Menu Close

Tottenham: nova era exige reforços

O Tottenham entrou numa nova era. A equipa londrina libertou Nuno Espírito Santo dos seus deveres enquanto treinador da equipa principal e finalmente concretizou em casamento o namoro antigo com Antonio Conte.

Para uma nova era, uma nova cara e o Tottenham não deverá passar muito mais tempo sem ir ao mercado fazer alguns ajustes no plantel, de forma a dar condições ao seu novo treinador para que este lute pelos lugares cimeiros. Ao longo deste artigo vamos apresentar possíveis soluções para algumas posições específicas do sistema de Conte e que poderão vir a ser reforçadas em breve.

DEFESA CENTRAL

Olhando às soluções atuais do plantel londrino, a posição de defesa central poderá ser uma das primeiras a receber novas caras. Para a respetiva posição, foram selecionadas três possíveis alternativas com perfil para encaixar no clube inglês.

MILAN SKRINIAR

Se Antonio Conte foi um namoro antigo que finalmente deu certo, Milan Skriniar pode ser o próximo. O eslovaco esteve nas cogitações do emblema londrino no verão e agora, com a chegada de um treinador com o qual já trabalhou e que poderá focar grande parte das suas contratações na Serie A, Skriniar poderá voltar a ser um nome em cima da mesa.

O defesa central de 26 anos termina contrato em 2023 com o Inter e está avaliado em 60 milhões de euros (Fonte: Transfermarkt), pelo que qualquer tipo de acordo deverá obrigar o Tottenham a puxar os cordões à bolsa. O internacional eslovaco é um defesa veloz, agressivo nas disputas e muito forte no desarme, para além de pressionar alto em vários momentos. Na imagem abaixo, indicamos alguns dados estatísticos de Skriniar na época passada, na qual se sagrou campeão italiano sob as ordens de Conte.

ALESSIO ROMAGNOLI

Continuamos em Itália e em Milão, mantemos o negro mas trocamos o azul pelo vermelho. Aos 26 anos, Alessio Romagnoli está no famoso “ponto de rebuçado” e pode ser uma excelente oportunidade de negócio para o Tottenham.

O italiano está em final de contrato com o AC Milan — o vínculo termina no fim da temporada — e é um nome que poderia encaixar que nem uma luva no sistema de Conte. Defesa central canhoto, característica sempre apreciada pelos treinadores sobretudo na construção de jogo, o internacional transalpino é um defesa forte no desarme, agressivo nos duelos e autoritário no jogo aéreo. Tem um perfil semelhante com Skriniar em alguns aspetos, mas superioriza-se ao eslovaco na construção, já que tem mais capacidade para descobrir passes dentro do bloco adversário. Romagnoli tem ainda um perfil de liderança que o Tottenham muito precisa no setor defensivo. Abaixo estão os dados estatísticos do defesa em 2020/21.

BENOÎT BADIASHILE

Um jogador capaz de render no imediato, mas um jogador que também dá garantias de rendimento durante anos a fio. Benoît Badiashile tem 20 anos e é o patrão da defesa do AS Mónaco. Dono de um perfil físico diferenciador, o defesa francês é sinónimo de potência, de força. Imponente no jogo aéreo, Badiashile é também forte no aspeto do desarme. À semelhança de Romagnoli, é também um central canhoto. Avaliado em 28 milhões de euros, é um jogador que ficaria bem na defesa do Tottenham e que não vai demorar muito tempo a valer o dobro.

ALA DIREITO

RICARDO PEREIRA

O português Ricardo Pereira tem impressionado desde que chegou ao Leicester City e um “salto” para o Tottenham poderia fazer todo o sentido. É um jogador ofensivo, como Conte gosta, e que encaixaria na perfeição na função de ala direito que o treinador italiano pretende. Ricardo Pereira é sinónimo de intensidade durante 90 minutos, com “piscinas” constantes. É competente a defender, muito forte no drible e na chegada ao último terço. O facto de entrar no último ano de contrato na próxima temporada poderia jogar a favor num eventual negócio.

MANUEL LAZZARI

Médio direito transformado em lateral/ala, Manuel Lazzari tem sido um dos melhores jogadores da posição na Serie A e já estará no radar de Antonio Conte. A imprensa internacional coloca o italiano como um dos pedidos do técnico para reforçar o Tottenham e conseguimos entender o porquê.

Apesar de não ser tão forte defensivamente, Lazzari é capaz de dar um grande contributo em termos ofensivos. O ala tem facilidade em chegar ao último terço e em colocar cruzamentos na área contrária, bem como em partir para o drible.

MAX AARONS

Em Inglaterra mora outra possível solução para o novo Tottenham. Max Aarons tem sido destaque há algumas épocas na formação do Norwich e um “salto” já se justificava por esta altura. Inserido num conjunto que terá uma luta árdua pela manutenção na Premier League, Aarons poderia ser uma excelente oportunidade para o Tottenham, caso o Norwich acabe despromovido.

Em relação a Lazzari, Aarons é um jogador totalmente adaptado ao futebol inglês, assim como Ricardo Pereira já o é. É um lateral competente defensivamente — caraterísticas como a velocidade e a agilidade ajudam-no nesse aspeto — e que em termos ofensivos poderia atingir todo um outro nível sob as ordens de Antonio Conte. Na imagem abaixo, os números de Aarons em 2020/21, numa época em que o Norwich garantiu a subida à Premier League e onde o lateral somou vários jogos e atingiu médias interessantes.

MÉDIO CENTRO

FRANCK KESSIÉ

A decidir-se reforçar o meio-campo em Londres, o nome de Franck Kessié deverá ser um dos que passa pela mesa de opções. O costamarfinense poderá vir a ser um dos free agents mais apetecíveis para o próximo verão. Em final de contrato com o AC Milan e sem acordo para renovar até ao momento, o médio — que está avaliado em 55 milhões de euros — poderá vir a deixar San Siro a custo zero.

Kessié é o típico box-to-box que poderia encaixar muito bem na equipa do Tottenham. Não é o melhor do Mundo no passe, mas é um jogador que garante inúmeras recuperações de bola por jogo e que tem a capacidade de carregar a equipa para o ataque através do transporte de bola. Um poço de forças que assentava que nem uma luva nos spurs.

DELE ALLI

Outra boa hipótese para o meio-campo está dentro de casa. Dele Alli tem vindo a “apagar-se” com o passar do tempo, mas poderá ser um dos jogadores “ressuscitados” por Antonio Conte. O técnico italiano foi questionado sobre a situação de Dele e afirmou que este terá a sua oportunidade de se mostrar, assim como todos os outros.

A chegada de um novo técnico poderá ser o clique que Dele Alli precisa para voltar a perfumar o futebol dos spurs com a qualidade que lhe é conhecida. Não sendo um jogador do estilo box-to-box como Kessié nem sendo tão forte defensivamente, é um jogador que pode conferir uma enorme qualidade no último terço, na fase de criação e decisão. Se Conte conseguir tirar o melhor do internacional inglês, a equipa só vai ter a ganhar.

AURÉLIEN TCHOUAMÉNI

Mais um diamante do AS Mónaco e que tem um perfil parecido com Kessié. Presença física e potência são caraterísticas que assentam bem a Tchouaméni. O jovem francês, em comparação com Kessié, é mais dotado ao nível do passe, mas mantém a qualidade na recuperação e no transporte de bola que o marfinense também oferece. O jovem de 21 anos está avaliado em 35 milhões de euros e tem contrato até 2024 com a equipa francesa, pelo que uma eventual saída a custo zero não está em cima da mesa. Ainda assim, à semelhança de Badiashile, seria uma contratação que poderia garantir rendimento imediato e ao mesmo tempo ser garantia para muitos anos ao mais alto nível no miolo.



Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.



Related Posts