Para chegar à fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica encontra o PAOK como primeiro obstáculo. A equipa grega, orientada pelo técnico português Abel Ferreira, deixou pelo caminho o Besiktas para chegar a esta 3ª pré-eliminatória. Ao nível do ritmo competitivo, o contexto é semelhante para ambas as equipas uma vez que a Liga Grega se iniciou recentemente, contando apenas com uma jornada disputada. Na temporada passada, foram vice-campeões gregos, superados pelo Olympiacos, por uma larga margem de 18 pontos.
O plantel sofreu poucas alterações relativamente à época transata. Destaque para as saídas a custo zero do português Vieirinha e dos médios Maurício e Ergys Kace. Quanto às entradas, referência para a contratação de Stefan Schwab, médio vindo do Rapid Viena, Nikoloz Ninua, jovem promessa da Geórgia, e Andrija Zivkovic, que chegou à Grécia após rescindir contrato com o Benfica.
PROCESSO OFENSIVO
- Equipa organizada em 3x4x3.
- Primeira fase de construção entregue aos centrais, com os alas projetados e a garantir permanentemente largura para a variação de jogo.
- Extremos jogam maioritariamente por dentro e exploram movimentos em apoio coordenados com os movimentos de ataque à profundidade do avançado Akpom.
- Preparação para a perda de bola é assegurada pelos 3 centrais + 1 médio em equilíbrio.
POSSÍVEL ABORDAGEM DEFENSIVA DO BENFICA
PROCESSO DEFENSIVO
- Pressão alta à 1ª fase de construção do adversário.
- Referências individuais para condicionar adversários mais próximos.
- Algumas dificuldades em coordenar a pressão de uma forma coletiva, abrindo espaços entre linhas.
- Organização em 5x4x1 no meio campo defensivo.
POSSÍVEL ABORDAGEM OFENSIVA DO BENFICA
DESTAQUES INDIVIDUAIS
DIMITRIOS GIANNOULIS – ALA ESQUERDO – 24 ANOS
É o atual titular na posição de lateral esquerdo na seleção da Grécia. É um jogador rápido e destaca-se pela forma como consegue desequilibrar quando chega ao último terço, quer através do cruzamento, quer procurando ele próprio a finalização.
OMAR EL KADDOURI – MÉDIO CENTRO – 30 ANOS
Internacional marroquino e um dos elementos mais experientes do plantel. É o pêndulo da equipa, passando por ele muito do jogo ofensivo que a equipa que produz. Tem ainda uma boa meia distância.
DIMITRIOS PELKAS – EXTREMO DIREITO – 26 ANOS
O criativo grego tem passado no futebol português, num empréstimo ao Vitória FC. Acrescenta qualidade técnica e no último passe aos comandados de Abel Ferreira. Garante variabilidade ofensiva, pela capacidade de se envolver tanto pelo corredor lateral como pelo corredor central.
CHUBA AKPOM – PONTA DE LANÇA – 24 ANOS
Formado no Arsenal e é uma ex-jovem promessa do futebol inglês, contabilizando 41 presenças pelas seleções jovens. Oferece uma dimensão física assinalável ao ataque da equipa grega, não só do ponto de vista do jogo aéreo, mas também pela velocidade com que explora movimentos de ataque à profundidade.
Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.