Mike Trésor: À procura do salto
Aos 23 anos de idade e na sua segunda época de volta no país, Mike Trésor está a ser uma das grandes figuras da Jupiler Pro League e, mais concretamente, do KRC Genk, que está a ter um início de campeonato fantástico, encontrando-se no primeiro lugar com mais 7 pontos que o segundo classificado. O internacional pelas seleções jovens da bélgica formado no Anderlecht, tem tido uma elevada preponderância nos resultados da equipa, sendo um dos seus principais criadores, contribuindo com golos e assistências.
Momento Defensivo
A nível defensivo é um jogador que geralmente se encontra bem posicionado no entanto, mesmo quando não o está, como é um jogador veloz, acaba por muitas vezes conseguir recuperar rapidamente a sua posição. Destaca-se a nível da reação à perda da bola sendo muito ativo e pressionante neste momento, principalmente, quando se encontra próximo do centro do jogo. Quando se encontra mais afastado do centro do jogo, por vezes “desliga-se” desta fase , tendo ainda de melhorar neste aspeto.
Momento Ofensivo
É neste momento que se destaca, a partir da posição de extremo esquerdo. Apesar de ser destro, tem capacidade para utilizar o pé mais fraco, tornando as suas ações mais imprevisíveis. Por vezes procura receber aberto no corredor para encarar o adversário, no entanto sente-se mais confortável a jogar e progredir para zonas mais interiores seja para organizar o jogo ofensivo da equipa ou para procurar situações de finalização com o seu pé direito, deixando assim, a maioria das vezes, a largura máxima para o lateral.
Apresenta variabilidade nas ações, é um jogador rápido, muitas vezes ultrapassando os seus adversários em velocidade, tem uma boa capacidade de passe, especialmente, passes de rutura a explorar as costas da linha defensiva e é forte no 1×1. É inteligente nas suas ações, procurando ao máximo jogar a poucos toques e garantindo sempre uma receção orientada para ficar rapidamente de frente para o jogo e tem uma boa tomada de decisão, definindo bem os timings para soltar a bola.
Fruto das suas características, é um atleta que também se sente à vontade para jogar na posição “10”, tendo uma capacidade de definição acima da média. Tem qualidade na execução de bolas paradas, sendo ele o marcador designado das mesmas na clube. Devido à sua velocidade é uma das referências para o momento de transição ofensiva, conseguindo muitas vezes tirar partido da desorganização adversária para criar perigo.
Tem características e capacidade para sair mais vezes do drible para o corredor em vez de procurar sempre zonas interiores, o que o torna mais fácil de contrariar.
Notas Finais
Com o rendimento inicial que está a ter nesta época, onde já leva em 16 jogos, 5 golos e 13 assistências e tendo em conta a proximidade do mundial, dificilmente será um nome que não esteja a ser analisado para uma possível convocatória. Tendo passado toda a sua carreira entre os Países Baixos e o seu país natal, aos 23 anos a ter a preponderância que tem e com margem de progressão para evoluir, juntando o facto de o seu valor de mercado rondar os 5 milhões de euros tornam-no um alvo bastante apetecível para dar o salto para as “Top 5” seja já no mercado de inverno ou, posteriormente, no mercado de verão.
Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.
