Luis Chávez: A Chegar por um Caminho Conhecido
Foi noticiada nos últimos dias, tanto por órgãos de comunicação social portugueses como mexicanos, a possibilidade de o médio mexicano de 26 anos, Luis Chávez, rumar ao FC Porto. A maioria das notícias refere que o negócio estará muito perto de estar fechado e que deverá ficar consumado ainda antes do Mundial, por um valor a rondar os 5M €. A confirmar-se, será o 4º médio a chegar à Invicta depois de uma passagem pelo campeonato mexicano, desde 2013: Stephen Eustáquio, que se transferiu do FC Paços Ferreira mas já havia passado pelo Cruz Azul, Matheus Uribe, proveniente do Club América, e Héctor Herrera, que têm ainda mais em comum com Luis, uma vez que também ele é mexicano e chegou, precisamente, vindo do Pachuca. Vamos conhecer melhor o internacional mexicano e tentar perceber o que pode acrescentar à equipa do FC Porto.
Perfil do Jogador
- Idade: 26 Anos (15/01/1996)
- Altura: 1,78 m
- Pé Preferencial: Esquerdo
- Posição: Médio Defensivo/Médio Centro
- Clube Atual: CF Pachuca
- Contrato: 30/06/2025
- Valor de Mercado: 6,5M € (Transfermarkt)
O médio mexicano foi o terceiro jogador com mais utilização na campanha da sua equipa no torneio Apertura da Liga Mexicana, que terminou recentemente com o Pachuca a sair vitorioso. Estreou-se pela seleção mexicana em Abril deste ano e, desde então, tem sido figura habitual das convocatórias e tido bastante utilização, sendo referido como um dos prováveis convocados para o Catar’2022.
No seu clube, Luis Chávez tem sido utilizado como um dos elementos do duplo-pivot numa estrutura de 1x4x2x3x1, sendo o médio mais posicional dessa dupla. Mesmo sendo o médio mais posicional, é um jogador que acaba por pisar todas as zonas do campo, tanto em tarefas defensivas (Pressionar e Recuperar Alto) como em tarefas ofensivas (Condução de Bola e Envolvimentos em Jogadas de Ataque). É um jogador muito rotativo, conseguindo jogar a bom ritmo durante todo o jogo, tem boa qualidade técnica, capacidade de interseção e ganha bastantes duelos aéreos para um jogador da sua estatura. Em baixo, podemos ver algumas das suas ações nos jogos mais recentes e o seus mapas de ações nos últimos 6 jogos do Apertura.
Melhores Caraterísticas
Mais do que os melhores atributos, aproveitamos este espaço para destacar os aspetos em que pode acrescentar algo novo em relação aos atuais médios portistas. O mexicano é um médio bastante rematador, com muita qualidade no remate de média/longa distância, e que desequilibra na execução de bolas paradas, é um dos habituais batedores de livres, cantos e grandes penalidades no clube e na seleção. É através do remate e da marcação de bolas paradas que obtém grande parte dos seus golos e assistências, como podem ver de seguida.
Aspetos a Melhorar
Tendo em conta a posição que ocupa, para dar um salto qualitativo e conseguir afirmar-se no futebol europeu, terá de melhorar aspetos como a percentagem de acerto no passe e a sua capacidade de desarme, pois a grande maioria das suas recuperações são através de interseções. Por vezes, tenta sair do meio-campo defensivo em condução em situações em que se pede outro tipo de solução ou leva longe demais as ações de condução, estes dois aspetos também deverão ser alvo de trabalho.
Conclusão
Se no início da época, após a saída de Vitinha, existia alguma desconfiança em relação às opções disponíveis para o meio-campo azul e branco, caso seja confirmada a sua contratação, chega numa fase em que os médios do Porto já têm conseguido dar boa resposta. Veremos para que função Sérgio Conceição pretende moldá-lo, mas dificilmente chegará para ser titular de imediato e terá de trabalhar bastante para fazer frente à extrema importância de Uribe e ao momento atual de Eustáquio e conseguir o seu espaço no 11.
Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.