Menu Close

Scouting: Alberto Moleiro

Alberto Moleiro é um nome ainda pouco conhecido no futebol internacional, mas promete deixar de o ser em breve.

Nascido em 2003, prestes a completar 19 anos, o espanhol natural de Tenerife mudou-se aos 16 anos para a ilha vizinha para representar o Las Palmas e desde a época transacta (21/22) que é presença regular na equipa sénior. Ainda com idade de júnior fez 38 jogos pelo Las Palmas, 24 como titular, e foi peça importante no 4º lugar obtido pelo clube na 2ª Divisão Espanhola. Esta época o médio ofensivo assume um papel de ainda maior destaque e foi titular em 5 dos 6 jogos já disputados (entrando ao intervalo no 6º jogo), contando com 3 assistências para golo.

Momento defensivo

Tratando-se de um jogador de baixa estatura (1,69m) e franzino, Alberto Moleiro cumpre tacticamente as funções defensivas habituais quer como médio ofensivo quer como extremo, mas a dificuldade em se impor fisicamente nos duelos e alguma falta de agressividade nesse momento, fazem com que seja um jogador que ainda terá de crescer para aumentar a sua influência no capítulo defensivo.

Momento ofensivo

É com bola que Alberto Moleiro se destaca. Capaz de recuar para pegar no jogo, transportar a bola em velocidade e fazer passes de ruptura, o prodígio espanhol mostra uma capacidade assinalável na organização do jogo e fá-lo com uma técnica muito acima da média. Estas características permitem-lhe assumir um papel na zona central do meio campo, mas também tem qualidades que lhe dão condições para jogar mais descaído nas alas. É um jogador com uma capacidade de drible muito forte pois faz uso do seu baixo centro de gravidade, agilidade e capacidade de aceleração para mudar rapidamente de direcção e, apesar de ser destro, é competente nas execuções técnicas de pé esquerdo, o que lhe acrescenta imprevisibilidade.

Naturalmente que numa idade tão precoce a jogar a um nível de exigência tão alto, ainda se notam algumas lacunas. Apesar de normalmente decidir bem, a irreverência que lhe traz um estilo de jogo próprio, acaba por fazer com que opte pela decisão mais arriscada e com baixa probabilidade de sucesso em demasia, perdendo mais bolas do que o expectável e fazendo com que a equipa não consiga manter a posse de bola em momentos que se justificava manter.

Ficam alguns dos melhores momentos do camisa 10 do Las Palmas (que na época passada carregava o nº20):

Golos, assistências e passes chave
Dribles

Notas finais

Os seus já mais de 40 jogos como sénior e a titularidade assumida ainda com 18 anos num clube que luta para subir à La Liga, são o cartão de visita de mais um talento espanhol que dará que falar. Aliás, não é por acaso que o Barcelona esteve na iminência de o contratar neste mercado de Verão. Se continuar a ser aposta e progredir de encontro ao que se espera dele, poderemos estar perante um caso sério que num futuro breve voltará a centrar as atenções do Barcelona… e não só.



Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.



Related Posts