Menu Close

O primeiro passo de história – PAOK x SL Benfica

O SL Benfica estreou-se esta quarta-feira na UEFA Women’s Champions League e conquistou a primeira vitória de sempre na competição. As encarnadas foram à Grécia vencer o PAOK por 1-3 e apuraram-se para a segunda eliminatória da prova.

A equipa encarnada iniciou o encontro num 4x4x2, com um losango na zona central e uma dupla atacante composta por Cloé Lacasse e Nycole. A canadiana conferiu maior mobilidade à dupla, enquanto a canarinha se assumiu mais como uma referência em zona central. As gregas, por outro lado, apresentaram-se num 4x3x3.

A superioridade numérica na zona central (4 vs 3) foi importante para o SL Benfica dominar a batalha a meio-campo. O facto de possuir uma unidade a mais do que as helénicas nessa zona permitiu à equipa lisboeta, por exemplo, descobrir Ana Vitória no espaço entre linhas, livre de marcação, em inúmeras ocasiões.

Com uma defesa alta, a equipa portuguesa dificultou muito a saída de bola ao PAOK e obrigou quase sempre a equipa grega a jogar direto, o que resultou grande parte das vezes em bolas despejadas para terra de ninguém e onde Carole Costa e Sílvia Rebelo puderam recolher o esférico e iniciar um novo ataque.

O primeiro golo nasce de uma recuperação de bola dentro do meio-campo adversário, fruto da pressão alta imposta pelo SL Benfica. A mobilidade de Cloé Lacasse, que fugiu muitas vezes para o flanco esquerdo, serviu depois de chave para desbloquear o nulo. A canadiana rompeu pela esquerda, ganhou a linha de fundo – um movimento muito caraterístico de Cloé – e cruzou atrasado para o remate de Nycole, defendido pela guardiã contrária e de seguida emendado por Ana Vitória para a baliza.

O segundo golo surge de uma boa jogada de uma paciente equipa encarnada. Numa primeira fase, o SL Benfica leva o PAOK a bascular para o lado esquerdo – da perspetiva de quem defende – e opta depois por rodar o centro de jogo através das defesas centrais. Nesta altura a equipa grega já está “desencaixada” da equipa encarnada em termos defensivos e Christy Ucheibe, apercebendo-se do espaço, procura as costas da interior grega, onde vai receber a bola de Carole Costa. A partir daí, a nigeriana só teve de rodar e colocar a bola entre defesa central e lateral contrária, a explorar a diagonal da esquerda para o centro de Cloé Lacasse, que finalizou com qualidade.

O golo grego surgiu numa fase ainda precoce da segunda parte e relançou de certa forma o encontro. Poderia ter sido assinalada uma falta sobre Cloé Lacasse no início do lance, mas a juíza da partida optou por deixar jogar e Christy Ucheibe, que procurava apoiar as colegas do lado esquerdo, acaba traída por um ressalto que leva a bola a sobrar, em zona central, para Thomai Vardali. A grega assinou um grande golo, sem hipótese de defesa para Carolina Vilão.

O golo sofrido podia, de certa forma, fazer tremer o SL Benfica. Contudo, a equipa de Luís Andrade manteve os índices de concentração elevados e a resposta não podia ser melhor, com o 1-3 a surgir quatro minutos depois. A jogada é iniciada e finalizada por Catarina Amado, que arrancou da direita para o centro e, quando Nycole não lhe devolveu o esférico para completar a tabela, teve a inteligência tática e velocidade de pensamento necessários para se aperceber do espaço que a avançada brasileira criou nas suas costas ao recuar para receber o passe, atraindo a marcação da defesa central. Catarina Amado continuou o movimento e surgiu sozinha em zona de finalização, ainda que o cruzamento de Cloé Lacasse não lhe tenha chegado à primeira tentativa e tenha tido depois alguma sorte no facto da bola sobrar para o remate.

Em suma, o SL Benfica nunca pareceu estar em reais dificuldades perante o PAOK. A equipa encarnada apareceu na Grécia com a lição bem estudada, impôs o ritmo que quis no encontro e controlou tranquilamente um adversário que só num lance isolado conseguiu chegar ao golo, fruto de um ressalto fortuito e, depois, da inspiração de Vardali.



Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.



Related Posts