Scouting – Óscar Cortés
O futebol “cafetero” tem um histórico recente de lançar alguns craques para o panorama do futebol mundial, entre os quais Radamel Falcão, James Rodríguez, Juan Cadrado, Jackson Martínez e mais recentemente Luís Díaz, vários dos quais com ligações ao futebol português.
A mais recente pérola do futebol colombiano é Óscar Cortés, um jovem extremo que apareceu recentemente na equipa sénior do Millonarios e que depois de boas exibições, tanto pelo clube como pelas seleções jovens da Colômbia, já garantiu um bilhete para a europa, para o Lens. Vamos então conhecer esta promessa cafetera!
Perfil do Jogador
Óscar Cortés fez o seu processo de formação no Millonarios e chegou à equipa principal em 2022, aos 19 anos. Nesse ano, fez um total de 9 jogos, registando 1 golo e 2 assistências. Seguiu-se um ano em que ganhou mais preponderância na equipa e onde em 19 jogos, com 6 golos marcados e 3 assistências, ganhando destaque como uma das principais promessas do futebol colombiano.
Para além disso, tem sido uma figura com algo relevo nas seleções jovens da seleção “cafetera”. Este ano já disputou a Copa América Sub-20, onde se destacou como um dos melhores jogadores, e o Mundial, também de Sub-20, que deu até alguns problemas com o clube, que não o queria dispensar dada a sua importância na equipa. Por fim, o jogador foi já oficializado no Lens, da Ligue 1, por valores a rondar os 4,5M€, tendo possibilidade de jogar Liga dos Campeões já na temporada que se avizinha. Assinou contrato até 06/2028, é agenciado pela TOP, e está avaliado em 4,2M€ pelo Transfermarkt.
Antes de avançarmos, fica aqui uma abordagem ao seu perfil físico e psicológico:
Físico: Cortés apresenta boas características físicas, nomeadamente ao nível do poder de explosão, robustez física e velocidade. É um extremo com uma altura razoável (em vídeo aparenta ser maior do que registado no Transfermarkt), forte nas mudanças de velocidade e na resistência ao choque, apesar de ter ainda espaço para melhorar nos duelos. Boa resistência e alcance aéreo razoável.
Psicológico: Cortés apresenta uma tomada de decisão razoável para o contexto onde está inserido e para a sua idade, mas com margem clara para melhorar, bem como na visão de jogo, mostrando-se ainda pouco evoluído a ligar jogo, e um conhecimento tático também pouco desenvolvido. Para além disso, destaque positivo para a boa atitude competitiva, confiança e bravura, e destaque negativo para a compostura.
Momento Defensivo
Cortés não é muito ativo no momento defensivo, mostra uma boa reação no momento que sucede a sua perda de bola, do ponto de vista comportamental, é agressivo nos duelos e tem uma capacidade de choque razoável, mas mostra-se pouco preparado e evoluído no momento defensivo, algo resultado do contexto onde está inserido e do seu papel na equipa, tendo tempo e margem de progressão para crescer neste aspeto.
Momento Ofensivo
Cortés é um extremo muito vertical, que pode jogar dos dois lados, com uma forte preponderância para pisar terrenos interiores quando a partir da esquerda, e destaca-se pela forte habilidade a desequilibrar por dentro em condução. Apresenta características físicas muito interessantes, é muito forte a transportar a bola (bom poder de explosão, robustez e resistência ao toque), tem uma boa aptidão para sair da pressão e é forte no drible. Ainda assim, nem sempre consegue ultrapassar o adversário no 1v1 quando adota uma postura mais estática antes de partir para o drible, faltando-lhe maior imprevisibilidade nestas ocasiões. Para além disso, não é muito forte no passe, mostra pouco critério e espaço para evoluir na visão de jogo, associando-se com os colegas maioritariamente a curtas distâncias, mas tem uma boa aptidão para o último passe (boa visão de jogo).
Apresenta também uma boa qualidade na batida na bola, facilidade em gerar potência e efeito na bola, apesar de ser ainda muito inconsistente na execução. É um extremo com capacidade para oferecer muita profundidade pelo corredor, dada a sua capacidade para transportar a bola e poder físico. Para além disso, tem ainda muito espaço para crescer ao nível da movimentação, quer no momento de criação quer na chegada a zonas de remate. Ao nível da finalização, apresenta uma boa capacidade de remate a médias-longas distâncias, um dos seus pontos mais fortes, mas, no entanto, mostra algumas falhas em ocasiões mais flagrantes, em frente ao guarda-redes, pouca compostura e inteligência na hora de finalizar.
Notas Finais
Óscar Cortés ganhou um grande destaque esta época ao serviço do Millonarios, mas também da seleção sub-20 da Colômbia, no Sudamericano e Mundial dessa categoria. O jovem extremo destaca-se pela velocidade, habilidade de transportar bola, por dentro e por fora, capacidade de desequilíbrio e também pela meia-distância. Ainda assim, de forma natural pela sua tenra idade e também pouca experiência de futebol sénior, tem ainda problemas na ligação, ao nível do passe, e na tomada de decisão, bem como uma inconsistência técnica ainda elevada.
Já com a sua transferência para o Lens oficializada, podemos esperar que tenha, ainda esta temporada, algum tempo de jogo, até pelo facto de o clube estar envolvido na Liga dos Campeões, e tem um encaixe interessante no sistema tático da equipa treinada por Frank Haise, que joga maioritariamente num 3-4-3, encaixando idealmente na meia-esquerda da frente de ataque, onde pode tirar maior benefício das suas qualidades, entre as quais a capacidade de desequilíbrio por dentro, em condução.
Por fim, Cortés teve uma ascensão rápida para se assumir com uma das principais promessas do futebol colombiano e sul-americano, mostra um potencial elevado e um perfil bastante interessante e valioso, podendo vir a assumir-se como um jogador muito interessante no panorama europeu e como uma referência da sua seleção.
Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.