Menu Close

Morten Hjulmand – O 6 que Amorim pretende

Hjulmand é médio defensivo do Lecce, equipa que acabou em 16ª na Serie A, e o jogador que Rúben Amorim pretende para reforçar a posição de 6 após a saída de Manuel Ugarte, para o PSG.

O dinamarquês, de 24 anos, foi formado no FC Copenhaga mas acabou por não ter oportunidades no gigante de Parken, acabando por se transferido para o Admira Wacker.

Fez cerca de 70 jogos pelo clube austríaco, dando posteriormente o salto para o Lecce, que ainda estava na Serie B, em janeiro de 2021. Torna-se instrumental para a subida à Serie A, tendo realizado praticamente todos jogos da equipa. Assim como foi na Série B, também foi instrumental na Série A, conseguindo mais uma vez jogar quase todos os jogos da liga.

Aos 24 anos, com uma época de excelência numa Liga Top 5, com muita regularidade e minutos acumulados, começa a entrar no radar de várias equipas de nível mais alto e que pretendam um médio que entre pronto para jogar e render.

Momento Ofensivo

O dinamarquês, não tendo a capacidade de construção de Morita ou de Bragança (exemplos atuais do plantel), é um médio funcional e confortável com bola.

O Lecce pouco ou nada constrói pela zona central do terreno, pedindo muito pouco aos centrais e ao pivot ao nível da criação e, como tal, o dinamarquês pouco se envolve neste primeiro processo. Ainda assim, isto não significa que seja um médio pouco dotado tecnicamente ou que não tenha capacidade para assumir a construção numa equipa mais ofensiva.

Quando tem que assumir as rédeas do encontro com bola, Hjulmand consegue construir de frente para o jogo. Em Itália optava muito pelo passe mais longo ou pelo passe mais seguro/lateral dado que a equipa apostava muito mais no jogo lateralizado e rápido, mas rapidamente percebemos que também consegue utilizar passes dentro do bloco adversário para desequilibrar.

Passe Vertical

Seja no passe vertical pelo chão ou pelo ar, seja no passe longo para as alas ou em combinações ao primeiro toque, tem recursos para criar a partir de trás ou até mais à frente, perto da área. Consegue também sair em dribble da pressão, usando o corpo para criar separação entre ele e o adversário. Apesar disto, não percorre muitos metros em drible, preferindo soltar para colegas em melhores posições.

Passe Longo

A única questão em que tem mais dificuldade é na utilização do pé esquerdo. Não é um caso extremo como Nuno Santos e o seu pé direito, mas Hjulmand tem muita tendência em preferir o pé direito, perdendo por vezes o timing ideal para lançar o passe.

Olhando para o último terço, o jogador do Lecce assemelha-se mais a Ugarte do que a Palhinha. Não cria muito perigo em lances aéreos, apesar da altura, e não tem grande apetência para desequilibrar em zonas de finalização/próximas da área, não sendo dono de um bom remate ou capacidade finalizadora.

Momento Defensivo

Hjulmand é um médio muito completo no capítulo defensivo. O Lecce defende em 4-4-2 ou em 4-3-3, sendo que o dinamarquês normalmente faz parte da linha de 4 médios a partir do half-space direito do duplo pivot ou defende no meio, atrás dos dos médios. Como tal, está encarregue de fazer as dobras ao lateral e ao central do lado direito, na grande maioria das vezes.

O raio de ação aliado ao facto de ser evoluído no entendimento de jogo, oferece-lhe a capacidade de poder ocupar espaços de maneira efetiva e com facilidade. Ao nível dos duelos físicos e aéreos é dominador devido à sua compleição física. É muito comum ver, em situações de maior aperto e em que o adversário começa a despejar bolas na frente, Hjulmand a descer para o meio dos centrais para formar uma linha de 5 e ajudar a defender em bloco mais recuado.

Tackles
Duelos

O posicionamento de Morten é exímio, ajudando a que esteja muitas vezes no lugar certo para interceptar passes ou desarmar o adversário. Consegue ler muito bem as situações defensivas e complementar uma menor velocidade de deslocamento com uma leitura de jogo superlativa.

Ao nível do pressing, também começou a melhorar, tendo agora noção dos timings para sair ao adversário e de quando conter as suas abordagens.

Essencialmente, Hjulmand é um médio que encaixa nas características defensivas que Amorim pretende. Agressivo, capaz de ler e interpretar o momento de ação defensiva e com uma capacidade de choque acima da média, o ainda atleta do Lecce seria uma excelente adição ao plantel e ao onze leonino para as tarefas pedidas por Rúben ao médio mais recuado.

Notas Finais

Hjulmand parece estar bastante perto de ser reforço do Sporting CP. Irá custar entre 15 a 18 milhões de euros e será um negócio avultado para o clube de Alvalade. Ainda assim, a aposta parece, em teoria, muito certeira. Encaixa perfeitamente no modelo de Rúben Amorim, garante qualidade/impacto imediato e vem com perfeitas perspetivas de poder ser rentabilizado. Acaba por vir preencher uma lacuna de um lugar deficitário com a saída de Ugarte, conseguindo dar muito daquilo que Palhinha e o uruguaio entregaram aquando das suas titularidades.

A potencial aquisição do dinamarquês também mostra uma mudança de paradigma: menos entradas – entradas mais caras – jogadores com potencial para causarem impacto imediato e elevarem o nível do onze e do plantel para a luta pelo título.



Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.



Related Posts