Menu Close

Sporting 2022/2023 – Uma abordagem ao mercado de transferências

A era de Rúben Amorim e restante equipa técnica do Sporting CP tem tido um balanço extremamente positivo paro o reino do leão – um título de Campeão Nacional, duas Taças da Liga e uma Supertaça. Para além dos títulos, tem também conseguido valorizar jogadores e lançado com bastante sucesso jovens da formação de Alcochete, como os casos de Nuno Mendes, Matheus Nunes ou Gonçalo Inácio.

Com o 2º lugar obtido nesta edição do Campeonato, vem o apuramento direto para a Liga dos Campeões pela segunda vez consecutiva que conferem ao Sporting enormes mais valias, não só financeiras, mas também do ponto de vista do prestígio internacional e da atratividade para potenciais reforços.

O plantel leonino é forte e encontra-se num equilíbrio interessante, entre jovens que estão a estabelecer-se como figuras da equipa, outros que estão às portas de aparecer mais regularmente na equipa principal e jogadores mais ‘veteranos’ que trazem experiência ao balneário. No entanto, há sempre espaço no mercado de transferências para melhorias e para venda de jogadores que estão valorizados e/ou em fim de ciclo. É precisamente esse exercício teórico que nos propomos a fazer neste artigo.

Neste exercício de abordagem ao mercado, identificamos 18 jogadores dos atuais quadros do Sporting (alguns deles emprestados a outros clubes esta época 21/22) que potencialmente poderiam sair do clube.

João Virgínia – Guarda Redes – Terminará o período de empréstimo ao Sporting por parte do Everton no fim desta época desportiva e neste cenário não se prevê que a cláusula de compra (na ordem dos 5M€) seja ativada.

Renan Ribeiro – Guarda Redes – Renan chegou na época de 2018/2019 e foi o dono das redes leoninas durante época e meia, até ao aparecimento de Luis Maximiano na equipa principal. Desde então não participou em mais nenhum jogo. Jogador em fim de ciclo, termina o contrato em 2023.

Zouhair Feddal – Defesa Central – À data da escrita deste artigo, já é sabido que o defesa marroquino não renovará o contrato e está mesmo de saída do clube (o próprio jogador já se despediu do clube nas redes sociais). Importante na caminhada do título de 2020/2021, perdeu espaço esta época com a subida de rendimento de Matheus Reis. Jogador em fim de ciclo no Sporting, sairá a custo zero após 60 jogos, 2 golos, 5 assistências e com 4 títulos no palmarés.

Gonçalo Inácio – Defesa Central – Um dos jogadores da formação lançados por Ruben Amorim que mais se valorizou nestas duas últimas épocas. O defesa está num ponto da carreira em que já se estabeleceu como um dos jovens com mais valor da Liga, tendo inclusivamente já chegado à seleção nacional. Pelas suas exibições nas competições nacionais e europeias já atraiu o interesse de vários clubes das principais ligas europeias – principalmente o Manchester United, que está a entrar num processo de reconstrução com Erik Ten Hag. Notícias vindas de Inglaterra falam também do Newcastle como uma das partes interessadas e que este ‘leilão’ pelo jogador pode ascender a cerca de 45M€, uma verba que o Sporting não se poderia dar ao luxo de recusar e que neste cenário que aqui traçamos, ajudaria a manter Matheus Nunes por pelo menos mais uma época.

Nuno Mendes – Lateral Esquerdo – A caminho do PSG, mas ainda incluímos o nome de Nuno Mendes nesta lista devido ao facto do negócio da compra do seu passe por parte do PSG apenas se consumar nesta janela de transferências. Mais um caso de sucesso da aposta de Ruben Amorim na formação de Alcochete.

João Palhinha – Médio Defensivo – Possível melhor jogador do campeonato em 2020/2021 e peça fundamental da caminhada que viu o Sporting campeão nacional, Palhinha é outro dos jogadores valorizados pelo modelo de Amorim e cuja saída já tinha sido equacionada na época passada. Aos 26 anos tem agora a sua oportunidade de ouro para sair para um campeonato do top-5 da Europa. Pretendentes não devem faltar (Wolverhampton e Tottenham têm sido os nomes mais falados) e a soma da sua transferência será importante para a saúde financeira do Sporting. As boas exibições de Manuel Ugarte na segunda metade da época deram boas indicações assegurando assim a sua sucessão.

Pablo Sarabia – Extremo/Avançado – O jogador termina o período de empréstimo por parte do PSG e Sarabia deixará certamente muitas saudades em Alvalade. Um jogador de qualidade diferenciada para o nível do futebol português e um dos grandes destaques da época. O esforço financeiro que seria necessário para manter o jogador é incomportável para o Sporting e portanto consideramos que não seguirá nos planos futuros do clube. Deixa no entanto a sua marca no clube – 45 jogos, 21 golos e 8 assistências de verde e branco.

Bruno Tabata – Extremo – Tabata, contratado ao Portimonense para época de 2020/21, ainda tem contrato a longo prazo até 2025, mas poderá ser um dos jogadores na porta de saída. Nunca foi um indiscutível no plantel e ficando para ser 2ª ou 3ª opção para a sua posição só o fará desvalorizar ainda mais. Tem pretendentes na Arábia e Brasil e poderá ser uma boa oportunidade para o Sporting lucrar com a venda do seu passe.

Jovane Cabral – Extremo – Com apenas mais um ano de contrato, Jovane, que esteve emprestado à Lazio na segunda metade da época, é também um jogador que o Sporting deverá tentar vender neste defeso, sendo esta a última oportunidade de encaixar algum montante com a sua saída. O empréstimo não correu como esperado e será difícil a Lazio ativar a cláusula de compra, mas nesta altura, e pela situação do seu contrato, será sempre um jogador com mercado.

Islam Slimani – Avançado – A segunda passagem do avançado argelino não teve de perto o brilhantismo da sua primeira experiência ao serviço do Sporting. É público que Rúben Amorim não conta com o jogador que voltou a Alvalade no mercado de Janeiro e uma saída neste defeso será a melhor solução para todas as partes. Resta saber como será detalhado o negócio que o veja partir novamente do Sporting.

Jogadores emprestados em 2021/2022 que não deverão fazer parte dos futuros planos do Sporting:

Nesta lista, estão jogadores que estão em contextos diferentes, com diferentes durações de mercados, mas com uma característica em comum – não deverão contar para o plantel principal leonino em 2022/2023. Saídas com o passe na mão, por empréstimo ou por um valor de transferência mais reduzido deverá ser o destino para estes jogadores.

  • Tiago Ilori – Defesa Central – contrato até 2023
  • Eduardo Henrique – Médio Centro – contrato até 2024
  • Filipe Chaby – Médio Ofensivo – contrato até 2022
  • Rafael Camacho – Extremo – contrato até 2024
  • Rodrigo Battaglia – Médio Defensivo – contrato até 2023
  • Idrissa Doumbia – Médio Defensivo – contrato até 2024
  • Andraz Sporar – Avançado – contrato até 2025
  • Luiz Phellype – Avançado – contrato até 2024
  • Pedro Marques – Avançado – contrato até 2023

Nesta secção incluímos alguns dos jogadores jovens pertencentes aos quadros leoninos que potencialmente poderão ser emprestados a clubes de 1a ou 2a Liga para continuar a sua evolução. Não incluídos os possíveis empréstimos dos jogadores excedentários nomeados na secção anterior.

Rodrigo Rêgo – Defesa Central – Já esteve emprestado ao Varzim nesta temporada 21/22 e apesar da da descida do clube, mostrou indicações interessantes. Tem versatilidade para poder jogar a central e a lateral esquerdo o que é um plus. Um novo empréstimo a um clube de 2a Liga poderia ser uma oportunidade interessante.

Flávio Nazinho – Lateral Esquerdo – Já teve alguns minutos na equipa principal do Sporting (incluindo na Liga dos Campeões) e é um dos jogadores da formação que mais hipóteses terá de agarrar um lugar no plantel em breve. Um empréstimo a um clube de 1a Liga seria um passo importante para o seu crescimento e voltar mais preparado.

Geny Catamo – Extremo – Tal como Rodrigo Rêgo, Geny já esteve emprestado na temporada 21/22, neste caso, ao Vitória SC, parte do negócio que trouxe Marcus Edwards para Alvalade. O extremo moçambicano de 21 anos, já internacional A por 12 vezes beneficiaria de novo empréstimo na 1a Liga para progredir no seu desenvolvimento.

Hevertton – Lateral Direito – Aos 21 anos, foi um dos jogadores em maior destaque na equipa B do Sporting que atua na Liga 3 e estará para subir de patamar no futebol português. Tem boas condições físicas e técnicas para a posição e um empréstimo na 2a Liga ou até mesmo à 1a Liga (um clube recém promovido, por exemplo) poderia permitir um bom salto competitivo e talvez entrar nas contas futuras no plantel do Sporting.

Vando Félix – Extremo – Outro jogador em destaque na equipa B foi Vando Félix, extremo guineense de 19 anos, contratado ao Leixões. Um salto para a 2a Liga seria benéfico para as duas partes. Está numa fase da carreira em que poderia ser um jogador importante e com bastantes minutos nesse patamar do futebol nacional.

Bruno Tavares – Extremo – Emprestado em 21/22 ao Farense onde teve algum destaque e foi um dos melhores jogadores jovens da 2ª Liga. Novo empréstimo do extremo de 20 anos seria um bom estímulo para o seu desenvolvimento. Para manter dentro do limite de emprestados a clubes da Liga de Clubes, seria um activo interessante a considerar para um empréstimo para uma 1ª liga de segunda linha europeia ou por exemplo a uma 2ª liga de um campeonato mais forte.

Joelson Fernandes – Extremo – Joelson desde cedo foi considerado como uma das maiores jóias da formação de Alcochete. Não tem correspondido a todas essas expectativas, mas continua a ser um jogador interessante e com potencial. Emprestado em 21/22 ao Basileia, onde somou duas assistências em cerca de 500 minutos de utilização, um novo empréstimo fora de Portugal do extremo de 19 anos estará em cima da mesa.

Pedro Mendes – Avançado – O empréstimo do avançado ao Rio Ave foi um sucesso e culminou no título de campeão da 2ª Liga e com o regresso do clube às lides da primeira divisão do futebol português. Foi um jogador importante nessa caminhada, tendo apontado 10 golos em 34 jogos e novo empréstimo ao Rio Ave seria uma opção em ter em conta. O jogador também já manifestou o desejo em poder regressar ao clube vilacondense.

Tiago Tomás – Avançado – A lógica por detrás de novo empréstimo de TT é semelhante àquela explicada para a situação de Pedro Mendes. Tiago Tomás esteve a um nível interessante ao serviço do clube alemão, tendo marcado alguns golos importantes. Um regresso ao Estugarda seria uma oportunidade interessante para o jovem avançado e também para o Estugarda, que segundo algumas notícias, estariam interessados no regresso do jogador, mas sem a ativação da cláusula de compra acordada no negócio atual (15M€).

Depois das saídas e da ‘limpeza’ do plantel do Sporting ter sido abordada, lançamos algumas sugestões de potenciais reforços para o plantel principal dos Leões (deixamos de fora possíveis reforços para as equipas de sub-23 e B). Em conta também esteve a tentativa de seguir algumas das tendências e mercados em que o Sporting tem apostado nestes tempos mais recentes.

De fora da lista deixamos Pedro Porro e Jeremiah St. Juste, que já foram oficialmente confirmados como reforços para 2022/2023 e também Rúben Vinagre, cuja cláusula de compra ao Wolverhampton é obrigatória no final desta época.

Luiz Júnior – Guarda Redes – FC Famalicão – 21 anos

Para a posição de guarda-redes, procuramos contratar um jovem com potencial que possa crescer na sombra de Antonio Adán e ir preparando a sucessão ao espanhol, assumindo os jogos das Taças, por exemplo. O atual guarda redes titular do Famalicão seria uma opção muito interessante para nº2 das balizas do Sporting e encaixa perfeitamente nessa estratégia. Somente com 21 anos, já conta com 2 épocas de experiência como titular na 1ª Liga (62 jogos a titular), após ter chegado em 2020 a Famalicão para integrar a equipa de sub-23, mas rapidamente se viu que tinha qualidade para jogar na equipa principal do ‘Fama’.

É um guarda redes que tem reacções rápidas, boa velocidade de recuperação e grandes valias em lances de 1×1. É também um jogador que já mostrou capacidades interessantes do ponto de vista da reposição de bola, podendo ser uma mais valia nesse capítulo.

As boas relações entre o Famalicão e o Sporting são também um factor a favor para potencialmente facilitar esta contratação de futuro.

Melhores ações Luiz Junior – nº 31

David Carmo – Defesa Central – SC Braga – 22 anos

Volto a relembrar que neste exercício que aqui propomos, decidimos operacionalizar a venda de Gonçalo Inácio, devido a ser um encaixe financeiro importante e que permitiria manter Matheus Nunes durante mais algum tempo em Alvalade. Assim, seria imperativo ir ao mercado por mais um defesa central para entrar no trio titular. Nesse sentido, a nossa escolha recai em David Carmo, jogador de 22 anos formado no SC Braga, também ele um central canhoto e igualmente um dos jogadores mais promissores do futebol nacional na sua posição. Curiosamente, substituiu também Gonçalo Inácio na recente convocatória da seleção nacional.

A lesão grave que sofreu que o afastou praticamente um ano dos relvados atrasou um pouco o seu desenvolvimento, mas apareceu a um nível excelente na segunda metade da época, especialmente nos jogos grandes – notas para as exibições frente a FC Porto e as meias finais da Liga Europa frente ao Rangers.

Neste plantel que propomos entraria para titular a defesa central do lado esquerdo, mas também com a possibilidade de poder fazer de central do meio. É um jogador com um perfil físico invejável para a posição que ocupa, igualmente rápido e capaz de jogar em linhas defensivas mais subidas. É nos duelos defensivos que mais se destaca, especialmente em disputas aéreas de bola. Nota ainda para a sua qualidade nos momentos em que tem que fazer coberturas aos colegas.

Será também interessante fazer uma comparação estatística entre G. Inácio e Carmo, de modo a perceber as diferenças entre eles e perceber o que potencialmente o Sporting perderia e ganharia:

Como já referido anteriormente, Carmo é um ‘patrão’ no jogo aéreo e o Sporting teria um grande upgrade nesse aspecto – uma linha com St. Juste, Coates e Carmo seria imbatível em lances pelo ar, com todas as vantagens que isso também traria do ponto de vista dos esquemas táticos, quer defensivos, quer ofensivos. Outro ponto onde Carmo se sobrepôs a Inácio nesta temporada foi a quantidade de recuperações de bola, intercepções e na % de duelos ganhos – indices que trariam um aumento de agressividade na linha defensiva do Sporting. Por outro lado, é possível ver que Gonçalo Inácio tem números muito melhores em métricas mais associadas à construção e de cariz mais ofensivo. A excepção é a % de desarmes ganhos – cerca de 77.2 contra 39 – uma diferença significativa. Certamente um capítulo em que Carmo terá que melhorar.

Seria necessário um investimento elevado na contratação do central português, mas tal como referido para o caso de Luiz Júnior, as boas relações com o clube vendedor (neste caso, o Sporting de Braga) e o historial de negócios entre os dois emblemas poderá facilitar o negócio, especialmente tendo em conta a possibilidade da colocação de alguns jogadores em sentido contrário, como tem acontecido noutras ocasiões. A acontecer, seria um substituto à altura de Inácio e eventualmente até com um potencial de rendimento mais elevado no futuro.

Melhores ações David Carmo – nº 16

Hide Morita – Médio Centro/Médio Defensivo – CD Santa Clara – 27 anos

À data da escrita deste artigo ainda não é oficial, mas olhando às declarações do presidente do Santa Clara, que afirma que há acordo entre os dois clubes para a contratação do internacional japonês, vamos também considerar a sua entrada no plantel leonino para 2022/2023.

Chegou ao Santa Clara na época passada e mostrou desde logo a sua qualidade desde os primeiros jogos no clube açoriano. Desde então somou 59 jogos, marcou 4 golos e fez 3 assistência na soma de todas as competições.

É principalmente um médio de ligação, com qualidade técnica usando qualquer um dos seus pés e que perde poucas vezes a bola. Gosta de receber a bola em zonas mais recuadas, de frente para o jogo para ser o ‘pensador’ da construção. Tem uma excelente capacidade de passe aos três níveis – curto, médio e longo e apesar de não ter um raio de ação muito grande e de não ter grande chegada à área, é um jogador que decide muito bem quando aparece no último terço. Resta saber se Ruben Amorim pensará mais em Morita como um ‘6’ ou ‘8’.

Melhores ações Hide Morita – nº 25

Xeka – Médio Defensivo/Médio Centro – LOSC Lille – 29 anos

O médio português termina contrato com o Lille no fim desta temporada e a sua oficialização como jogador livre já foi anunciada. Neste cenário seria o substituto direto de João Palinha e nesse sentido, a contratação de um jogador como Xeka a custo zero por parte do Sporting seria uma movimentação de mercado muito interessante e que traria qualidade e experiência a um meio campo muito jovem. Adicionalmente seria um negócio que poderia enfraquecer um rival direto, ‘roubando-o’ ao SL Benfica, que também terá interesse na sua contratação.

É um médio agressivo, forte nos duelos e que sabe equilibrar defensivamente a sua equipa. Neste Sporting a sua posição base seria a de ‘6’ sendo assim alternativa directa a Manuel Ugarte. Pela sua versatilidade, poderia fazer qualquer um dos papéis do meio campo e ser também uma boa alternativa a Matheus Nunes, Morita ou Daniel Bragança.

Podem ler mais sobre o jogador e ver vídeos de como ele joga no artigo que escrevemos sobre Xeka em abril:

Anders Dreyer – Extremo Direito – Rubin Kazan – 24 anos

O jogador internacional dinamarquês tem características para encaixar imediatamente no modelo de Rúben Amorim como extremo/avançado do lado direito – seria o substituto directo de Pablo Sarabia. Formado no Esbjerg, foi contratado muito jovem pelo Brighton e posteriormente emprestado ao St Mirren e Heerenveen antes de voltar ao seu país pela mão do FC Midtjylland. Foi precisamente aí que começou a ter mais regularidade e que subiu imenso o seu nível competitivo. Destaque ainda para a brilhante participação no Europeu de Sub-21 de 2021, onde foi um dos jogadores que mais deu nas vistas. No início da época 21/22 foi contratado por 8M€ pelo Rubin Kazan e rapidamente também mostrou a sua valia – 8 golos em 14 jogos pelo emblema russo. Devido à invasão russa à Ucrânia, Anders Dreyer suspendeu o seu contrato com o Rubin Kazan e terminou a época de serviço do Midtjylland.

O extremo canhoto tem um estilo de jogo que encaixaria muito bem naquilo que Ruben Amorim pede dos jogadores daquela posição e tem potencial para ser um factor diferenciador deste Sporting, especialmente pela sua capacidade de finalização e potencial de golos. Tem também o bónus de ser um jogador bastante versátil – poderia ocupar também a posição de avançado centro do ataque leonino.

Destaca-se essencialmente pela sua inteligência nos movimentos de desmarcação na diagonal e pela excelente capacidade de finalização. É também um jogador eficaz no drible, com bom primeiro toque, visão de jogo e capacidade no passe. Pela sua idade, é um jogador que ainda poderá crescer mais e terá margem de progressão para uma eventual venda futura por valores bem acima daqueles que seriam necessários para a sua compra.

Melhores ações Anders Dreyer – nº 36/nº11

Daniel Ruiz – Extremo Esquerdo – Millonarios- 20 anos

Neste exercício de abordagem ao mercado 2022/2023, assumimos que Nuno Santos se fixará cada vez mais como ala/lateral esquerdo e portanto sentimos que existiria a necessidade de contratar mais um jogador para a posição de extremo/avançado esquerdo para o modelo de Amorim. Assim, identificamos Daniel Ruiz, jogador colombiano de apenas 20 anos, que atualmente representa o Millonarios e que é considerado uma das maiores promessas do seu país e curiosamente também já apontado ao FC Porto pela imprensa. Esta temporada conta com 22 jogos, 4 golos e 4 assistências

Seriam uma contratação muito interessante por ser um tipo de extremo completamente diferente dos restantes do plantel, na medida que é um jogador com estilo e características daquele ’10’ mais clássico, mas que joga nas faixas. Destaca-se principalmente pela qualidade técnica do seu pé esquerdo, criatividade, drible curto, visão de jogo, capacidade de execução no último terço e pelo último passe. Destaque ainda para execução nas bolas paradas – é um momento do jogo em que é diferenciado. Gosta de organizar o jogo ofensivo da equipa e pode ser visto muitas vezes em zonas mais interiores do terreno.

É também um jogador que pode fazer a posição do lado direito e até oferecer a possibilidade a Ruben Amorim de desfazer o 3-4-3 e usar um sistema com 3 médios, podendo ser Ruiz o médio ofensivo nesses sistemas.

Terá que melhorar no entanto na sua concretização das oportunidades que tem. É um jogador muito rematador, incluído de fora da área, mas o seu rácio de conversão das oportunidades de golo é relativamente baixa.

Com apenas 20 anos (nascido em 2001), seria uma aposta de futuro e que começaria como alternativa a Pedro Gonçalves. O campeonato português seria excelente para o jovem Ruiz se ambientar ao futebol europeu e ir crescendo dentro do modelo do Sporting. Tem potencial para crescer e até de dar o salto para patamares competitivos numa outra fase da sua carreira.

Melhores ações Daniel Ruiz – nº 10

Fran Navarro – Avançado – Gil Vicente – 24 anos

Fran Navarro é um avançado espanhol que chegou ao futebol português vindo do Valência B, sem nunca ter tido a oportunidade de jogar na primeira equipa. Aos 24 anos teve no Gil Vicente, equipa revelação da Liga, a sua época de afirmação no futebol sénior – 34 jogos e 16 jogos, com uma média de um golo a cada 174 minutos.

O jovem avançado tem como principais características o seu entendimento do jogo e a sua capacidade de desmarcação: consegue entender de maneira excepcional o momento em que tem de fazer o seu movimento – é exímio a explorar espaço no ângulo morto do central para depois aparecer à sua frente no momento de atacar a bola (golo em Alvalade é a prova viva deste facto). Mostra também recursos técnicos acima da média no momento da finalização. No entanto, no jogo aéreo não é um jogador que tenha grande factor diferenciador e isso poderá trazer algum handicap no tipo de golos que pode marcar.

Neste hipotético cenário que colocamos, não teria a pressão imediata para render golos, seria mais opção de banco para ser alternativa válida a Paulinho. O potencial para ‘avançado de equipa grande’ é visível e com apenas 24 anos, é ainda um jogador que poderá crescer para outro patamar.

Golos Fran Navarro – nº 9

Por outro lado, eis os potenciais regressos de empréstimo que poderão fazer parte dos planos para o plantel de 2022/2023:

Eduardo Quaresma – Defesa Central – Depois de um empréstimo ao CD Tondela que lhe conferiu preciosa experiência competitiva na 1ª liga e que o expôs a outro tipo de dificuldades e a um modelo de jogo que recorre a uma linha defensiva num bloco mais baixo, Eduardo Quaresma, neste exercício seria um jogador a ter em conta para o plantel do Sporting, como alternativa aos habituais titulares (especialmente a St. Juste, eventual titular a central do lado direito), como 5º ou 6º central na hierarquia.

Gonzalo Plata – Extremo Esquerdo – Na mesma linha de pensamento, Gonzalo Plata aproveitou o empréstimo ao Valladolid para continuar a sua adaptação ao futebol europeu. A época do Valladolid ainda não acabou, mas Plata foi um jogador com minutos regulares na equipa do segundo escalão de Espanha – aproximadamente 1900 minutos, 5 golos e 4 assistências. Para efeitos deste artigo, assumimos que o emblema espanhol não accione a cláusula de 10M€ e nesse sentido Plata regressaria para ser uma alternativa aos habituais titulares na frente do ataque leonino.

SUGESTÃO PLANTEL FINAL 2022/2023

Por fim, resumindo todas as movimentações acima explicadas, eis a nossa sugestão para o plantel sportinguista para o ataque à época 2022/2023 – a amarelo o XI inicial projectado, a branco as opções de plantel e a cinzento, os casos de jogadores que poderão fazer também a posição pela sua versatilidade – Matheus Reis como alternativa a lateral esquerdo, Nuno Santos a extremo/avançado do lado esquerdo e Xeka a poder jogar nos dois papeis do meio campo.



Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.



Related Posts