Scouting – Pablo Roberto
Aos 24 anos Pablo Roberto está a ter a sua primeira experiência na Europa. Formado no Atlético Goianiense, o médio brasileiro praticamente não pisou os gramados do Brasileirão, tendo feito carreira principalmente na Serie B e C do Brasil. É precisamente após ter começado a época de 2023 no Remo na terceira divisão daquele país, que ingressa no Casa Pia para época 23/24 em Julho. Assumiu desde logo um papel importante nos gansos sendo praticamente sempre titular no primeiro terço da época. Após uma fase menos fulgurante – reconhecida pelo seu treinador atual Gonçalo Santos – Pablo Roberto voltou a ser uma peça base nos Casapianos e foi titular nos últimos 4 jogos. Gonçalo Santos reconhece que o jogador “é um dos melhores jogadores do plantel” e e essa qualidade que vamos analisar.
Momento defensivo
Pablo Roberto é um box-to-box com boa compleição física e grande raio de ação. Alia a sua força aos seus 1,83m para se impor em duelos físicos e aéreos e empresta a sua velocidade quer em espaços curtos quer em longos para reduzir rapidamente espaço ao portador da bola ou cortar linhas de passes.
Apesar da agressividade ser importante no seu estilo de jogo, precisa de reduzir o ímpeto de algumas abordagens e melhorar o timing do desarme, o que ajudaria a diminuir a quantidade de faltas desnecessárias que faz. Também há espaço para melhorias do seu posicionamento, especialmente em bloco baixo quando é necessário privilegiar o controlo do espaço e ter atenção às coberturas em detrimento de saltar na pressão ao portador da bola.
Momento ofensivo
O brasileiro combina a capacidade atlética supra descrita com um vasto leque de recursos técnicos. E jogando ao lado de um médio de características defensivas ou num esquema de 3 médios centro, tem mais liberdade para explorar as suas qualidades ofensivas.
Tem um bom controlo de bola e é difícil retirar-lha, mesmo em progressão onde faz uso da sua força, velocidade e agilidade. Com um bom primeiro toque e capacidade de passe progressivo, seja curto ou longo, consegue aumentar rapidamente a velocidade do jogo e aproximar a sua equipa do golo, não se inibindo de usar o seu pé esquerdo, o menos forte. Também arrisca nos remates fora da área, mas há espaço para melhorar a sua precisão neste momento.
Apesar de mostrar boa visão de jogo e normalmente decidir bem quando está em zonas de criação ou finalização, há momentos em que beneficiaria de soltar a bola mais cedo e precisa de melhorar na tomada de decisão quando ajuda na 1ª fase de construção onde, por vezes, arrisca desnecessariamente, podendo colocar a sua equipa em situações desconfortáveis.
Conclusão
O Pablo Roberto é um médio completo, mas que está a ter a sua primeira experiência a um nível mais elevado apenas aos 24 anos. Teria beneficiado se fosse inserido num contexto mais exigente mais cedo que o fizesse estar nesta fase mais evoluído a nível táctico e mental, principalmente. Ainda assim, o brasileiro já mostrou credenciais que o podem fazer chegar a patamares superiores e se mantiver um rendimento mais consistente até ao final da época, a oportunidade pode surgir mais cedo do que se espera.
Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.