Liga 2 Sabseg – As revelações da temporada 2021/2022
A Liga 2 Sabseg 2021/2022 foi das mais competitivas, com os três primeiros classificados a subirem de divisão, Rio Ave e Casa Pia, de forma direta e o Chaves, através do play-off de promoção disputado com o Moreirense. A base de recrutamento das equipas da Primeira Liga, bem como equipas internacionais, de campeonatos periféricos, cada vez mais passa por estes campeonatos secundários.
Neste sentido, apontámos 5 jogadores que se tornaram revelações ao longo da época e para tal procuramos não repetir jogadores da mesma equipa e da mesma posição e excluímos jogadores de equipas B.
Léo Bolgado – 23 anos – Defesa Central – Leixões S.C.
Foi uma das revelações na época passada do Campeonato de Portugal, ao serviço do Alverca, permitindo-lhe o salto para a Segunda Liga. Chegou a Portugal para jogar pelos Sub-23 da Académica, passou pelo Alverca e agora brilhou ao serviço do Leixões.
Bolgado é um defesa central com boa estampa fisica, 1,90, sendo que utiliza muito bem essa estatura para ser um jogador muito importante no jogo aéreo, principalmente em lances de bola parada ofensiva e defensiva. Atuou como um xerife na defesa do Leixões, um verdadeiro patrão, forte no desarme e antecipação e agressivo quando necessário. Com bola, varia o seu jogo entre bolas longas, muita facilidade em colocar diagonais. bem como em jogar curto e simples.
Bolgado, hoje em dia é um central de Primeira Liga que demonstra potencial para chegar aos grandes palcos do futebol português.
Leonardo Lelo – 22 anos – Lateral Esquerdo – Casa Pia A. C.
O algarvio Leonardo Lelo é um exemplo de um jogador que passou por todos os escalões nacionais, enquanto senior, e destacou-se. No Campeonato de Portugal há duas épocas, destacou-se como um dos melhores jogadores da Olhanense, levando-o a ser convocado para a Seleção Nacional de Sub-21. Transferiu-se para o Portimonense onde jogou Liga Revelação e com pouco espaço na equipa principal, esta época foi emprestado ao Casa Pia.
Foi dos jogadores mais utilizados por Filipe Martins, 40 jogos no total, enquadrando-se muito bem no sistema tático da sua equipa. Com o Casa Pia a atuar com 5 defesas, Lelo era o ala esquerdo, cobrindo o corredor todo, algo que tira partido das suas principais características, capacidade física e de cruzamento. Para além disso, é um bom marcador de bolas paradas, fazendo com que esta época tenha contribuído para 10 golos da sua equipa (7 golos + 3 assistências).
João Correia – 25 anos – Lateral Direito – G.D. Chaves
Tal como Lelo, passou por todos os escalões do futebol português enquanto senior, excepto Primeira Liga e Liga Revelação. Foi formado na margem sul do Tejo, longe de Chaves, onde passou pela formação do G.D. “Os Amarelos” e pelo Pinhalnovense. Estreou-se no CP pela equipa do Pinhal Novo, transferindo-se posteriormente para o Vitória SC (de Guimarães), onde esteve durante 5 anos a atuar na equipa B, estreando-se pela equipa A na época 2019/2020. Nessa mesma época, foi para o GD Chaves, onde nas últimas 3 temporadas procurou ajudar a sua equipa na subida de divisão.
João Correia é um lateral direito, internacional A pela Seleção de Cabo Verde, que esta época assumiu um papel de grande importância na sua equipa. É um lateral que está sempre ligado no jogo, muito rápido e agressivo no pressing. No momento ofensivo, normalmente está baixo, no apoio aos centrais e tem capacidade para construir sob pressão, tanto através de passe curto, como através de passe longo e muitas vezes em drible utilizando a sua velocidade.
Pedro Aparicio – 26 anos – Médio Ofensivo – C. D. Mafra
Na época 2020/2021 desceu de divisão com a camisola do histórico Beira-Mar, mas foi um dos principais destaques no Campeonato de Portugal. Formado na equipa Aurinegra, passou pelos seniores do Gafanha, durante 2 anos, pelo R.D. Águeda e depois passou 4 épocas consecutivas no Beira-Mar, contribuindo para a subida da equipa ao Campeonato de Portugal. A boa temporada e o conhecimento que o treinador Ricardo Sousa tinha das suas características levou-o ao Mafra.
Aparício destaca-se pela sua capacidade de drible, bola junto ao pé e em velocidade e com finta, tem facilidade em ultrapassar os adversários. inteligência, pela sua capacidade de contemporizar o jogo e pela sua qualidade de passe. É um jogador inteligente e com boa tomada de decisão, nas equipas por onde passou tanto atuava como um “falso” extremo atuando em espaço interior num 4 – 3 – 3, ou atuando como Médio Ofensivo (10) à frente de 2 médios.
João Carlos – 26 anos – Avançado – Académica (emp. Estoril)
Um dos acontecimentos menos positivos da época foi a descida da Académica ao 3º escalão português, algo que não acontecia à x anos. No entanto, um dos destaques da época foi João Carlos, um avançado brasileiro, que já passou por Portimonense e Estoril, mas foi na Académica que realizou a sua melhor temporada sendo o melhor marcador da Liga 2 Sabseg.
João Carlos é um avançado muito forte no ataque à bola dentro da área, esta época jogou num 5 – 3 – 2, mas também já atuou sozinho como avançado, tem boa capacidade jogar tanto com o pé direito como com o pé esquerdo. Forte no jogo aéreo, é um avançado chato que utiliza muito bem o corpo para segurar a bola e tem facilidade em libertar-se dos centrais para finalizar e nunca dá um lance como perdido.
Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.