Novos Nomes da Seleção Japonesa
A seleção nacional nipónica tem chamado muito à atenção devido aos recentes resultados nos amigáveis jogados e pela excelente prestação no Mundial 2022, onde derrotou Espanha e Alemanha no seu grupo. Se anteriormente já escrevi sobre o facto de ter tido algumas reservas sobre o selecionador, Hajime Moriyasu, atualmente não posso dizer o mesmo.
Lentamente, mas com o cuidado e a calma necessária, trouxe sangue novo à seleção, começando gradualmente a afastar alguns dos antigos pesos pesados que, ao dia de hoje, começam a não ter nível para fazerem parte da seleção. Nomes como Eiji Kawashima, Shuichi Gonda, Hiroki Sakai, Yuto Nagatomo, Maya Yoshida e Gaku Shibasaki saíram das opções do selecionador e apareceram nos seus lugares nomes como Keisuke Osako, Zion Suzuki, Yukinari Sugawara, Seyia Maikuma, Reo Hatate, Atsuki Ito, Keito Nakamura, Kyogo Furuhashi, entre outros. A média de idades baixou, enquanto que o potencial, a frescura física e a qualidade aumentaram.
Dividindo tempo entre onze titular e banco, a verdade é que a maioria dos jogadores agora selecionados foram uma lufada de ar fresco e permitiram que o treinador japonês pudesse finalmente optar por um estilo de jogo mais proactivo, ofensivo e que conjugue os talentos todos da equipa. Permitiu também que algumas individualidades crescessem e expandissem o seu talento na equipa, sendo que jogadores como Mitoma e Take Kubo começaram a ganhar mais espaço e a serem decisivos na equipa.
Dentro dessa ótica de crescimento e aparecimento de novos nomes em todas as convocatórias, a Proscout pensou em destacar alguns nomes que poderão ser ainda relativamente desconhecidos ao público geral.
Zion Suzuki
Suzuki sempre foi visto como uma das grandes esperanças das balizas japonesas (juntamente com Keisuke Osako e Kosei Tani), mas nunca teve o impacto esperado no Urawa. Nishikawa é o titular há alguns anos e, por muito que possa apresentar algumas flutuações nas exibições, nunca foi realmente posto em causa por Ricardo Rodriguez e por Maciej Skorza. Como tal, o jovem teve pouco tempo de jogo e foi emprestado ao Sint-Truiden, onde iria competir pelo lugar com o atual titular da seleção japonesa, Daniel Schmidt. Neste momento é o Guarda-Redes titular do clube, destronando Schmidt e hoje fez a sua estreia pela seleção principal do Japão, onde foi titular.
Suzuki é já um GR muito completo. Dispõe de grandes reflexos dentro e fora dos postes, assim como é destemido e sabe sair da baliza, seja em cruzamentos e lances de antecipação. É muito rápido também, o que permite jogar quase como libero e fazer com que a defesa suba confortavelmente. O nível técnico também é de excelência, sendo um Guarda-Redes com boa capacidade de passe longo e com facilidade em atrair a pressão e distribuir para os colegas.
Yukinari Sugawara
Sugawara já um nome estabelecido na cena do futebol europeu, sendo que as boas campanhas pelo AZ foram suficientes para despertar a atenção das Ligas Top-5. No entanto, a entrada na seleção demorou um pouco e só no pós Mundial 2022 é que começou a ter minutos regularmente e logo como titular.
Normalmente num sistema de 4 defesas, mas também como ala a 3, é um lateral muito acutilante com facilidade em fazer o constante vai e vem devido ao físico evoluído. Tecnicamente também bastante completo, sendo capaz de criar no passe e no cruzamento, seja em zonas interiores ou exteriores.
Provavelmente esta será a última época dele em terras holandesas dada a cobiça por parte de clubes com elevado poderio financeiro.
Atsuki Ito
Ito também começou a surgir no pós Mundial 2022 devido às excelentes exibições pelo Urawa Red Diamonds. Começou com médio defensivo mas com a chegada de Ken Iwao passou a ser o 8 da equipa e é aí que tem brilhado.
É um médio que faz qualquer função, conseguindo ser excelente tanto a 8 como a 6. Defensivamente tem um raio de ação enorme e uma leitura de jogo impressionante, algo que o leva a conseguir antecipar duelos e cortar as tentativas ofensivas adversárias com facilidade. Também no duelo é impressionante, conseguindo usar a sua estatura larga e alta para ganhar lances aos oponentes.
Ofensivamente, consegue destacar-se com e sem bola. Tem uma chegada à área muito interessante, sendo capaz de aparecer em zonas de finalização com sucesso e criando quase sempre perigo, seja em remates fora de área ou em ataques a cruzamentos. Com bola é um 8 que consegue criar e verticalizar, tomando boas decisões constantemente. Aos 25 anos está na altura certa para chegar à Europa e cimentar o seu lugar na seleção.
Keito Nakamura
Tal como Sugawara, Nakamura já era um nome com algum hype na Europa. Depois de boas épocas ao serviço do LASK Linz, transferiu-se para o Stade Reims este ano. Também ele foi um tanto quanto ignorado nas convocatórias até ao Mundial, mas depois de Catar 2022, começou a ser presença assídua nas convocatórias de Moriyasu.
Apesar de não ter estatuto de titular (Mitoma está à sua frente), é um dos jogadores mais talentosos desta nova fornada que entrou nas contas do selecionador e um dos mais entusiasmantes atacantes asiáticos.
Pé direito diabólico e com um drible capaz de deixar qualquer defesa por terra, Nakamura procura cortar para dentro e aproveitar o espaço central para rematar ou oferecer passes para finalização. Tem sempre contacto próximo com a bola e tem uma excelente manipulação do esférico, fazendo com que com mudanças de velocidade consiga sair do adversário sempre jogável.
Aparece muito bem em espaços de finalização e conclui com muito sucesso, tendo feito 17 golos na última dele na Áustria. Ainda está a dar os primeiros passos em França, mas com Will Still já titular e tem tido um impacto interessante.
Notas Finais
As escolhas do selecionador nipónico estão cada vez mais difíceis dado que o leque de opções continua a aumentar a um nível espantoso. Para além da pool atual de selecionáveis, nomes como Kuryu Matsuki (FC Tokyo), Haruya Fujii (Nagoya Grampus), Mao Hosoya (Kashiwa Reysol), Kashif Bangnagande (FC Tokyo), Ryotaro Araki (Kashima Antlers), Makoto Mitsuta (Sanfrecce Hirohsima), Sota Kawasaki (Kyoto Sanga) e muitos outros serão nomes a seguir com atenção e com potencial para integrar (alguns já o fizeram) a seleção no futuro.
Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.