Menu Close

Scouting: Dylan Collard

Perfil do Jogador

Dylan Collard tem 23 anos e está a cumprir a sua quarta época no Marítimo (20/21 a 23/24), realizando parte da sua formação no SL Benfica (até aos sub-15). Passou ainda por várias equipas nomeadamente Esp. Lagos, Nacional, Belenenses, Tondela, Lusitano de Vildemoinhos e Stal Rzeszów (II Liga Polaca), entre as épocas 15/16 a 19/20. Esta época conta já com 11 jogos (9 na II Liga, 2 na Taça de Portugal e 1 na Taça da Liga), totalizando 908 min. e demonstrando ser aposta do clube quando comparado com a época transata onde representou o Marítimo em 25 jogos (23 no Campeonato de Portugal pelo Marítimo B, 1 pela equipa de sub-23 e 1 pela equipa principal), totalizando 2140 min. A sua evolução poderá estar associada ao excelente desempenho nessa época onde se mostrou um central com “faro de golo” tendo faturado 6 golos a assistindo ainda os seus companheiros com sucesso por 3 vezes.

Pontos Fortes (+)

*Técnico/Tático: Controlo profundidade, Polivalência, Duelo aéreo defensivo, Controlo da bola, Progressão com bola, Duelo aéreo ofensivo, Cabeceamento

*Físico: Proteção da posse, Tamanho e Fisionomia, Força, Duelo físico, Condição física

*Psicológico: Confiança, Compostura, Atitude competitiva

*Social: Liderança

Áreas de Melhoria (-)

*Técnico/Tático: Antecipação, Consistência técnica, Drible, Conhecimento tático, Reação à transição defensiva, Posicionamento ofensivo, Marcação, Pressão

*Físico: Aceleração

*Psicológico: –

*Social: –

Momento Defensivo

Jogador de aproximadamente 2,01m e 96kg, com perfil super atlético, alto e forte. Demonstrou ao longo dos jogos observados estar em boa forma o que presumivelmente assume um papel responsável no culto do seu corpo com uma alimentação e descanso regrados. Apresenta-se como um defesa central a jogar do lado esquerdo, tendo como pé preferencial o direito. Muito forte nos duelos aéreos conseguindo impor a sua altura e a sua força. Caso consiga adquirir mais algum conhecimento tático e desenvolver a sua marcação (principalmente à zona) e pressão poderá ser um jogador muito difícil de bater nas disputas aéreas. Necessita de acrescentar antecipação ao seu portefólio de qualidades, por vezes, fica demasiado tempo na expectativa. A reação à transição defensiva, por vezes, não é a mais adequada, caindo na velha máxima onde “correr muito não significa que corra de forma assertiva”. Forte no controlo da profundidade e na proteção de posse de bola sabendo utilizar a sua impetuosa estatura ganhando invariavelmente os duelos físicos.  Parece conseguir manter o mesmo nível de concentração ao longo de todo o jogo, mesmo com o resultado desfavorável. Consegue dobrar com eficácia, quando necessário, o lateral do seu lado. Importa salientar a boa atitude competitiva demonstrada, apresentando uma compostura interessante nos lances de ataque 1 vs 1 das equipas adversárias. Deve aumentar os seus indices de desarme e interceção que não são maus todavia para um defesa deve evoluir estas características. Comunica bastante com os seus colegas de equipa liderando a defesa (apesar de não ter nacionalidade portuguesa) o que denota um bom espírito de liderança.

Momento Ofensivo

Para um defesa central mostra-se evoluído tecnicamente e bastante interessante ofensivamente. Capaz de progredir bastantes metros com a bola controlada e capaz até de efetuar dribles sobre os adversários. Recebe bem, mesmo com o pior pé e os passes que efetua também são bastante assertivos em toda a sua tipologia (CMLRP) o que interliga com uma boa visão de jogo. Salienta-se vários passes entre linhas efetuados com sucesso. Não tem medo de falhar e quando falha demonstra confiança suficiente para voltar a tentar. Verificou-se que caso a equipa esteja a perder é lançado para o ataque tentando aproveitar o seu jogo aéreo para ganhar vantagem. Adapta-se satisfatoriamente apresentando polivalência. Bom cabeceador, no entanto, falta-lhe posicionamento ofensivo e mais uma vez antecipação. Nestes momentos identificou-se uma reação de desagrado relativamente à perda de bola dos colegas de equipa. Deve moderar este tipo de situações aumentando o seu controlo emocional.

Notas Finais

Defesa central com uma capacidade física invejável. Forte nos duelos físicos consegue ainda apresentar agilidade, coordenação, velocidade, resistência e equilíbrio. São raras as bolas aéreas que não ganha. Necessita de aperfeiçoar algumas características como por exemplo a antecipação, o conhecimento tático, a marcação e a pressão. No capítulo ofensivo foi uma surpresa agradável com uma condução de bola e técnica fora do comum para um defesa central, onde se aventura na área adversária inúmeras vezes integrando polivalência para as duas posições. Foi chamado para um jogo na equipa principal estreando-se na primeira liga a época passada, sendo que esta época tem sido aposta regular. Como curiosidade mencionar que tem nacionalidade das ilhas Maurícias, no entanto, a sua naturalidade é Australiana. Tem duas internacionalizações e um golo pela sua seleção principal. Dadas as suas características sugere-se que seria interessante observá-lo numa posição defensiva do miolo do terreno. Caso consiga melhorar os aspectos mencionado no presente relatório prevê-se uma transição para equipas de um patamar superior ao longo da sua carreira.



Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.



Related Posts