Williot Swedberg – Jovem sueco a caminho do estrelato
Nos últimos anos o futebol nórdico tem visto a emergir bons projetos e jovens com muita qualidade. Na Suécia existe um novo talento a despontar, que dá pelo nome de Williot Swedberg.
Swedberg é um jovem médio de 18 anos formado no Hammarby, que tem um projeto muito interessante, que se estreou no futebol sénior em 2021, e é já uma das figuras mais importante do seu clube.
O jovem sueco já alinhou em 10 partidas na Allsvenskan esta temporada, nas quais marcou 5 golos, e já suscitou interesse de equipas das principais ligas europeias, sendo bastante associado a uma transferência já neste mercado de verão.
Perfil
Williot Swedberg nasceu em fevereiro de 2004 em Estocolomo e juntou-se aos escalões jovens do Hammarby IF em 2011, tinha na altura 7 anos. Em 2020 foi emprestado a um clube da terceira divisão, o Frej Täby, e na primeira metade de 2021 esteve também emprestado no terceiro escalão, ao Hammarby TFF.
É filho de Malin Swedberg, jogadora sueca com 78 internacionalizações pela seleção A do futebol feminino do seu país, e de Hans Eskilsson, 5 vezes internacional sueco pela seleção A do seu país e que jogou em Portugal no Sporting CP, no SC Braga e no Estoril
A sua estreia na Allsvenskan, o principal escalão sueco, deu-se em setembro de 2021, para a 10ª Jornada do campeonato, jogo no qual também se estreou a marcar. Poucos dias depois fez a sua estreia nas competições europeias, num jogo frente ao Maribor, a contar para a Conference League.
Antes de avançar para uma análise da sua performance no momento defensivo e ofensivo, avaliamos aqui o seu perfil físico e psicológico:
- Físico: Swedberg é jogador alto, mede 1,85m, e é muito elegante na forma como joga. Não é o mais veloz, mas coordena muito bem os movimentos, desliza bem pelo campo e bate-se bem nos duelos físicos. Pode ganhar mais poder de explosão e resistência.
- Psicológico: Swedberg é ainda muito novo, mas destaca-se pela calma que demonstra em todos os momentos do jogo. É um jogador com uma boa compostura, concentrado e por norma decide bem, mas pode ser mais ambicioso e procurar influenciar mais o jogo. Há espaço para ser mais criativo e imprevisível.
Momento Defensivo
Swedberg não é um jogador muito agressivo na reação à perda, deve melhorar ao nível da pressão, mas tem um bom sentido de oportunidade para recuperar a bola e faz um bom acompanhamento à sua marcação. Ainda tem espaço para crescer neste aspeto e certamente que vai melhorar quando exposto a um nível competitivo superior.
Momento Ofensivo
Swedberg é um jogador com um bom requinte técnico e com qualidade no controlo de bola. É muito forte a jogar em espaços curtos, revela um bom 1º toque e posiciona-se bem no espaço entre-linhas. Tem um bom passe em rotura, mas há espaço para melhor ao nível da visão de jogo e da criatividade, e pode procurar ser mais influente através do último passe. Não é um jogador que utilize muito o drible, mas é inteligente no 1v1 e revela-se capaz de ultrapassar o adversário.
Swedeberg também merece destaque pela sua versatilidade, consistência técnica e velocidade de execução, mostrando-se um jogador já muito evoluído neste aspeto. Para além disso, é um jogador que tem uma boa chegada a área e aparece nas costas da defesa de forma muito inteligente. Mostra qualidade ao nível do remate, mas é ainda pouco constante neste momento do jogo, deve tornar-se mais prolífico na hora de finalizar, e pode procurar acumular um maior número de remates e ter mais influência em zonas de decisão.
Swedberg pode atuar como extremo esquerdo, avançado, e também já atuou como médio, algo que esta temporada não tem acontecido. Como extremo gosta de receber em largura e ver o jogo de frente, procurando depois fletir para dentro para dar uso ao seu pé dominante, e é também forte a aparecer na área, assumindo-se um pouco como um avançado interior. Também pode jogar a avançado, mas não tem presença e perfil para tal, e perde também algumas das suas melhores características.
Conclusão
Swedberg tem apenas 18 anos, mas já mostra um rendimento muito elevado e qualidade para jogar em patamares bastante superiores. É um jogador versátil, inteligente na forma como ocupa o espaço e que executa bem, e de forma consistente. Está claramente apto para ser alternativa em equipas de nível médio ou médio/baixo das ligas top-5, excluindo apenas a Premier League, ou como alternativa nas principais equipas do campeonato português e neerlandês.
Swedberg ainda tem alguns pontos a limar, mas tem um leque de características bastante interessante e pode-se assumir como um excelente extremo/avançado interior, que parece ser a sua melhor posição e onde já se vai assumindo. Tem potencial para ser um jogador muito sólido, com capacidade para vir a jogar nas principais equipas de Liga Europa.
O jovem sueco já terá suscitado o interesse de grandes clubes do futebol europeu, como o Barcelona, quando ainda jogava futebol de formação, e agora parece quase certo que vai rumar aos principais campeonatos europeus neste mercado de verão. É um jogador com muita qualidade, potencial e para acompanhar com atenção.
Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.