Yusuf Demir – O que se segue para o jovem austríaco
Yusuf Demir chegou ao Barcelona no último mercado de transferências, rotulado como jovem promessa e projetado para ser uma das figuras do plano de restruturação do clube Blaugrana.
O negócio foi a título de empréstimo com opção de compra obrigatória de 10M€ caso o jogador atingisse os dez jogos jogados. Neste momento, Demir leva nove partidas pelos Catalães, mas Laporta e a sua equipa já fizeram conhecer a decisão, que reside no jovem austríaco não voltar a vestir a camisola do Barça e voltar ao Rapid Viena.
Em Espanha, é noticiado que o principal motivo por trás desta decisão, baseia-se principalmente no valor da transferência, sendo que o Barcelona prefere gastar o pouco fundo de investimento que tem disponível em jogadores que possam influenciar já no presente.
Quem é Yusuf Demir?
Formado no Rapid Viena, Demir estreou-se pela equipa A com 16 anos e, agora, aos 18 anos conta já com 38 partidas, com 9 golos e 4 assistências registadas, pelo seu clube de formação e 9 pelo Barcelona. Estes números são bastante positivos e valeram ao jovem extremo 4 internacionalizações pela seleção A austríaca.
Yusuf Demir é um extremo direito canhoto que pisa terrenos muito interiores. Mostra ser evoluído tecnicamente e destaca-se pelo controlo de bola. É dotado de um drible bastante positivo, é muito forte em espaços curtos e na resistência à pressão, mas é pouco explosivo e tem algumas dificuldades se em distâncias longas, associados à velocidade. No parâmetro do passe, Demir revela ser forte, é um extremo muito associativo e forte em combinações curta, o que combina numa forte capacidade de criação e último passe. Yusuf revela também um bom remate, a curtas e longas distâncias, e merece um destaque positivo neste capítulo.
No aspeto físico, Demir é ágil e tem uma boa aceleração, mas em médias-longas distâncias é facilmente batido pelos adversários. Nos duelos, ainda é muito frágil, tem um bom equilíbrio e, mas pouca força para aguentar cargas mais fortes. No campo do psicológico, Demir revela uma decisão, visão de jogo e inteligência bastante positivas para a sua idade, bem como uma boa compostura e concentração.
Desempenho de Demir no Barcelona
No Barcelona, Demir atuou como extremo ou mesmo ala direito, e teve um desempenho positivo ainda que sem grande protagonismo, como seria de esperar. Ainda assim, foi tendo minutos em jogos importantes e tem algumas partidas a muito bom nível (conta o Benfica por exemplo). No global, foram 9 jogos, sem qualquer golo ou assistência, mas ainda assim o jovem merece um destaque positivo e chegou a entusiasmar os adeptos.
Demir estava a ser aposta e a merecer algum destaque, no entanto a chegada de Xavi mudou tudo. O treinador catalão apostou todas as fichas na La Masia e “descobriu” um tal de Ez Abde, que tem sido titular absoluto nos últimos jogos.
Ainda assim, a preferência de Xavi em Abde em detrimento de Demir, não está unicamente associada ao rótulo “La Masia”, muito pelo contrário.
O jovem austríaco mostra imensa qualidade e potencial, e vai de encontro ao típico perfil de jogador do Barcelona. No entanto, na ausência de Dembelé, faltava no plantel alguém com poder de explosão e capaz de desequilibrar no 1v1 a partir da ala, algo que Xavi encontrou em Abde e não em Demir, que temporiza mais, é mais indicado para jogar em terrenos interiores e privilegia um jogo apoiado.
Associado a isso, obviamente que os eventuais 10M€ que o Barcelona teria que desembolsar para garantir a contratação de Demir entram na equação e assim, os Catalães decidiram não voltar a dar minutos ao jovem austríaco, de forma a que a cláusula de compra não tenha que ser exercida, e gastar esse dinheiro em jogadores que possam ter uma maior influência já no imediato (Ferrán Torres por exemplo).
O futuro de Demir
Tudo indica que Demir vai voltar ao Rapid Viena no início de janeiro, mas a estadia pode ser curta. O jovem austríaco tem boa reputação e mesmo antes de chegar ao Barcelona já era associado a grandes clubes europeus.
A imprensa noticia que o principal interesse em Demir vem da Alemanha, de alguns dos principais clubes da Bundesliga, entre eles o Borussia Dortmund, o Bayer Leverkusen, o Wolfsburg e Eintracht Frankfurt, o que seria um bom salto para Yusuf, para uma liga e para clubes que dão espaços aos jovens e projetam os mesmos no mundo do futebol.
Para concluir, Demir vai voltar ao clube que o formou já em janeiro, mas o seu futuro deve passar pelas ligas top-5, que neste momento se perfila para ser a Bundesliga, tendo o jogador potencial para ser um dos melhores jogadores da sua geração.
Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.