Pablo Torre – A nova pérola do Barcelona
O Barcelona garantiu nos últimos dias mais um jovem bastante promissor para processo de reconstrução do clube catalão. O jovem é Pablo Torre, um médio espanhol nascido em 2003 e que joga no Racing Santander, contratado nuns moldes bastantes semelhantes a Pedri.
O Barcelona tornou nos últimos dias oficial a contratação de Pablo, que chega à Catalunha no final da presente temporada, por valores que rondam os 5M€ no imediato, que podem ascender a 20M€ mediante objetivos, tudo muito semelhante ao negócio que levou Pedri de Las Palmas para os “Culés”.
Só por este fator, o mediatismo em volta do jovem é grande, mas vamos ver como joga Pablo Torre e qual o potencial do prodígio que tanto se tem falado em Espanha.
Perfil
Pablo Torre nasceu nas imediações de Santander a 03/04/2003. Desde cedo ingressou nos escalões de formação do clube da cidade e em novembro de 2020 fez a sua estreia pela equipa sénior, tinha então 17 anos.
No resto dessa temporada, fez mais 24 jogos (1 dos quais para a taça), tendo registado pelo meio 4 golos e 5 assistências, contribuindo assim para a subida de divisão do seu clube. Na presente temporada, Pablo assumiu maior protagonismo e até ao momento leva 24 jogos, nos quais marcou 7 golos e assistiu também 7 vezes.
Pablo é um médio ofensivo destro e ainda está obviamente numa fase de crescimento, não só técnica e taticamente, mas também fisicamente. Ainda assim neste aspeto, podemos destacar a sua aceleração e coordenação, mostrando-se um jogador muito “elegante” e sempre em controlo dos movimentos. No aspeto psicológico, destaque claro para a maturidade que revela para a sua idade.
Momento Defensivo
Fazendo já a semelhança com os seus colegas do Barcelona, Pablo não é, e está longe de ser tão agressivo na reação à perda como Gavi. Ainda assim, a sua inteligência volta a refletir-se e o jovem espanhol mostra uma boa leitura defensiva e sentido de oportunidade, sendo capaz de antecipar quando pode ou deve pressionar mais intensamente para recuperar a bola.
Como qualquer jovem médio ofensivo recém-saído dos escalões jovens, o foco vai quase a 100% para o momento com bola. Ainda assim, mostra-se competente neste aspeto, e quando inserido num contexto superior, certamente que vai desenvolver o sentido defensivo.
Momento Ofensivo
Pablo Torre é um médio ofensivo que prima pelo controlo de bola e pela inteligência. É um jogador que se posiciona bastante bem e está sempre a procurar espaço para receber a bola, conseguindo-o através de uma leitura do jogo muito desenvolvida e por constantes “scans” do campo, devendo-lhe ser dado muito mérito por isso, tendo em conta a sua idade.
Quando tem a bola, Pablo faz denotar toda a sua qualidade técnica e mais uma vez a sua inteligência. Mostra um excelente controlo de bola e drible, e também um bom 1º toque. Ainda assim, deve trabalhar este último aspeto, pois recebe sempre bem do ponto de vista técnico, mas por vezes para demasiado a bola, o que atrasa o desenrolar da jogada. É forte no passe e tem uma visão de jogo muito desenvolvida, o que o torna muito forte na criação de oportunidades.
Para além disso, revela uma excelente tomada de decisão, raramente se mostra individualista e dificilmente erra ações importantes e flagrantes. Ainda assim, em algumas situações pode acelerar mais o jogo, mas acaba por ser algo normal para a sua idade e garantidamente que vai evoluir neste aspeto.
Por fim, terminamos a análise do momento ofensivo com um vídeo das suas melhores ações esta temporada, entre elas os vários golos e assistências que leva esta temporada, nos quais se refletem toda a sua qualidade e inteligência
Análise Estatística
Do ponto de vista estatístico, a análise é focada neste radar com dois “jogadores”, cujos dados (por 90 minutos) são referentes à última edição do campeonato argentino. Os valores mínimos e máximos foram definidos, naturalmente, pelos valores do campeonato.
Antes de avançar, a área a verde é relativa a Pablo Torre e a área a vermelho é relativa à média dos médios ofensivos do campeonato (com pelo menos 450 minutos jogados).
A área a verde é bastante mais ampla e completa que a área a amarelo, principalmente nos parâmetros da finalização e criação. Pablo regista um elevado número de golos e assistências por jogo, que resultam inevitavelmente do também elevado número de remates e passes chave, respetivamente, e mostra também bons números ao nível do drible e eficácia de passe.
Para terminar esta breve análise estatística, o foco vai para o reduzido número de recuperações de bola, que aqui se encontra escondido pelo valor médio, mas cujo valor é 1,38. Este dado confirma o que foi abordado na análise do momento defensivo, e mostra que apesar de ter uma leitura defensiva positiva, é muito pouco agressivo na reação à perda e pouco ativo defensivamente.
Conclusão
O passado recente do Barcelona tem sido bastante conturbado e tudo em torno dos negócios dos catalães foi posto em causa. Desde Coutinho, a Dembélé e a Griezmann, muitos milhões foram gastos em jogadores que pouco impacto tiveram no clube, mas a contratação de Pedri mostrou-nos que os scouts do Barcelona sabem contratar bem… e barato.
Pablo Torre é ainda um menino de 18 anos, mas que já mostra uma qualidade e um rendimento excecional. A inteligência que mostra ao nível do posicionamento ofensivo e também da decisão, associado à qualidade técnica, tornam-no um jogador especial e com um potencial enorme. No Barcelona, espera-se que tenha espaço para crescer e tem tudo para ser uma das revelações da próxima temporada, talvez não ao nível de Pedri e Gavi, mas certamente que é um jogador com futuro promissor nos catalães.
Para terminar, Pablo é um jogador muito talentoso e com potencial para se afirmar como mais um dos “magos” do meio-campo da Seleção Espanhola e do Barcelona, que já contou com Xavi e Iniesta, e conta agora com Pedri, Gavi e também com Pablo Torre.
Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.