Talentos sub-21 do Brasileirão 2021 – Round 2
Na sequência do último episódio do Scout Radar: Destaques sub-21 do Brasileirão 2021, trazemos ainda mais 5 nomes sub-21 que se apresentaram a bom nível neste Brasileirão 2021 e que também merecem o nosso destaque.
Gabriel Pereira – Extremo Direito – Corinthians
Podemos considerar Gabriel Pereira como o ‘herdeiro’ de Pedrinho no Corinthians. No seu estilo de jogo e, curiosamente, envergando também a camisa 38 e associado a uma possível transferência para o Benfica no fim do seu contrato. Acabou por renovar com o Timão e deverá ser um dos bons jogadores do Corinthians de 2022, que promete ser uma equipa competitiva e com capacidade para lutar por títulos importantes no Brasil.
O extremo direito do Corinthians acabou a votação do prémio revelação na 4ª posição, apenas atrás de André, Vanderson e Kaiky (todos apresentados no podcast acima referenciado). Ao longo da época foi maioritariamente suplente: 1600 minutos em 32 jogos. Marcou 2 golos e fez 1 assistência pelo Coringão.
O que mais salta à vista no seu estilo de jogo é a velocidade de execução e o drible curto. Também pelo seu baixo centro de gravidade, é um jogador que acaba por se destacar no drible e em situações de 1×1 ou até 1×2 ofensivo. Foi utilizado como extremo, mas os seus ‘highlights’ vieram quase sempre quando conseguiu arranjar espaço em terrenos mais interiores para depois criar no último terço, fazer o último passe, ou armar o remate.
É claramente um projeto de jogador ainda em formação, terá espaço para continuar a crescer no contexto do Brasileirão, mas terá que aumentar o seu rendimento de contribuição para golos.
Mikael – Avançado – Sport
Fazendo uma excepção à premissa de jogadores sub-21, Mikael é o mais velho desta lista: o avançado centro canhoto de 22 anos do Sport foi um dos jogadores que mais evoluiu desde a época passada e foi, muito provavelmente, o melhor jogador desta equipa que não escapou à descida à Série B. Esta temporada, participou em 50 jogos e faturou 15 golos e 1 assistência. Contabilizou 33% dos golos do Sport no campeonato.
É um jogador muito físico, que não se esconde ao choque e aos duelos com os defesas adversários. Tem uma aceleração potente, que lhe confere uma boa capacidade de se desmarcar em espaços curtos para bater a linha defensiva. Ao longo da época, mostrou também ser uma ameaça no jogo aéreo. Destaque também para a técnica de finalização e potência do remate.
Tendo o Sport sido relegado à Série B, poderá ser uma oportunidade de negócio interessante para clubes brasileiros à procura de um ‘9’ mais clássico ou até mesmo para alguns clubes de ligas de 2a linha da Europa.
Gabriel Pirani – Médio Ofensivo – Santos FC
Médio ofensivo da equipa do Santos que terminou o campeonato no 10º lugar da classificação deste Brasileirão 2021. Ao longo da temporada realizou 60 jogos, entre Brasileirão, taças e competições continentais, num total de aproximadamente 3600 minutos de competição. Ajudou o Santos com 5 golos e 5 assistências.
Podem consultar as suas características e o vídeo dos melhores momentos no nosso artigo de julho deste ano:
Rodrigo Nestor – Médio Centro – São Paulo
Rodrigo Nestor será um nome familiar para quem acompanha o futebol brasileiro. Sempre foi visto como uma das maiores pérolas das camadas de base e foi cara habitual nas selecções jovens do Brasil (foi inclusivamente medalha de bronze no Mundial sub-17 de 2017), mas a transição para sénior tinha vindo a ser algo que lhe levou algum tempo de adaptação. Agora, aos 21 anos ganhou o seu espaço no São Paulo e foi um dos elementos mais utilizados da equipa, com 3400 minutos em 55 jogos. Fez um golo e 6 assistências.
O médio canhoto é um elemento valioso na saída de bola do São Paulo, recuando no terreno para ajudar na construção, dando constantes linhas de passe nas costas da pressão adversária e oferece várias soluções para ajudar a equipa a manter a posse de bola.
Com bom primeiro toque e técnica de passe curto, médio e longo, tem os ingredientes para ser um médio determinante no processo ofensivo da equipa. Nota também para a quantidade de vezes que consegue chegar ao último terço e a particular habilidade de fazer cruzamentos antecipados da zona do half space. Mostra também confiança para tentar o remate de meia distância, quando essa oportunidade surge.
Jadsom – Médio Defensivo – Red Bull Bragantino
Jadsom da Silva, número 5 desta equipa do Red Bull Bragantino, é um médio defensivo nascido em 2001 e esta época somou 2700 minutos, repartidos por 45 jogos nas várias competições em que o seu clube esteve inserido. Marcou um golo e fez uma assistências, ambos no Brasileirão.
Foi mais um jovem a chegar esta época ao RBB, no seguimento da política de contratações que o projecto nos tem habituado. Contratado ao Cruzeiro por menos de 1M€, será um jogador que se a continuar este rendimento e a evoluir como se espera, facilmente o investimento é multiplicado várias vezes aquando da sua venda.
É um jogador com grande sentido posicional e foi utilizado a ‘6’ com dois médios à sua frente ou inserido num duplo pivot. Destaca-se a sua capacidade de desarme e a quantidade de recuperações de bola que proporcionou à sua equipa. Apesar de não ser um jogador muito pressionante é forte no momento do desarme. Nota também para a quantidade de vezes que recuperou a posse por antecipação, mostrando boa leitura defensiva.
Com bola no pé, é um jogador com ‘toque pesado’ na bola, mas que mostra boa capacidade de executar com qualquer pé. Joga simples, procurando quase sempre jogar curto e deixar as tarefas de criação ou construção para os seus colegas.
Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.