Menu Close

A UEFA Youth League chegou ao fim. Mais um ano em que a abundância de talento marcou presença. Neste artigo apresentamos oito destaques desta edição da UEFA Youth League.

O Real Madrid foi o grande vencedor da final disputada em Nyon, frente a um habitual candidato, o SL Benfica. A equipa comandada pelo icónico jogador do Real Madrid, Raúl Gonzalez, conseguiu levar a melhor na final, vencendo por 3-2.

Miguel Gutiérrez – Defesa Esquerdo – Real Madrid

Miguel Gutiérrez | Real Madrid | UEFA Champions League | UEFA.com

No campeão Real Madrid há um nome que salta à vista, Miguel Gutiérrez. Com presenças habituais nos treinos da equipa de Zinedine Zidane, ‘Guti’ tem em cima da mesa a possibilidade de integrar a equipa principal dos merengues na próxima temporada. Jovem produto da La Fábrica, Miguel Gutiérrez é um lateral esquerdo com poderio ofensivo. Capacidade de progressão e de chegada a zonas adiantadas no terreno, criando desequilíbrios. Destaca-se pela sua capacidade de passe, cruzamento, mas também de finalização (4 golos em 10 jogos na UEFA Youth League).

Defensivamente, cresceu bastante nesta última temporada. Ganhou noções posicionais mais aprofundadas, conseguindo, consecutivamente, ter um upgrade qualitativo no seu jogo, que o potenciou para as exibições de alto nível nesta última fase da época.

Gonçalo Ramos – Médio / Avançado – SL Benfica

Gonçalo Ramos | Benfica | UEFA Europa League | UEFA.com

Não havia forma do nome de Gonçalo Ramos não constar neste artigo de destaques da UEFA Youth League. O jogador ‘Made in seixal’ foi figura na equipa comandada por Luís Castro, apontando 8 golos em 9 jogos. Gonçalo Ramos não alcançou o ambicionado troféu de Campeão Europeu na categoria, mas conquistou o prémio de melhor jogador da competição e foi o melhor marcador da competição, a par de Roberto Piccoli.

A polivalência faz parte do ADN de jogo do Gonçalo. Pode atuar na frente de ataque, mas também no meio campo. É na posição ’10’ que tem se evidenciado mais. É um jogador com uma interpretação dos momentos do jogo muito boa,, capacidade de aceleração com bola e de envolvimento nas dinâmicas da equipa. É de destacar a sua capacidade finalizadora, sobretudo no jogo aéreo.

Luka Sucic – Médio Direito / Centro – RB Salzburg

Luka Sučić | Salzburg | UEFA Youth League | UEFA.com

Um dos nomes sonantes do RB Salzburg e um dos nomes da próxima geração da Red Bull que vai dar que falar. Já é conhecido o talento emergente no maior grupo empresarial no futebol, Luka Sucic é uma das maiores promessas do clube austríaco.

É um médio que pode ocupar diversas posições no meio campo, seja mais no corredor central ou na lateral. Criativo, dinâmico, com qualidade no passe e receção. É um jogador diferenciado no capítulo técnico/tático. Apresenta chegada à área e um papel preponderante no processo ofensivo da equipa, marcando 6 golos em 10 jogos.

Roberto Piccoli – Avançado – Atalanta

Roberto Piccoli | Statistics | Atalanta | UEFA Champions League | UEFA.com

Ponta de lança italiano que foi o melhor marcador da competição, a par de Gonçalo Ramos do SL Benfica. Esta temporada apontou 8 golos em 7 jogos na UEFA Youth League. É o ponta de lança da seleção italiana U19, marcando presença no Campeonato da Europa. Ainda no final desta temporada fez um jogo na equipa principal da Atalanta.

É um ponta de lança que se destaca pelo seu tamanho e fisionomia (187 cm). É um jogador possante, com intensidade de jogo e ótimo no posicionamento. Perceção do espaço e capacidade de ataque do mesmo. Procura atacar bastantes vezes a profundidade, através de movimentos em rotura. É um ‘9’ puro, com capacidade para jogar de costas para a baliza e mortífero nas zonas de finalização.

Youssoufa Moukoko – Avançado – Borussia Dortmund

Youssoufa Moukoko | Dortmund | UEFA Youth League | UEFA.com

Youssoufa Moukoko é um prodígio do Borussia Dortmund e do futebol alemão. Aos 15 anos de idade é um jogador que faz a diferença nas equipas onde joga. Fez toda a última temporada no escalão de U19 e foi, inclusive, chamado à seleção U20 na última ronda europeia, fazendo uma assistência. Esta temporada marcou uns impressionantes 38 golos em 28 jogos (4 golos em 7 jogos na UEFA Youth League).

Destaca-se pela velocidade e capacidade de aceleração com e sem bola. Boa capacidade de progressão com bola, de drible, de passe e de remate, procurando o remate de longe com bastante frequência. Apresenta-se como um jogador desequilibrador, que procura situações de 1 vs 1, onde é bastante forte. No momento da transição, é um jogador importante pela sua capacidade de explosão.

“I have never seen such a good 15-year-old in my life.” – Erling Haaland

Josko Gvardiol – Defesa Central – Dinamo Zagreb

Joško Gvardiol | Dinamo Zagreb | UEFA Champions League | UEFA.com

Josko Gvardiol é o segundo jogador croata a aparecer neste artigo. Trata-se de um defesa central de 18 anos de idade que, esta temporada, realizou 12 jogos pela equipa principal do Dinamo Zagreb. Ao que tudo indica, o jovem defesa central tem tudo acertado para se mudar para o Leeds United de ‘El Loco’ Bielsa.

Destaca-se pelas suas capacidade defensivas e atléticas. É forte no desarme e no posicionamento, obtendo uma média de 8 recuperações de bola por jogo. Capacidade técnica também desenvolvida e evidente no seu jogo. Possibilidade de atuar também como defesa esquerdo, daí que seja uma excelente opção para um sistema de três centrais.

Oliver Sørensen – Médio Centro – FC Midtjylland

Últimas notícias Oliver Sörensen (Midtjylland Sub 19) | BeSoccer

O futebol dinamarquês e o nórdico têm-se desenvolvido bastante nos últimos tempos e começam a ser mercados cada vez mais apetecíveis. No interessante projeto do Midtjylland, onde a equipa de U19 alcançou os quartos de final da UEFA Youth League, destaca-se Oliver Sørensen.

Oliver Sørensen é um médio de 18 anos de idade e 180 cm. É uma combinação entre técnica e fisionomia interessantes, que lhe permitem ser um jogador apetecível aos scouts internacionais. Capacidade técnica diferenciadora ao nível do passe, da receção e do drible. Ótima visão e leitura de jogo, que lhe permitem ser o maestro da sua equipa. Posiciona-se bastante bem em campo, onde se destaca o bom uso que faz do corpo, protegendo muito bem a bola. No seu pé esquerdo trás ainda capacidade de remate. Na próxima época tem lugar garantido na equipa principal do Midtylland.

Naci Ünuvar – Médio Esquerdo – Ajax

Naci Ünuvar :: Naci Ünüvar :: Ajax

Naci Ünuvar é mais um produto da academia do Ajax. Aos 17 anos, tem alternado entre a equipa ‘B’ e a equipa de U19, mas foi na UEFA Youth League e no Mundial U17 disputado no Brasil que deu nas vistas.

É um extremo rápido, com capacidade de drible e de progressão com bola diferenciadas. É um jogador de toque curto e refinado, alternando as suas ações entre lances individuais e jogadas coletivas. Tem um último passe aprimorado, conseguindo descobrir bastante bem os seus companheiros em situações favoráveis ao remate à baliza. É um extremo que não se limita a ficar no corredor, procurando, por diversas vezes, diagonais para zonas interiores do campo.