A nau de Mário Silva

IDADE
43

Os Princípios Ofensivos

Fase de construção do jogo ofensivo e fase de criação de situações de finalização
Relações fundamentalmente compostas de três jogadores para fazer constantemente triângulos ofensivos para combinações diretas ou com um terceiro homem e uso de passes em profundidade para quebrar linhas defensivas adversárias.
O Rio Ave tem uma construção curta a 3 (Monte, Aderlan, Borevkovic) posicionando-se a toda a largura, dando desta maneira liberdade a Ivo Pinto para subir no terreno, colocando-se como um ala direito. Na outra ala bem aberto fica o extremo esquerdo (por norma Carlos Mané, que jogou 7 dos 8 jogos oficiais até ao momento). O médio interior direito (pode ser Piazon ou Geraldes) , encostam no médio atacante, dando uma profundidade média e possibilidade de quebrar a linha média adversária. Estes, por sua vez, dão apoio ao avançado (Bruno Moreira é quem tem jogado mais esta época, fez metade dos jogos oficiais: 4) para uma possível segunda bola, ou serem linhas de passe, formando triângulos com Ivo Pinto ou Carlos Mané, quando a bola entra nos corredores.
Quando a bola está num dos três defesas, um dos médios de construção (o que está no mesmo lado onde se encontra a bola), baixa para formar uma triangulação que visa dar apoio e criar superioridade numérica para uma rápida circulação de bola.


Outras opções usadas muitas vezes são o passe longo dos defesas centrais para o ala oposto (variação rápida do corredor) ou para a ala do mesmo lado (passe frontal a quebrar linhas).


Organização Defensiva
O Rio Ave posiciona-se num esquema de 4-4-2 na sua organização defensiva. A 1ª linha defensiva é composta pelo avançado e pelo médio atacante centro. Ambos se posicionam fechados, para cortarem a linha de passe para o médio de construção adversário, cooperando entre eles, de acordo com o movimento da bola, sem nenhum deles se esquecer do respetivo defesa central.
O médio interior direito e o extremo esquerdo ficam encarregues de saltar nos defesas laterais quando recebem a bola.

Transição Ofensiva/Defensiva
Os jogadores (aquando da organização ofensiva ou defensiva) devem estar posicionados para que, a qualquer momento, a equipa caso perca ou ganhe a bola, estejam bem colocados para uma rápida e acertada tomada de decisão.
Equilíbrio defensivo
É composto por 4 elementos: são eles o defesa esquerdo, os dois defesas centrais e um dos médios de construção.
Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.
