Menu Close

Renato Paiva conquista o Equador

O Independiente del Valle, treinado por Renato Paiva, sagrou-se, pela primeira vez, campeão do Equador, após um resultado agregado de 4 – 2 (3 – 1 na primeira mão e 1 – 1 na segunda mão), frente ao Emelec. O formato do Campeonato Equatoriano, é semelhante a alguns campeonatos na América do Sul/Central, em que existe um Torneio Apertura (Campeonato a uma volta), ganho pelo Emelec, e um Torneiro Clausura (Campeonato a uma volta), ganho pelo Independiente, que resulta num confronto entre os campeões dos dois torneios, numa grande final a duas mãos. As equipas com mais títulos neste campeonato são, o Barcelona Sporting Club, com 16 títulos, o Emelec, com 14, El Nacional, com 13 e LDU de Quito, com 11.

O Del Valle, foi fundado em 1958, e em 2007 foi comprado por um grupo de investidores. O clube, que se estreou na 1ª Divisão do Equador em 2010, tem um dos projetos mais interessantes da América do Sul que assenta no formar e potenciar jovens jogadores para a equipa senior e posteriormente gerarem mais-valias financeiras, com a sua venda para outros mercados. A equipa equatoriana, que detém mais de 20 títulos nacionais e internacionais, na formação, conquistou o primeiro grande título nos seniores, em 2019, a Copa Sul-americana.

Da formação para o rendimento

Renato Paiva é o líder do processo, que levou à conquista deste título. Um dos pupilos de Jaime Graça, tal como Bruno Lage ou João Tralhão, esteve durante muitos anos ligados à formação do Benfica. Esta experiência, permitiu-lhe conhecer e ajudar a evoluir o processo formativo de um clube de alto rendimento, bem como um focar-se no desenvolvimento do talento individual, com o objetivo de serem integrados num contexto Profissional.

Este ano, o Del Valle, após a saída de Miguel Angel Ramirez, treinador que conquistou a Sul Americana com o clube, a equipa equatoriana optou por contratar Renato Paiva. A história do treinador e da equipa equatoriana, bem como os objetivos de ambos, são semelhantes, o clube procurava um treinador com uma visão formativa e que conhecesse o projeto formativo de um clube de alto rendimento e Renato, procurava o sucesso no escalão sénior e num contexto em que o objetivo fosse rendimento.

A conjugação dos interesses, resultou no sucesso atingido agora, além do rendimento, o processo de integração de jovens na equipa principal foi um sucesso, como são os casos de José Hurtado, Jhoanner Chavez e de Moisés Ramirez.

11 Base

O Independiente del Valle, atua num 3 – 4 – 3, em organização ofensiva e num 5 – 3 – 2, em organização defensiva. Em termos de 11, a equipa procura mesclar, a experiência de alguns jogadores, principalmente os 3 centrais, com a juventude e irreverência de outros.

Momento Ofensivo

A equipa de Renato Paiva, tem umas dinâmicas ofensivas interessantes, construção com os 3 centrais e 2 médios no apoio à construção, ou com os 3 centrais + GR, para criar superioridade na construção. Os médios poderão estar lado a lado, ou em diagonal, com um mais próximo, ou mesmo entre os 3 centrais, para formar a tal linha de 4. Os alas, são responsáveis por dar largura e/ou profundidade, enquanto os avançados procuram jogar entrelinhas.

O objetivo da construção, passa por atrair a linha defensiva adversária e criar espaço entrelinhas. Procuram criar esse espaço, com a progressão dos centrais ou com a movimentação dos médios.

O Independiente del Valle procura, também, atrair o adversário a um lado e com os alas ou avançados em largura, procurar passes em diagonal ou através de jogada, apoiada, rodar rapidamente o centro de jogo.

Momento Defensivo

No processo defensivo, a equipa, em organização defensiva, pressiona num 5 – 3 – 2 em bloco médio alto, de forma agressiva, com o objetivo de recuperar a bola mais perto possível da baliza adversária. Procuram fechar o jogo interior ao adversário.

A agressividade da equipa, principalmente dos alas, caso o adversário consiga ultrapassar, deixam alguns espaços que os adversários poderão aproveitar. Por outro lado, a pressão alta que a equipa faz, cria muito espaço entrelinhas, em transição, e nas costas da defesa.

Renato Paiva, fez história ao leme do clube equatoriano, cumprindo, assim, o grande objetivo do Independiente del valle, na primeira oportunidade, juntando-se um conjunto de treinadores portugueses que alcançaram o sucesso internacional.



Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.



Related Posts