogo subiu consideravelmente – 37 jogos (2261 minutos), 14 golos e 3 assistências. A evolução como jogador foi notável e Lopéz já foi associado ao River Plate e a alguns clubes europeus.

Antes de uma análise sobre o momento defensivo e ofensivo, destaque para a sua alta envergadura (1,88m) e para a sua robustez física. No entanto, dada a sua fisionomia, acaba por ter algumas dificuldades ao nível da aceleração e da agilidade, o que não acontece ao nível da velocidade (passada larga).

Momento Defensivo

No aspeto defensivo, Lopéz mostra-se focado em recuperar a bola – boa pressão e eficiência nos duelos, mas dado o seu perfil físico (fraca aceleração) acaba por ser batido em várias ocasiões. É também um elemento importante nas bolas paradas, uma vez que é, naturalmente, um dos elementos mais altos da sua equipa.

Momento Ofensivo

José Manuel Lopéz é um avançado com uma enorme capacidade física e que se destaca pela capacidade de jogar como “homem alvo”, dada a sua aptidão para os duelos físicos e aéreos. É o foco da sua equipa nas saídas longas e consegue conjugar isso com uma excelente capacidade de segurara a bola.

Não obstante, é também muito capaz no jogo em apoio em organização ofensiva, trabalhando como elo de ligação entre o meio-campo e o ataque no 4-4-2 do Lanús. Lopéz mostra ser muito forte a recuar no terreno e a distribuir jogo, fazendo uso de toda a sua qualidade técnica e tática – controlo de bola, passe e visão de jogo. Ainda assim, muito resultado da sua fisionomia, acaba por ter algumas dificuldades em espaços reduzidos e é um pouco inconsistente tecnicamente.

No que toca à finalização, Lopéz é um avançado com muito golo, quer através do cabeceamento quer através da boa capacidade de remate que apresenta. Associado a isso, demonstra um bom “instinto matador” e sabe posicionar-se bastante bem dentro da área para finalizar. Por fim, é um enorme mais-valia nas bolas paradas, quer sejam cantos, livre laterais ou lançamentos longos.

Análise Estatística

Do ponto de vista estatístico, a análise é focada neste radar com dois “jogadores”, cujos dados são referentes à última edição do campeonato argentino. Os valores mínimos e máximos foram definidos, naturalmente, pelos valores do campeonato, tendo sido retirado os “outliers” para cada lado.

Antes de avançar, a área a azul é relativa a José Manuel Lopéz e a área a vermelho é relativa à média dos avançados do campeonato (com pelo menos 5 jogos jogados).

A área a azul é muito mais ampla que a área a vermelho e, à exceção de três parâmetros, os valores de José Lopéz são superiores aos valores da média dos avançados do campeonato. Destaque para o número de Golos p/90min que excede consideravelmente a média, bem como os valores de xG. No aspeto da criação (passes chave), os valores já não são tão elevados, mas continuam a ser superiores à média, e a nível de duelos, o jovem avançado argentino apresenta excelentes valores de volume e eficiência.

Por fim, destaque para a relação entre os golos e o expected Goals, de José López. O jovem avançado marca bastante e regista uma overperformance no xG, no fundo marca mais do que o esperado, o que nos permite realçar a sua finalização.

Conclusão

José Manuel Lopéz é um avançado muito jovem e com um perfil diferenciado em comparação com os jovens da sua idade. É muito forte como “homem alvo”, no jogo em apoio e também a finalizar, o que torna muito completo e uma enorme mais-valia para sua equipa do ponto de vista tático.

A última temporada foi a sua primeira temporada completa no futebol sénior e o rendimento foi muito elevado. O número de golos é o fator mais superficial, mas Lopéz mostrou-se muito completo e preparado para o mais alto nível do futebol argentino, e revelou potencial para ser um dos grandes avançados da próxima geração do futebol argentino.



Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.



Related Posts