Menu Close

Tomoki Iwata: Versatilidade e Qualidade

Tomoki Iwata é um dos reforços de Inverno do Celtic. Vem aumentar o contingente japonês, aumentando para 6 os jogadores nesta nacionalidade, presentes no plantel de Ange Postecoglou.

Iwata teve uma trajetória ascendente e um pouco diferente do normal no Japão na sua carreira. Começou nas camadas jovens do clube sua terra natal, o Oita Trinita e nunca chegou a ir para escolas secundárias de topo ou para o futebol universitário. Em 2016, finalmente assinou contrato profissional com o Oita, sendo que a partir dai foi sempre a subir.

Na altura, começou por jogar na J3, tendo conseguindo promoções para a J2 e J1, quase consecutivamente. Em todas as épocas foi peça importante, fazendo quase sempre mais de 20 jogos. Chegado à J1, ainda com o Oita, foi onde se destacou ao ponto de se transferir para o Yokohama F. Marinos, de Postecoglou. Na época de 2022, onde foi campeão, foi considerado o MVP da Liga e foi instrumental no título da equipa de Kevin Muscat. Dividindo a época entre as posições de central e médio defensivo, destacou-se em ambas, emprestando qualidade constantemente. Foi a sua época de afirmação e a recompensa, para além do título, chegou pela transferência para o Celtic.

Em relação à seleção, ainda não conseguiu ser chamado com regularidade por Moriyasu, apesar de ter estado no Campeonato do Este Asiático e de, em 2019, ter sido chamado para a edição da Copa América para o qual o Japão foi convidado.

Iwata destacou-se por ser um jogador que consegue fazer, com igual qualidade, as posições de médio defensivo, central e até lateral direito. É um atleta de excelência, tendo qualidades físicas incríveis. É extremamente rápido, ágil e resistente. Torna-se bastante regular e confiável no que toca a jogar épocas longas e cansativas. No entanto, como iremos verificar posteriormente, também se destaca pelos aspetos mentais e tácticos, sendo um jogador extremamente inteligente, versátil e dotado tecnicamente.

Momento Defensivo

Iwata brilha em qualquer uma das posições que exerceu este ano, tanto a médio defensivo como a central. É o protótipo do defesa moderno, usando as suas capacidades físicas e técnicas para ganhar os lances por meio da antecipação. Raramente vemos o japonês desposicionado ou em apuros, tendo um sentido posicional e uma leitura de jogo acima da média.

Pelo chão, é um jogador que se destaca nas intercepções, raramente cometendo faltas ou indo ao chão, em esforço, para acabar com jogadas. Em qualquer das posições que exerça tem uma alta taxa de duelos ganhos, o que demonstra ser bastante sólido e competente defensivamente.

A questão mais difícil de julgar são os duelos aéreos. Como central, é uma das questões em que peca, devido à estatura abaixo da média para um jogador do eixo defensivo. Com o seu 1,78m, tem algumas dificuldades contra adversários mais altos e capazes no jogo aéreo. Jogando como médio defensivo, essa situação já não se verifica. Como já não é tão testado nessa situação, torna-se menos preponderante ter essa atenuante em análise.

Em suma, a análise do momento defensivo de Iwata terá sempre nuances dependentes da posição em que irá atuar. A central, poderá ter alguns problemas nos duelos aéreos. Como médio defensivo, poderá perfeitamente ser um jogador de alto calibre defensivamente.

Situações defensivas a Defesa e a Médio

Momento Ofensivo

Tecnicamente é muito forte, conseguindo, tanto a médio como a central, ser um dos faróis da equipa, com bola. Acrescenta sempre em posse, conseguindo construir a partir de trás, seja em passes verticais ou em passes longos, tanto a virar o flanco para o extremo/lateral contrário como para os meios espaços, para que os avançados consigam ganhar em velocidade/apoios contra os defesas adversários.

No entanto, não é só no passe que se destaca. Também em progressão consegue acrescentar ofensivamente. É regular vermos Iwata a quebrar linhas e a atrair a pressão adversária quando em posse. Como médio, acrescenta a isso uma boa chegada à área, aparecendo nos meios espaços para depois desequilibrar em passe.

É um jogador capaz de criar risco e incerteza na equipa adversária. Ofensivamente tem claramente qualidade para acrescentar aquilo que Ange pede aos seus médios.

Capacidade de Passe
Capacidade de Drible

Notas Finais

Tomoki Iwata chega ao Celtic, tal como Daizen Maeda, diretamente pela mão de Postecoglou, disso não há dúvidas. O australiano aprecia o skillset muito variado que o japonês oferece, seja ao nível da versatilidade ou das capacidades físicas, mentais e técnicas que emprega no seu jogo.

Aterra nos Hoops no seu melhor momento de forma, vindo de uma época memorável tanto individual (MVP da J1) como coletivamente (Campeão da J1 pelo Yokohama F. Marinos), e vem com tudo para demonstrar que o seu lugar é na elite europeia.

A grande indefinicação será qual a posiação que irá exercer com maior regularidade. Tendo em conta que Abilgaard e Ideguchi irão sair em Janeiro e que só ficará McGregor como médio defensivo, para além de já ter entrado Kobayashi para o eixo defensivo, a minha aposta será que irá maioritariamente para médio defensivo. Eventualmente, poderá vir a ser o titular se a ideia for subir McGregor, para suprir possíveis saídas de Hatate ou O’Riley, no final da época.



Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.



Related Posts